segunda-feira, 13 de março de 2017

Concurso do Ibama: Alguns esclarecimentos sobre a situação atual


PERSPECTIVAS DE NOVO CONCURSO EM 2017

Tenho visto diversos cursos sendo vendidos por aí como se estivesse certo que o concurso do Ibama está prestes a ocorrer. Se por um lado, o edital do concurso está na iminência de ser lançado, por outro, esta expectativa está no ar desde 2015, porém não tem se concretizado.

Ocorre que desde o vencimento da validade do último concurso, o Ministério do Meio Ambiente - MMA vem solicitando autorização ao Ministério do Planejamento para a realização do concurso público para o instituto. 

No entanto, tendo em vista o corte de verbas, as vagas não têm sido aprovadas. No final de fevereiro de 2017, o MMA mais uma vez solicitou a autorização de concurso para o preenchimento de 500 vagas no cargo de analista ambiental e 180 no cargo de analista administrativo. 

Vejam bem, isto não garante que as vagas serão aprovadas, e logo, ainda não há previsão para realização do concurso. Existe a possibilidade de o concurso ser realizado somente em 2018, já que, inicialmente, não foi aprovado no orçamento de 2017.


ÚLTIMO CONCURSO FOI EM 2013
O último concurso para Analista Ambiental do Ibama foi realizado em 2013 e sua validade para efeitos de contratação expira esse ano. Este concurso atingiu uma média de 150 candidatos por vaga. Contudo, para o Rio de Janeiro, onde foi ofertado um quantitativo menor de vagas (apenas 15), esta demanda chegou a quase 380 candidatos por vaga! 


Embora esta realidade assuste, não existe uma regra. Em cada concurso realizado, a área temática e a localização mais concorridas tem variado.

Segundo o site do Ibama, a última convocação de candidatos aprovados no âmbito deste concurso, ocorreu em abril de 2015.

Consulte aqui o edital, as provas e gabaritos do último concurso


CURSO PREPARATÓRIO NO RIO DE JANEIRO

Assim que o concurso for confirmado, a Japiassú Ambiental Consultoria e Treinamentos irá lançar uma Turma Preparatória Ibama, considerando os editais anteriores e as perspectivas atuais.

Preencha a FICHA DE INTERESSE no curso.

Fiquem de olho! Para mais informações, entre em contato com a Japiassú Ambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário