sábado, 16 de abril de 2011

Mestrado Profissional Interdisciplinar em Sustentabilidade na Gestão Ambiental

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba no uso de suas atribuições torna público, para conhecimento dos interessados, o processo de inscrição, seleção, número de vagas e cronograma para o Curso de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Sustentabilidade na Gestão Ambiental, em conformidade com o Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental.
 Público alvo:
O público alvo para o qual o curso está dirigido é constituído por:
     - técnicos e gestores da esfera pública;
     - educadores formais e informais;
     - profissionais ligados à conservação e manejo de recursos naturais;
     - outros interessados na temática ambiental.
Vagas:
Serão oferecidas ATÉ 25 (vinte e cinco) vagas.
Linhas de pesquisa: 
- Áreas Protegidas
Esta linha de pesquisa tem como foco o estudo, análise e discussão sobre a conservação de áreas protegidas, sob olhares das ciências naturais e das ciências sociais. As pesquisas vão desde diagnóstico e análise da biodiversidade, passando por usos diretos e indiretos nas áreas protegidas, e discutindo-se também as relações das áreas protegidas com as populações de entorno e/ou residentes. 
- Recursos Naturais
A linha de pesquisa se dedica ao estudo da dinâmica dos ecossistemas naturais, conservação, restauração, manejo e uso sustentável dos recursos naturais, visando a sua recuperação e/ou conservação e o emprego de raciocínio crítico no julgamento de causas e efeitos das ações humanas, com objetivo da promoção da qualidade da vida humana em equilíbrio com o meio ambiente.
- Conflitos Socioambientais
A linha de pesquisa se dedica ao estudo da relação ser humano e natureza, em ambientes naturais (áreas protegidas) e em ambientes modificados (área rural e urbana), focando o uso dos recursos naturais e seus impactos, e as políticas públicas relacionadas a este uso. O objetivo destes estudos é buscar a sustentabilidade em todos os seus aspectos (econômico, social, ambiental, ético, cultural etc.), numa perspectiva de busca de novas abordagens e estratégias para o desenvolvimento.
Cronograma
Etapa
Período

Inscrições
11/04/2011 a 10/05/2011
Divulgação das inscrições homologadas
16/05/2011
Prova de inglês
19/05/2011
Resultado da 1ª etapa
20/05/2011
Entrevistas
24/05/2011 a 26/05/2011
Resultado final
27/05/2011
Matrículas
28/06/2011 a 30/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário