segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Curso Apoio à Implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar nos Territórios (MMA - inscrições até 05/09)

Gestores e servidores públicos, profissionais do ensino, representantes de organizações da sociedade civil e lideranças de movimento de campo têm até sexta-feira (05/09) para se inscrever no curso online “Apoio à Implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF) nos Territórios”. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está oferecendo 600 vagas para o curso, que será realizado a partir deste mês até novembro, pelo site da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

INSCRIÇÕES
Inscrições até 5/9, pelo AVA http://ava.mma.gov.br/Autocadastramento.pdf

Realize seu autocadastramento no AVA do MMA, depois responda o Formulário de Inscrição deste curso clicando aqui.

O MMA irá entrar em contato com os alunos selecionados para realizar esse curso no dia 19 de setembro. A formação está prevista para ser iniciada no final do mês de setembro.


OBJETIVO
O objetivo é capacitar online agentes públicos e representantes da sociedade civil para o desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos de educação ambiental no contexto da agricultura familiar. Para o preenchimento das vagas, é necessário que o candidato tenha formação em curso superior, possua experiência na área e tenha o apoio da instituição onde atua.


ESTRATÉGIAS
A carga horária do curso é de 60 horas, com tutoria. Os alunos serão capacitados para realizar o diagnóstico socioambiental de seu território e trabalhar estratégias pedagógicas. Ao longo da formação, serão realizadas atividades práticas, tais como visitas técnicas, pesquisas de campo, organização de reuniões e entrevistas. Essas atividades serão desenvolvidas com a colaboração das instituições e grupos sociais atuantes no território do aluno. Também será incentivada a reflexão sobre as políticas públicas existentes para o campo e a participação social nos assuntos que interferem na qualidade ambiental.


O principal objetivo do PEAAF é desenvolver práticas pedagógicas que contribuam para a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural. O programa possui cinco linhas de ação estratégicas. Esse curso está relacionado à Linha 3, que trata do “Apoio a processos educativos presenciais e a distância”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário