terça-feira, 29 de dezembro de 2015

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISIONAL EM RESTAURAÇÃO ECOSSISTÊMICA (Inscrições até 30/12)


O Curso

Dentre as ações do Pacto em curso, destaca-se a parceria celebrada entre o Instituto Estadual do Ambiente, a Secretaria Estadual de Educação - SEEDUC, a Fundação Roberto Marinho e o Instituto Terra para promover a capacitação de jovens e formação de mão-de-obra qualificada para execução das ações de conservação e recuperação florestal. A iniciativa é de grande relevância para o êxito e alcance das metas do Pacto, além de promover a inclusão de jovens no mercado de trabalho, a geração de empregos “verdes” e o incremento da renda local.

O Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Restauração Ecossistêmica, promovido pelo Instituto Terra, destina-se aos Técnicos em Agropecuária, Florestal e de Meio Ambiente e objetiva desenvolver a formação especializada em manejo para recuperação ambiental. Tendo como diferencial o enfoque prioritariamente prático, o curso é considerado uma referência nacional de sucesso e já formou 10 turmas e 98 técnicos, apresentado elevado índice de empregabilidade (82% dos formados encontram-se empregados).

Desde sua criação, a atuação do Instituto Terra é voltada para a bacia do Médio Rio Doce. A partir de 2016, em função de parceria celebrada com o Instituto Estadual do Ambiente e com a Fundação Roberto Marinho, o Instituto Terra estará ampliando sua área de atuação para o Estado do Rio de Janeiro, na Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul, que abrange os municípios de Itatiaia, Resende, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Valença, Rio das Flores, Comendador Levy Gasparian. Mendes, Rio Claro, Piraí, Barra do Piraí, Vassouras, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paraíba do Sul e Três Rios. Dessa forma, o Instituto Terra estará selecionando 10 (dez) alunos da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (RJ) para a Turma 2016.


Características do Curso:
(i). Os alunos deverão residir no Instituto Terra (residência do NERE), no município de Aimorés - MG, em regime de semi-internato, durante todo o período de duração do curso (fevereiro a dezembro de 2016 - 11 meses);
(ii). Os selecionados terão direito gratuito ao curso, alimentação, hospedagem e uma ajuda de custo no valor de RS 140,00 (cento e quarenta reais) por mês.
(iii). Ao final do curso os alunos receberão um certificado de conclusão emitido pelo Instituto Terra.


Sobre o processo seletivo:
A seleção ocorrerá da seguinte forma:

(i) Os candidatos que deverão preencher a ficha de inscrição, que deverá ser encaminhada por e-mail ao Instituto Terra até o dia 30 de dezembro de 2015;
(ii) O Instituto Terra convocará os candidatos pré-selecionados para prova discursiva e entrevista individual que acontecerá no dia 06 e 07 de janeiro de 2016. O candidato deverá trazer para a entrevista o certificado de conclusão ou uma declaração de que finalizou o curso técnico. O não comparecimento à entrevista implicará em eliminação.
(iii). É importante ressaltar, que as despesas com transporte para a prova discursiva e entrevista ocorrerão por conta do candidato.
(iv). Somente serão contatados pelo Instituto os candidatos aprovados.

Para a próxima turma serão selecionados 10 (dez) alunos da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul (RJ) e 20 alunos da bacia do Rio Doce (MG e ES).


Da inscrição:
O processo de inscrição para a turma/2016 de Agentes em Restauração Ecossistêmica do Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica está em aberto e se encerrará no dia 30/12/2015. Os candidatos poderão fazer suas inscrições através do preenchimento e envio de Ficha de Inscrição pelos Correios ou pelos e-mails gladys@institutoterra.org ou luciano@institutoterra.org


Da seleção:
- O processo seletivo ocorrerá no dia 06 e 07 de janeiro de 2016, na Rua Tanguara, 247, Santa Cruz – Valença (Colégio Estadual Padre Sebastião da Silva Pereira), e abrangerá a realização de prova discursiva, no período da manhã, e de entrevistas individuais, no período da tarde.
- Os candidatos deverão trazer documento de identificação (RG, CPF ou CNH) e certificado de conclusão ou uma declaração de que finalizou o curso técnico.

Calendário do Processo Seletivo:
- Inscrição: até 30/12/2015

- Aplicação da prova discursiva e entrevista individual: 06 e 07/01/2016

- Resultado final: 12/01/2016

- Início do curso: 15/02/2016

Instituto Terra – Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica

Telefone: 33 3267-2302 / 2025 – ramal 30 ou 34 (aos cuidados de Gladys Nunes Pinto)

Email: gladys@institutoterra.org ou Luciano Suim luciano@institutoterra.org


Mais informações em: 
http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/GESTAODEAGUAS/Pacto_das_Aguas/index.htm&lang=#ad-image-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário