terça-feira, 12 de março de 2013

Abrelpe lança Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético



Estudo inédito aponta que o Brasil tem potencial de gerar 282 MW de energia, a partir da recuperação e aproveitamento do biogás de aterros sanitários. Além disso, se as medidas adequadas forem implementadas, o país consegue reduzir as emissões de gases de efeito estufa em cerca de 30 milhões de toneladas CO2 equivalente por ano.

Clique aqui para conhecer o Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético.


O objetivo na condução do projeto que culminou com a presente publicação foi produzir o primeiro Atlas Brasileiro sobre as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) oriundas especificamente da destinação final dos resíduos sólidos urbanos e estimar o seu potencial energético.
O Atlas foi um projeto selecionado pela US Environmental Protection Agency (EPA) para ser financiado com recursos do programa de estímulo à captação e aproveitamento do gás metano e a elaboração do documento foi contratada junto à empresa MGM Innova, uma consultoria de
serviços e soluções de baixo carbono, líder internacional no mercado de Redução de Emissões
de gases de efeito estufa (GEE).

Como ponto de partida, o documento apresenta informações estatísticas atualizadas sobre a gestão de resíduos no Brasil, o tipo de destinação final por região e por estado, as emissões oriundas dessas unidades de destinação e seu respectivo potencial energético e contempla ainda um panorama sobre as possíveis oportunidades a explorar quanto à geração de créditos de carbono, além da apresentação de estudos de caso referentes a três unidades de destinação de resíduos.
No contexto do documento, optou-se também por apresentar uma análise das diferentes tecnologias existentes para o aproveitamento energético do biogás e considerações especificas a serem levadas em conta no momento da seleção da tecnologia mais apropriada, dependendo do contexto específico de um projeto, com vistas a facilitar o encaminhamento do processo de decisão da solução mais adequada.

Adicionalmente ao quanto mencionado, o documento também traz uma revisão dos diferentes
programas e incentivos existentes no Brasil para a recuperação e o aproveitamento do biogás em aterros sanitários, o impacto ocorrido e as possíveis medidas para se obter uma maior participação dessa fonte renovável na matriz energética.

Por tudo isso, o Atlas Brasileiro de Emissões de GEE e Potencial Energético na Destinação de
Resíduos Sólidos é uma publicação pioneira e única no país que, ao apresentar dados e estatísticas atuais, com análises fundamentadas em critérios científicos, possibilitará um melhor conhecimento sobre as dinâmicas e tendências do mercado de carbono no setor de resíduos sólidos, o que certamente contribuirá para que novas iniciativas de sucesso sejam encaminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário