terça-feira, 8 de abril de 2014

1º Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo: Período 1990 a 2008

"O Relatório de Referência do Setor de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos é parte integrante do Primeiro Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeitos Estufas Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo e foi realizado pela CETESB em um projeto coordenado pelo PROCLIMA/CETESB com o apoio da Embaixada Britânica.

A estimativa de GEE por resíduos sólidos considerou variáveis como a população urbana, a taxa de coleta e composições de resíduos municipais no Estado de São Paulo. A estimativa por efluentes considerou variáveis como população urbana e rural, as quantidades de carga orgânica nos efluentes e seus destinos.

O levantamento dos dados foi realizado junto às principais fontes de informações do Setor de Saneamento do Estado e por pesquisas bibliográficas. Para a maioria das variáveis apresentadas no método, foram empregados default, por não existir dados nacionais e estaduais publicados, respeitando os princípios de transparência, consistência e acurácia recomendados pelo IPCC. Este relatório apresenta as emissões para o período de 1990 a 2008. Os gases inventariados foram o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

Fonte: http://www.cetesb.sp.gov.br/inventario-gee-sp/inventario-esp/271-emissoes-do-setor-de-residuos-solidos-e-efluentes-liquidos
Comunicação Estadual


Sumários Executivos
Comunicação Estadual

Emissões do Setor de Processos Industriais e Uso de Produtos

CETESB. Emissões do Setor de Processos Industriais e Uso de Produtos: Sumário Executivo. 1º Inventário de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2013.
Emissões do Setor de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos

CETESB. Emissões de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos, 2009-2010: Sumário Executivo. Inventário de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2014.

CETESB. Emissões de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos: Sumário Executivo. 1º Inventário de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2013.
Emissões do Setor de Uso da Terra, Mudança no Uso da Terra e Florestas

FUNCATE, CETESB. Emissões do Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas: Sumário Executivo.1º Inventário de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2012.
Emissões de CO2 do Estado de São Paulo em 2005

1º Inventário de Emissões Antrópicas de Gases de Efeito Estufa Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo - 1990 a 2008 - Emissões de CO2 do Estado de São Paulo em 2005
Relatórios de Referência
Emissões do Setor de Processos Industriais e Uso de Produtos

CETESB. Emissões do Setor de Processos Industriais e Uso de Produtos: Relatório de Referência. 1º Inventário de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2013.
Emissões do Setor de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos

CETESB. Emissões de Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos, 2009-2010: Relatório de Referência. Inventário de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2014.

CETESB. Emissões de Resíduos Sólidos e Efluentes LíquidosRelatório de Referência. 1º Inventário de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2013.
Emissões do Setor de Uso da Terra, Mudança no Uso da Terra e Florestas

FUNCATE, CETESB. Emissões do Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas: Relatórios de Referência.1º Inventário de Emissões Antrópicas de GEE Diretos e Indiretos do Estado de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2012.
Documentos de Referência

Decreto Nº 56.918, de 08 de abril de 2011 - Altera a composição do Comitê Gestor e do Conselho Estadual, da Política Estadual de Mudanças Climáticas - PEMC.

Decreto Nº 55.947, de 24 de junho de 2010 - Regulamenta a Lei nº 13.798, de 9 de novembro de 2009, que dispõe sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Lei Nº 13.798, 9 de novembro de 2009 - Institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas - PEMC

Act Nº 13.798, November 9, 2009 - Institutes the State Policy on Climate Change – (SPCC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário