quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pagamento por Serviços Ambientais - PSA




Você sabe o que é Pagamento por Serviços Ambientais - PSA?

Sistemas de PSA permitem que provedores de serviços ambientais recebam benefícios por essa atividade, contribuindo com a valorização dos recursos naturais (Fonte: Imazon, 2012).
Isso quer dizer que se um cidadão preservar os recursos naturais, ao invés de extrair ou utilizar causando degradação, ele pode ser remunerado como medida de valorização de sua atitude.
Esta é uma estratégia que vem sendo adotada em alguns municípios para possibilitar a preservação ambiental, sem inviabilizar a sobrevivência de produtores agrícolas e proprietários rurais.

O PSA vem sendo cada vez mais aplicado no Brasil, por isso, é importante que os profissionais de meio ambiente saibam do que se trata.


Aplicação do PSA
O mecanismo do PSA tem sido aplicado com vistas à preservação das florestas, de APPs, de recursos hídricos, bem como para valorizar o reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos e a adoção de práticas sustentáveis.


Saiba mais!
Aprenda mais sobre este tema lendo as 4 publicações abaixo. Basta clicar em cada figura para ser direcionado ao link onde está o pdf completo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário