terça-feira, 21 de março de 2017

Piblicações sobre hidrologia - Download gratuito

A empresa Aquafluxus disponibilizou para download gratuito 3 publicações voltadas para profissionais e estudantes interessados na área de recursos hídricos:
  • Hidrologia, 
  • Modelagem de sistemas hídricos, 
  • Cotas de segurança contra inundações.
Clique na imagem para baixar a publicação de interesse.


        

terça-feira, 14 de março de 2017

Publicações do Projeto Planágua - Recursos Hídricos no ERJ (links atualizados)


Olá pessoal, os links para baixas as publicações do Projeto Planágua ficaram fora do ar, por isso, deixo aqui os novos endereços para download.

Esta coleção de publicações técnicas voltadas para a problemática dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro foi publicada em 2002, como fruto da Cooperação Técnica Brasil-Alemanha. As seguintes instituições integram o Projeto Planágua: Agência de Cooperação Alemã - GTZ, a antiga Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads-RJ) e a antiga Serla (onde tive o prazer de estagiar e 2004), além de colaboradores

Embora um pouco antigas, estas publicações tratam de temas extremamente atuais e podem contribuir para o aprofundamento nas diversas questões relacionadas às águas fluminenses. Todavia, fiquem atentos àquelas que tratam especificamente de regulamentação, visto que, desde 2002, a legislação foi atualizada e modificada.

Vale a pena conhecer esta coleção técnica!

Coleção Completa
(clique na imagem abaixo)



Livros de interesse
(clique na capa do livro que deseja baixar)

segunda-feira, 13 de março de 2017

Concurso do Ibama: Alguns esclarecimentos sobre a situação atual


PERSPECTIVAS DE NOVO CONCURSO EM 2017

Tenho visto diversos cursos sendo vendidos por aí como se estivesse certo que o concurso do Ibama está prestes a ocorrer. Se por um lado, o edital do concurso está na iminência de ser lançado, por outro, esta expectativa está no ar desde 2015, porém não tem se concretizado.

Ocorre que desde o vencimento da validade do último concurso, o Ministério do Meio Ambiente - MMA vem solicitando autorização ao Ministério do Planejamento para a realização do concurso público para o instituto. 

No entanto, tendo em vista o corte de verbas, as vagas não têm sido aprovadas. No final de fevereiro de 2017, o MMA mais uma vez solicitou a autorização de concurso para o preenchimento de 500 vagas no cargo de analista ambiental e 180 no cargo de analista administrativo. 

Vejam bem, isto não garante que as vagas serão aprovadas, e logo, ainda não há previsão para realização do concurso. Existe a possibilidade de o concurso ser realizado somente em 2018, já que, inicialmente, não foi aprovado no orçamento de 2017.


ÚLTIMO CONCURSO FOI EM 2013
O último concurso para Analista Ambiental do Ibama foi realizado em 2013 e sua validade para efeitos de contratação expira esse ano. Este concurso atingiu uma média de 150 candidatos por vaga. Contudo, para o Rio de Janeiro, onde foi ofertado um quantitativo menor de vagas (apenas 15), esta demanda chegou a quase 380 candidatos por vaga! 


Embora esta realidade assuste, não existe uma regra. Em cada concurso realizado, a área temática e a localização mais concorridas tem variado.

Segundo o site do Ibama, a última convocação de candidatos aprovados no âmbito deste concurso, ocorreu em abril de 2015.

Consulte aqui o edital, as provas e gabaritos do último concurso


CURSO PREPARATÓRIO NO RIO DE JANEIRO

Assim que o concurso for confirmado, a Japiassú Ambiental Consultoria e Treinamentos irá lançar uma Turma Preparatória Ibama, considerando os editais anteriores e as perspectivas atuais.

Preencha a FICHA DE INTERESSE no curso.

Fiquem de olho! Para mais informações, entre em contato com a Japiassú Ambiental.