domingo, 2 de outubro de 2011

Curso de Gestão de Emergências Ambientais (Plano de Emergência - PEA)

Apresentação:
A gestão dos procedimentos ligados à situações de emergências é de grande importância para a prevenção ou minimização dos danos causados por qualquer tipo de acidente.
Nos Acidentes Ambientais esta gestão toma proporções ainda maiores, tendo em vistas os possíveis danos que podem ser causados ao meio ambiente e a população, além das conseqüências legais para o empreendimento, serviço ou atividade causadora do dano.

Público alvo:
Profissionais de nível médio, técnico e superior de ensino, concluído ou em curso, interessados em conhecer e se especializar nos conceitos da Gestão de Emergências Ambientais.

Carga horária: 10 horas (com Certificado)

Investimento:
R$ 140,00 – pagamentos efetuados até o dia 11 de outubro
R$ 160,00 – a partir do dia 12 de outubro
- Valor poderá ser parcelado em 2x

Local e Data:
Dia 27 de outubro de 2011 (quinta-feira) - das 09:00 h às 18:00 h
Rua Álvaro Alvin nº 21, 12º Andar (próximo ao metrô Cinelândia)

Programa:
Und I – Introdução
- Antecedentes Históricos;
- Desenvolvimento e Meio Ambiente;
- Introdução à Gestão Ambiental.

Und II - Acidentes Ambientais: - Principais Acidentes Ambientais; - Acidentes Ambientais; – Análise de Causas; - Conseqüências;
Und III - Poluição Acidental: - Conceito; - Prevenção da Poluição Acidental; - Licenciamento Ambiental como instrumento de controle; - Riscos e Perigos; - Atividades Potencialmente Poluidoras;
Und IV - Emergência Ambiental: - Equipe de atendimento Emergencial; - Filosofia da atuação; - Procedimentos iniciais; - Plano de Emergência; - Plano de Contingência Ambiental;
Und V - Legislação e Responsabilidades: - Legislação Ambiental; - Lei 9638/81 e Lei 9605/98; - Responsabilidade Civil; - Responsabilidade Penal; - Solidariedade.

Instrutor: Sérgio Paulo Alcântara dos Santos

Titulação: Biólogo, Especialista em Engenharia Sanitária e Ambiental (UERJ) e em Ciências Ambientais (UFRJ). Perito no Transporte de Produto e Cargas Perigosas (Exército Brasileiro). Docente dos Cursos de Pós-Graduação Latu Sensu da Universidade Castelo Branco e da Universidade Católica de Brasília. Analista Ambiental e Gerente de Indicadores de Qualidade. Responsável pela implantação do Sistema de Gestão Ambiental voltado ao Transporte de Produtos Perigosos em Organização Militar.

Inscrições: www.biotecnal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário