O MuseuPrimeiro da América Latina dedicado integralmente à temática socioambiental, o Museu do Meio Ambiente é um espaço pioneiro de exposições, programas educativo e de debates voltados para a participação ativa e a construção conjunta de conhecimento da sociedade.
O Museu do Meio Ambiente é subordinado à Presidência do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, autarquia pública federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e referência internacional na produção científica. Com um público de cerca de 600 mil visitantes por ano, o Jardim Botânico é dos espaços de lazer e cultura mais queridos dos cariocas. Inaugurado em julho de 2008, ano da comemoração do bicentenário do Jardim Botânico, o Museu do Meio Ambiente passou por uma reforma geral entre 2010 e 2012 e reabre em modernas instalações, aptas a receber exposições de alto nível e a oferecer excelentes condições para a visitação.
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 Jardim Botânico CEP: 22460-000 /
Telefones:
Recepção: 2294 6619
Educativo: 3874 1229
E-mail: museumeioambiente@jbrj.gov.br
PROGRAMAÇÃO DE MARÇO
Exposição
Os Jardins Fazem a Cidade
A partir do dia 08.03 a exposição Os Jardins Fazem a Cidade traz imagens de jardins públicos pelo mundo sob o olhar artístico do fotógrafo francês Michel Corbou. Uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma chamada à reflexão sobre o papel destes espaços verdes nas grandes cidades. São 69 fotos, acompanhadas de um documentário do mesmo autor. Até 05.05.
De terça a domingo, das 09h às 17h. Livre, gratuito.
Programa Meio Ambiente em Debate
Encontros com a Pesquisa: Visões da História Ambiental
Em consonância com o Simpósio Brasil/Estados Unidos em História Ambiental, uma iniciativa do Instituto de História da UFRJ, que acontece entre os dias 12 e 15.03 no Museu, o Encontros com a Pesquisa convida a pesquisadora da UFRRJ Susana Cesco para um debate sobre a emergência da temática ambiental sob a ótica do historiador. Mais sobre o Simpósio em museudomeioambiente.gov.br
Terça-feira, 12.03, às 10h. Livre, gratuito.
Conversas no Museu: Água
Em um mundo onde milhões de pessoas continuam sem acesso de qualidade à água e que assiste a este recurso se extinguir, o Museu aborda o tema na semana do Dia Mundial da Água. O debate da série Conversas no Museu trata o uso e a escassez deste recurso em suas complexas inter-relações.
Terça-feira, 19.03, às 10h. Livre, gratuito.
Conversas no Museu: Caminhos da Energia no Brasil
O desenvolvimento energético do Brasil é tema do Conversas no Museu. O papel das renováveis, da inovação e da eficiência energética estão entre os temas abordados por Roberto Schaeffer, professor da COPPE e Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha de Renováveis do Greenpeace Brasil.
Terça-feira, 26.03,às 10h. Livre, gratuito.
Fóruns
Buscando o contínuo diálogo com a sociedade, o Fórum Ambiental acontecem em encontros semanais em que o público pode discutir – e votar – sobre os temas propostos. No mês de março estreia o Fórum Ambiental Água, que instiga os participantes a refletirem sobre a importância deste recurso e maneiras de preservá-lo.
Sábados e domingos, das 16h às 17h. Livre, gratuito.
CineDebate
A mostra A Natureza no Cinema traz sessões adultas e infantis. Em destaque, Xingu, dia 09.03, 18h, seguido de debate com Noel Villas Bôas. Dia 10.03, 10h30, na sessão infantil, Maria Mariana, comanda atividades infantis após As Aventuras de Azur e Asmar. A mostra tem curadoria de Walter Lima Júnior e Stefania Fernandes.
Programação em: museudomeioambiente.jbrj.gov.br e naturezanocinema.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário