quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Novo Código de Mineração: CONFLITOS DE TERRAS E DE INTERESSES

O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG) é o relator do novo código da mineração, legislação que vai regulamentar a atividade no país. É o mesmo deputado cuja campanha em 2010 recebeu - vejam só - R$ 400 mil reais de empresas mineradoras.

Como sabemos, a exploração mineradora é extremamente lucrativa, mas é também causadora de enormes danos ambientais e da recorrente violação dos direitos de comunidades tradicionais. São inúmeros os conflitos, geralmente relacionados à cobiça das grandes empresas por terras.

O financiamento de campanhas eleitorais (ainda) é legal. É natural, no entanto, que os mandatos parlamentares atuem na defesa dos interesses daqueles que o financiaram.

O Ibase lançou uma publicação que traça um raio-X dos personagens que estão atuando no novo código da mineração. "Quem é quem nas discussões do novo código da mineração" mostra que não é apenas Quintão que está vinculado a empresas mineradoras.

Dá uma lida:
Vai dar pra entender o poder de empresas como Vale, Votorantim, Usiminas, Anglo, MMX...

O mandato Chico Alencar defende o financiamento público de campanha. Defende também os interesses da população. Por isso, luta por um código da mineração que leve em consideração a proteção às comunidades e ao meio ambiente.



Fonte: Chico Alencar (Perfil oficial no facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário