Publicações







Autores: Paulo Roberto Barsano, Rildo Pereira Barbosa, Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Esta obra apresenta, com linguagem simples e objetiva, os seguintes temas: teorias da evolução, diversidade dos seres vivos, ecossistemas, princípios de botânica e zoologia, impactos ambientais na fauna e na flora, ecologia e biodiversidade, poluição ambiental, energias renováveis, biotecnologia e biologia na gestão ambiental. Trata de licenciamento, educação e atualidades ambientais, recuperação de áreas degradadas, gestão de recursos hídricos, monitoramento e legislação ambientais, além de trazer um panorama das espécies em extinção. Com fotos e ilustrações que representam o cotidiano, traz dicas e sugestões técnicas, bem como exercícios que possibilitam a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital




Autores: Paulo Roberto Barsano, Rildo Pereira Barbosa, Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Linguagem didática e exercícios práticos permeiam esta obra, que destaca temas importantes como: poluição, doenças vinculadas à água, ao solo e ao ar, o problema do lixo, qualidade ambiental, saúde pública e ambiental, legislação sanitária, abastecimento de água, sistema de esgoto, controle de vetores, microbiologia, biologia molecular, segurança alimentar e bioindicadores. Aborda epidemiologia, profilaxia, patogenia, etiologia, parasitologia, imunologia, impactos ambientais, erosão, poluição do solo, da água e do ar, avaliações, estudos e análise de riscos ambientais, árvore de falhas, licenciamento ambiental, zoneamento industrial, desenvolvimento sustentável e resíduos industriais. Trata das atividades agrossilvopastoris e de sua relação com o meio ambiente.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital




Autores: Rildo Pereira Barbosa e Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Com o objetivo de apresentar a riqueza dos recursos naturais renováveis e não renováveis do Brasil e discutir sua preservação e conservação, este livro apresenta conceitos e aspectos ambientais, legais, econômicos e sociais relacionados ao tema. Aborda a biodiversidade, os principais biomas brasileiros e a extinção das espécies com ampla exemplificação. Traz também noções de Ecologia e características dos ecossistemas, bem como fatos históricos e políticos que contribuíram para a conscientização ambiental e a formação do conceito de desenvolvimento sustentável, detalhando as políticas públicas atuais e apresentando as instituições que atuam na proteção e conservação da biodiversidade no Brasil.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital




Autores: Rildo Pereira Barbosa, Morgana Batista Alves Rangel e Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Repleto de exemplos e exercícios, o livro trata de um tema muito relevante para o Brasil, um dos países com a maior biodiversidade do mundo. Aborda a formação dos seres vivos, sua evolução e suas características. Apresenta as florestas e os biomas brasileiros e explica a classificação de plantas e de animais vertebrados e invertebrados. Ensina conceitos de ecologia e biogeografia, o funcionamento dos ecossistemas e as causas de desequilíbrio ecológico. Explica a sucessão ecológica e o sistema utilizado para indicar o risco de extinção de espécies. Também trata da recuperação ecológica pelo manejo de espécies da fauna e da flora, indicando as leis adotadas para a proteção dos ecossistemas.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital


Autores: Giselle Smocking Rosa Bernardes Ribeiro e Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Este livro apresenta os elementos e os procedimentos necessários para iniciar o cultivo de plantas ornamentais, bem como os principais aspectos legais, comportamentais e de segurança relacionados às atividades. Aborda a relação entre as características ambientais e o cultivo dessas plantas, explicando como os aspectos físicos, climáticos, ecológicos e estéticos interferem no cultivo. Apresenta os tipos de plantas usados no paisagismo brasileiro, como gramados, forrações, arbustos, palmeiras e árvores. Trata ainda da composição dos solos e de seu preparo para o cultivo, dos fertilizantes e das necessidades nutricionais das plantas; da poda e da irrigação; e do controle de pragas. Também expõe os principais tipos de projetos paisagísticos e seus elementos decorativos e utilitários.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital


Tese de Doutorado - PPGMA/UERJ (2016):
Viana, Viviane Japiassú. Gestão de risco de desastres no Brasil: leitura das estratégias locais de redução de riscos de inundação em Nova Friburgo, RJ. 407f. Rio de Janeiro: UERJ, 2016.

Dissertação de Mestrado - PEAMB/UERJ (2009):
Riscos Ambientais Associados Ao Transporte de Produtos Perigosos na Área de Influência da ETA Guandu - RJ. UERJ. Rio de Janeiro: 2009.

 Artigos publicados em periódicos e revistas 

  1. RIBEIRO, N. B. ; MARTINS, M. S. ; FORMIGA-JOHNSSON, R. M. ; VIANA, V. J . Construção de banco de dados geográficos para avaliação da vulnerabilidade ecológica em bacias hidrográficas: a experiência da Bacia Lagos São João, RJ. Revista Interface, v. 11, p. 18-33, 2016.
  2. Percepção dos Alunos da Universidade do Rio de Janeiro sobre a Produção e o Consumo de Transgênicos no Brasil. FARIAS, S. C. G. ; VIANA, V. J ; THODE FILHO, S. ; RIBEIRO, C. R. R. ; ARAUJO, M. P. ; FARIAS, O. L. M. . Rede : Revista Eletrônica do Prodema, v. 8, p. 84-94, 2014.
  3. Riscos ambientais envolvendo o transporte de produtos perigosos para as águas captadas pela ETA Guandu, RJ. Autoria: VIANA, V. J ; FORMIGA-JOHNSSON, R. M. ; STRAUCH, C. E. Revista Ineana (Revista técnica do Instituto Estadual do Ambiente, RJ), p. 46 - 63.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos (completos e resumos)
  1. GREGORIO, L. T. ; MENDONCA, M. B. ; VIANA, V. J ; FREITAS, A. C. ; OLIVEIRA, A. B. ; DOURADO, F. Contribuição para a construção de uma plataforma digital do conhecimento em RRD no Brasil. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres. I CBRRD: Curitiba, 2016.
  2. VIANA, V. J; FORMIGA-JOHNSSON, R. M. Avaliação das iniciativas de redução do risco de inundação emergentes após o megadesastre de 2011 em Nova Friburgo. In: Anais do I Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres. I CBRRD: Curitiba, 2016.
  3. JAPIASSÚ VIANA, V.; DE GOUVELLO, B. ; FORMIGA-JOHNSSON, R. M. Elementos de uma experiência francesa para a gestão local do risco de inundação: o caso de Abbeville. In: Anais do XXI SBRH - Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, Brasília, 2015.
  4. Exposição do abastecimento de água da RMRJ a produtos perigosos. Autoria: JAPIASSÚ VIANA, VIVIANE. IV Encontro Internacional da Governança da Água. São Paulo, 2013.
  5. Alternativas tecnológicas para ônibus no Rio de Janeiro. Autoria: RIBEIRO, G.S.R.B. ; JAPIASSÚ VIANA, V. ; RANGEL, M. B. A. ; CONCEICAO, G. W.  In: Anais do 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Brasília, 2013.
  6. Projeto Diesel de Cana Rumo a 2016. Autoria: RIBEIRO, G.S.R.B. ; JAPIASSÚ VIANA, V. ; RANGEL, M. B. A. ; CONCEICAO, G. W. In: Anais do 19º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Brasília, 2013.
  7. Reposicionamento ambiental - O Centro de Serviços Ambientais da Fetranspor. Autoria: VIANA, V. J ; RIBEIRO, G.S.R.B. ; CONCEICAO, G. W. In: Anais do 18º Congresso da Associação Nacional de Transporte Público. Rio de Janeiro, 2011.
  8. Projeto Biodiesel B20 - o Rio de Janeiro anda na frente. Autoria: AGUIAR, L. V. ; CONCEICAO, G. W. ; RIBEIRO, G.S.R.B. ; VIANA, V. J. In: Anais do 18º Congresso da Associação Nacional de Transporte Público. Rio de Janeiro, 2011.
  9. Riscos ambientais decorrentes de acidentes no transporte de produtos perigosos na área de influência da ETA Guandu, RJ. Autoria: VIANA, V. J ; FORMIGA-JOHNSSON, R. M. ; FORTES, J. D. N. In: Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Campo Grande, 2009.
  10. Riscos Ambientais associados ao transporte de produtos perigosos na área de influência da ETA Guandu, RJ. Autoria: VIANA, V. J ; FORMIGA-JOHNSSON, R. M. ; FORTES, J. D. N. In: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: 10 anos em prol da sustentabilidade. Rio de Janeiro: UERJ-INEA, 2010. p. 66-66.


Relatórios técnicos (participação)
  1. Plano de contingência para abastecimento de água - GUANDU. Elaborado pela DRZ - Geotecnologia e Consultoria S/S Ltda para o CBH Guandu e a AGEVAP. Londrina, fev 2015.


Relatórios de pesquisa
  1. Alternativas tecnológicas para ônibus no Rio de Janeiro. Autoria: RIBEIRO, G.S.R.B. ; JAPIASSÚ VIANA, V. ; RANGEL, M. B. A. 2012. (Relatório de pesquisa).
  2. Biodiesel B20 - O Rio de Janeiro anda na frente. Autoria: RIBEIRO, G.S.R.B. ; AGUIAR, L. V. ; JAPIASSÚ VIANA, V. . 2011. (Relatório de pesquisa).
  3. Reuso de água em garagens de ônibus. Autoria: RANGEL, M. B. A.; RIBEIRO, G.S.R.B. Colaboração: VIANA, V. J.  2011. 
  4. Legislação Ambiental Aplicada ao Setor de Transporte Rodoviário de Passageiros. Autoria: RIBEIRO, G.S.R.B. ; VIANA, V. J ; RANGEL, M. B. A.  2012.
  5. Licenciamento Ambiental Guia para o Setor de Transporte Rodoviário de Passageiros. Autoria: RIBEIRO, G.S.R.B. ; VIANA, V. J ; RANGEL, M. B. A. 2012. 
  6. Cartilha 50 dicas para ficar de bem com o meio ambiente. Autoria: VIANA, V. J. Rio de Janeiro: Fetranspor, 2011.
  7. Folders de orientação técnica em gestão ambiental voltados para empresas ônibus. Autoria: JAPIASSÚ VIANA, V. ; RIBEIRO, G.S.R.B.; RANGEL, M. B. A. 2012. (Folder técnico). 

4 comentários:

  1. Oi Viviane, vi umas aulas suas na internet sobre acondicionamento, coleta e transporte de resíduos sólidos fiquei com dúvida ( as aulas são antigas) se permanecem as mesmas regras após a aprovação da PNRS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth, a princípio os critérios técnicos foram mantidos. O que muda principalmente é a necessidade de coleta seletiva e a logística reversa.

      Excluir
  2. Viviane, recentemente concluir o curso de Gestão Ambiental, fui selecionada pelo Pronatec para lecionar três disciplinas de Resíduos Sólidos, estou um pouco perdida/inadequada quanto as aulas uma vez que a lei PNRS altera alguns conceitos que antes eram usados.
    Você poderia me disponibilizar alguma das aulas para que eu um norte.
    Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir