A autora


          


Sou Viviane Japiassú Viana, Doutora em Ciências do Meio Ambiente (PPGMA/UERJ), Mestre em Engenharia Ambiental (PEAMB/UERJ), Engenheira Ambiental e Tecnóloga em Meio Ambiente.

Comecei minha caminhada na área ambiental, meio que por acaso, mas como não acredito em acasos, tenho certeza que foi porque esse era o caminho certo para mim.

Queria fazer faculdade de biologia, mas passei para o curso superior de tecnologia (tecnólogo) em meio ambiente no Cefet-RJ e fui cursar. Desde o início me identifiquei com curso e mergulhei aproveitando tudo o que ele poderia me oferecer.

Fiz grandes amigos, inclusive entre os professores e no segundo período já busquei meu primeiro estágio. Por indicação do professor Jorge Rios busquei a antiga Serla, que se fundiu em 2009 com o Ief e a Feema se tornando Inea.

Durante 6 meses fui estagiária lá (3 meses voluntária) trabalhando no setor de outorga com a Ignez Muchellin Selles, uma grande profissional e entusiasta da área de recursos hídricos.

Enquanto estava lá consegui uma bolsa de iniciação científica para trabalhar em um projeto da Fiocruz, onde atuei com análises laboratoriais de qualidade de água do rio Botas e lá fiquei durante 1 ano.

Enquanto estudava no cefet, passei no vestibular para estudar biologia pelo Cederj. Na época só tinha em poucos pólos e eu escolhi o de Angra. Durante quase 2 anos ficava indo pra lá aos sábados e as vezes domingos assistir aulas de laboratório ou fazer provas. Estava interessante até começarem as disciplinas sobre corpo humano. Vi que não era a minha praia e larguei...

Consegui estágio na Petrobras Distribuidora na Gerência de Meio Ambiente, vinculada à Gerência de SMS. Lá encontrei profissionais maravilhosos que sempre me incentivaram e me deram espaço para sugerir e participar dos processos. Tive inclusive a oportunidade de realizar viagens para dar apoio no treinamento em um sistema que estavam desenvolvendo para a o gerenciamento de resíduos sólidos nas unidades operacionais espalhadas pelo Brasil. Fiquei também durante 1 ano e então me formei.

Trabalhei 3 meses na Iesa, uma empresa de construção civil que estava realizando algumas obras na Reduc. Mais uma vez fiz grandes amigos, apesar do pouco tempo.

Então voltei para a Petrobras Distribuidora e lá fiquei durante 1 ano atuando na coordenação de contingência, com acidentes no transporte de combustíveis. Durante este período cursei uma especialização em Ciências Ambientais na UFRJ.

Gostei tanto do tema que me animei para tentar o Mestrado propondo uma pesquisa dentro da temática. Pedi ajuda à minha orientadora da faculdade, a querida professora Luiza Cantuária na elaboração do projeto para o processo seletivo. 

Consegui entrar no Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental da Uerj, apesar de não conhecer ninguém do programa e ter apenas a formação de tecnóloga. Tive a grande sorte de ter como orientadora a professora Doutora Rosa Maria Formiga Johnson que com seu bom senso, conhecimento e carinho me ajudou a passar por esta etapa com confiança e sem grandes traumas.

Durante o Mestrado fui trabalhar na Golder Associates, uma grande empresa de consultoria que atua no mundo todo. Lá eu era do setor de análise de risco e tive o prazer de ter como chefe o Dr. Alvaro Bezerra de Souza Junior, um dos especialistas mais respeitados da área e uma pessoa muito querida por mim. Fiquei 3 anos na Golder e pude atuar em diversos estudos ambientais também (auditorias, EIA/RIMA, PCA, etc), e claro fiz muitos amigos especiais!

Em 2008 comecei a atuar como docente no curso de tecnólogo em gestão ambiental da Unipli e me apaixonei pela profissão professor. Fiquei na instituição até o início de 2012, mas desde então tenho dado aula em cursos de extensão e pós-graduação em diversas instituições de ensino.

No início de 2010 resolvi cursar o bacharelado em engenharia ambiental e junto com um grupo que também tinha estudado no Cefet, comecei o curso. Tive muitas isenções de disciplinas, em especial no ciclo profissional, então terminei o curso em 3 anos.

Em 2010 também fui para a Fetranspor atuar no recém criado Centro de Serviços Ambientais. Na empresa pude atuar com muita liberdade em trabalhos variados e interessantes como convênios com prefeituras, licenciamento de garagens de ônibus, elaboração de publicações técnicas, Programa Selo Verde e por aí vai. Tive a felicidade de ter como colega de trabalho e depois coordenadora a engenheira agrônoma e mestre em engenharia ambiental Giselle Ribeiro que se tornou uma de minhas melhores amigas e parceiras de trabalho. No meio do caminho, minha amiga Morgana Rangel foi trabalhar conosco o que completou e alegrou muito o grupo.

Com o incentivo de minha querida orientadora Rosa Maria Formiga Johnsson, resolvi então encarar o doutorado e fui aprovada para cursar o PPGMA da UERJ que é um doutorado multidisciplinar em meio ambiente. 

Em março de 2016 defendi minha tese intitulada "Gestão de risco de desastres no Brasil: leitura das estratégias locais de redução de riscos de inundação em Nova Friburgo, RJ".

Atualmente sou professora universitária e ministro aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Também sou sócia fundadora e Diretora Técnica na Japiassú Ambiental, empresa de consultoria e treinamentos na área de engenharia e meio ambiente.


   
 2o Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transp


Formatura Engenharia Ambiental com meu pai


Lançamento da revista Ineana com Rosa Formiga e Tania do Inea

28 comentários:

  1. Legal, Vivi.
    Apesar de nova na carreira, você está construindo uma bela trajetória.
    Parabéns!
    Abraços.
    Mauro Ribeiro Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mauro. Sem dúvidas os colegas de estudo e trabalho fazem parte de tudo o que nos tornamos em nossa trajetória.
      Abraços,
      Vivi

      Excluir
  2. Nossa que carreira magnifica!!!!! Um exemplo para mim.
    Viviane, Fui graduando em Eng. Elétrica mas quando chegou nas matérias especificas não me adaptei.
    Estou muuuuito interessado no ramo ambiental, conheci seu blog procurando sobre cursos na área.
    Apesar de ter 26 anos estou parecendo uma criança, quando busco informação na área fico meio perdido, necessitando de um apoio.
    Será que poderei contar com sua ajuda?
    Tenho muitas dúvidas.

    Grato,
    Alisson Alt.

    ResponderExcluir
  3. Oi VIVI GOSTO MUITO DO SEU BLOG E QUERO AGRADECER PELOS POSTS DE VAGAS DO DIA, POIS EU SOU RECÉM FORMADO EM TÉC. MEIO AMBIENTE PELA ESCOLA ESTADUAL PRESIDENTE KENNEDY FICA EM BELFORD ROXO,VOCÊ CONHECE? ENFIM EU AINDA NÃO TIVE A MINHA E OPORTUNIDADE MAS ESTOU ESPERANÇOSO DESDE JÁ UM MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito desta área Ambiental, eu me formei em Tecnologia Superior em Gestão Ambiental, agora com Deus abrindo as portas no meu caminho, pretendo me graduar em Engenharia Ambiental e Sanitária, tenho este desejo desde criança, e eu amo e respeito a natureza, por isso quero ser uma das pessoas que batalha na luta pra minimizar os impactos negativos que nós mesmos causamos ao nosso ecossistema. Parabéns Viviane, o mundo precisa de pessoas assim como vc. Abraços. Andréia

    ResponderExcluir
  5. Excelente entrevista concedida à Rádio Petroleira na abertura da semana do meio ambiente em 03/06/2014, programa Setor Privado Mobilizado , toda terça as 19:30.
    www.radiopetroleira.org.br

    ResponderExcluir
  6. lindo sua declaraçao,
    faço o curso de tecnologo em gestao ambiental, adoro a área, conseguir um estagio fiquei por seis meses e por motivos maiores tive que sair .. formo este ano.
    Agora preciso de um emprego na area. Dielly BH

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog, pessoal convido vocês para estar visitando o meu blog que fala sobre a seca que estamos vivendo, o link esta ai em baixo beijiiinhos
    Andressa!
    http://porumplanetamolhado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Gostaria de saber se tem algum email em que eu possa entrar em contato diretamente com a senhora. Sou graduanda do curso de engenharia ambiental e sanitária e tenho algumas dúvidas que só a senhora poderia responder. Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se ainda tiver dúvidas, envie para o e-mail vivijv2@gmail.com

      Abraço

      Excluir
  9. Motivadora sua carreira! Meu nome é Cleo,Tenho muita experiência nesta área e todo meu estudo foi voltado para Meio Ambiente. Estou desempregada há 1 ano e está difícil demais. Posso te enviar meu currículo para verificação e uma possível indicação? Grande abraço parabéns e torço pelo seu sucesso contínuo! bjs! e-mail: soares.sa@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ao olhar sua história novamente e fica admirado,me deparei com o meu comentário de 2013 de recém formado Téc. hoje estou fazendo Tecnólogo no Cefet-RJ. Ai o Prof Rios falando de uma tal de Vivi ai eu falei eu acho que é a mesma do blog.Fico feliz por compartilhar dos mesmos Mestres que você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, eu espero que você esteja gostando do curso. Para mim, foi o início de uma caminhada que tem sido recompensadora. O professor Rios se tornou um parceiro de projetos e colega de trabalho. Estamos todos no mesmo barco. 😉

      Excluir
  11. Parabéns pela iniciativa em compartilhar sua história de vida conosco, tal atitude me fez olhar para o horizonte e ver as oportunidades a serem conquistadas por mim, apesar de meus 48 anos, estou matriculado no curso de Gestão Ambiental no IFPB, após cursar um semestre do Curso de Administração, vi que minha tendência era realmente a área ambiental, afinidade essa conquistada por dois semestres cursados em uma faculdade via EAD, paga. Hoje matriculado no IFPB aguardando os professores encerrarem a greve e voltarem a lecionar e me preparar para poder em um futuro próximo ajudar a cuidar da nossa "mãe" NATUREZA. Em pouco tempo visitando o seu blog, conheci um pouco de você, uma mulher decidida, que vive sua vida com eficácia, o que possibilitou a você essas conquistas. assim como todos nós temos o dever de passar conhecimentos, você hoje faz com muita maestria, "servindo" aos seus semelhantes com sua história de vida, e que história! Deus continue te abençoando! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wandeley! Nunca é tarde para buscarmos nossos sonhos e investirmos em nossa vocação. Tenho certeza que você será um ótimo gestor ambiental. Boa sorte em sua caminhada!

      Excluir
  12. Parabéns pela sua trajetória.Eu também sou professor universitário na área de Engenharia e Gestão Ambiental.Adorei a sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thiago. Somos colegas de trabalho então. É sempre um prazer fazer novos contatos. Em que instituição você está trabalhando?
      Abraço,

      Excluir
  13. Parabéns pela sua história e pela sua dedicação. Também sou professor e consultor da área ambiental. Em comum temos o fato que faço atualmente pós-doutorado no PPGMA-UERJ. Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá Vivi,
    Gostaria de saber sobre o curso preparatório para concursos de meio ambiente no RJ.
    Att,
    Kátia.

    ResponderExcluir
  15. Prezada Vivi

    Trago uma sugestão de pauta, que é um site recém lançado dedicado a
    elaboração de projetos e captação de recursos na área socioambiental. O
    site tem um guia de elaboração de projetos e um quadro de oportunidades
    de editais vigentes.
    A iniciativa, chamada CAPTA, é voltada para pequenas entidades que estão em busca de
    projetos e financiamento. Mas atende também a grandes entidades.

    www.ispn.org.br/capta

    Segue o release abaixo. Agradeço se puderem ajudar
    na divulgação. Se necessitarem de mais informações, favor entrar em
    contato.

    --

    Comemorando seus 25 anos de fundação, o Instituto Sociedade, População e
    Natureza lançou em novembro o site “CAPTA – Guia de Elaboração de
    Pequenos Projetos Socioambientais para Organizações de Base Comunitária”.

    O site, fruto de um projeto financiado pelo TFCA/Funbio, tem por
    objetivo oferecer um passo-a-passo para a elaboração de pequenos
    projetos de base comunitária nas temáticas socioambientais, como
    agroecologia, uso sustentável da biodiversidade, comercialização de
    produtos e fortalecimento organizacional. É voltado para pequenas
    entidades, associações, cooperativas, ongs ou grupos informais que
    estejam em busca de financiamento para suas atividades.

    O site oferece ferramentas para diagnósticos participativos,
    planejamento e estruturação de projetos, detalhando os componentes de
    uma proposta de financiamento. Na sessão de Fontes de Financiamento, há
    dicas de como encontrar um financiador para um projeto comunitário, e um
    “quadro de oportunidades”, onde são frequentemente postados editais e
    chamadas de projetos que estiverem vigentes relacionados às temáticas de
    desenvolvimento socioambiental.

    O site CAPTA pode ser acessado pelo endereço www.ispn.org.br/capta


    --

    Atenciosamente Renato Araujo

    ResponderExcluir
  16. Poxa, que belo exemplo de carreira parabéns vivi! você esta sendo uma bela inspiração para mim, comecei esse ano a fazer Tecnólogo de gestão ambiental, espero que eu consiga ter a mesma força que você esta tendo para seguir nessa caminhada na área ambiental.

    ResponderExcluir
  17. Olá Dra. Viviane.
    Comecei a cursar minha segunda graduação em Tecnologia em G.A, e cheguei até o seu blog.
    Lendo sua história, vi que já trabalhamos "juntos" na IESA. Mas meu polo era em Araraquara-SP.
    Muito obrigado pelo histórico inspirador.....sigo te acompanhando.

    ResponderExcluir
  18. Professora Viviane
    Que trajetória ! Até então desconhecida de nós alunos do Curso em Gestão Ambiental da Faculdade Senac; realmente parabenizo a sua carreira que não deve ter sido nada fácil, porém as conquistas aparecem com este exemplo que vc. está nos passando.
    Parabéns seu aluno
    Plácido Pascoal

    ResponderExcluir
  19. Oi! Gostaria de saber se o gestor ambiental tem direito de participar dos concursos públicos como Inea, ana, icmbio. Pode ocupar, por exemplo, a vaga de analista ambiental?
    E a segunda um pouco mais pessoal. Queria saber por que exatamente você fez engenharia, acha que apenas o diploma de gestor é insuficiente, ou acha que a profissão é desvalorizada ou outra coisa?

    ResponderExcluir