quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Pós-Graduação: Conheça as nomenclaturas dos cursos / Tire suas dúvidas

Recebi de meu amigo Fernando Camaz e achei válido divulgar.


Normalmente nesta época de final e início de ano, vários colegas resolvem voltar a estudar e se qualificarem, mandam e-mails com várias perguntas: cursos de Pós-graduação, modalidades e instituições de ensino.
Embora possa parecer óbvio para alguns, toda esta nomenclatura dos cursos de Pós-graduação, para outras ainda causam muita confusão.
Pensando nisso e com o objetivo de ajudar alguns colegas que constantemente se confundem, estou encaminhando um roteiro com informações pertinentes ao tema que resolvi compartilhar.

Pós-Graduação: Conheça as nomenclaturas dos cursos:
Da especialização ao pós-doutorado, veja o que você pode fazer para ampliar seu conhecimento.A curiosidade e a vontade de saber mais têm aumentado o número de profissionais que buscam aperfeiçoamento nos bancos escolares para ampliar suas chances de se manter no mercado de trabalho. Especialistas em planejamento de carreira e recolocação profissional não hesitam em colocar
na lista de prioridades da busca pelo sucesso a realização de cursos de especialização, MBA, mestrado ou doutorado. Garantem que é tão importante quanto o diploma ou quanto o domínio de línguas estrangeiras e informática.
Para saber o tipo de curso que pode ser mais útil a sua carreira, é preciso, antes de mais nada, saber as diferenças entre as modalidades disponíveis.

Conheça, então, as diferenças entre cada uma delas e aposte no seu futuro.

Especialização
É o mesmo que mestrado lato sensu ou profissionalizante. Trata-se de um treinamento técnico para quem precisa pôr a mão na massa. O aluno não escreve teses acadêmicas nem faz grandes pesquisas. Mas pode dominar novas tecnologias, o que irá melhorar seu desempenho profissional.
O treinamento acontece em sala de aula e a maioria das disciplinas é teórica. Debates e trabalhos em equipe também integram o currículo. Exige-se do aluno diploma superior e domínio de uma língua estrangeira. Os cursos costumam ter de 180 a 360 horas de duração.

MBA
Sigla em inglês para Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). O curso dá uma visão geral sobre o funcionamento das empresas e as ferramentas básicas para gerenciar as áreas de recursos humanos, marketing, logística, finanças e planejamento estratégico. Existem dois tipos de MBA: o mestrado stricto sensu e o MBA Executivo (especialização) - no Brasil, a maioria é desse segundo tipo.
O currículo inclui aulas sobre liderança, trabalho em equipe e técnicas para ensinar e pensar estrategicamente. Boa parte dos cursos requer cinco anos de experiência profissional e em todos é exigido domínio de pelo menos uma língua estrangeira, no geral, o inglês.
Quem vai fazer MBA no exterior precisa apresentar cartas de referência e uma resenha ou análise de temas relacionados ao mundo dos negócios. Além disso, as escolas exigem aprovação em dois testes básicos, o Toefl e o Gmat, que avaliam, respectivamente, o conhecimento da língua inglesa e o raciocínio lógico do candidato, além de sua habilidade e rapidez em cálculos matemáticos. No final do curso, o aluno deve escrever uma tese ou dissertação. No exterior, o MBA leva dois anos; no Brasil, de um a dois anos.

Mestrado Profissional
Voltado à formação de profissionais, mestrado stricto sensu. É procurado por pessoas já inseridas no mercado de trabalho que querem se atualizar ou adquirir conhecimentos em uma área específica, para aplicação imediata em sua atividade profissional.
Devem ser credenciados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para terem validade nacional. É contabilizado como formação acadêmica, desde que credenciado.
Na inscrição, é comum haver uma entrevista, na qual você explica por que quer fazer aquele curso, apresenta seu projeto de pesquisa e cartas de recomendação. Alguns programas fazem, ainda, uma prova escrita e um teste de inglês.
Exige a apresentação de trabalho final que demonstre domínio do objeto do estudo (sob a forma de dissertação, projeto, análise de casos, performance, produção artística, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos, protótipos, entre outras, de acordo com a natureza, as área e os fins do curso) e capacidade de expressar-se lucidamente sobre ele.
O curso divide-se em duas partes: a primeira, de aulas e trabalhos; a segunda, de pesquisa. Ao final do curso, que dura de dois a quatro anos, o aluno escreve uma dissertação que será defendida diante de uma banca examinadora.

Mestrado Acadêmico
Também conhecido como mestrado stricto sensu, neste curso o aluno tem um professor orientador e seu objetivo é dominar o conhecimento existente sobre um tema específico. Na inscrição, é comum haver uma entrevista, na qual você explica por que quer fazer aquele curso, apresenta seu projeto de pesquisa e cartas de recomendação. Alguns programas fazem, ainda, uma prova escrita e um teste de inglês.
O curso divide-se em duas partes: a primeira, de aulas e trabalhos; a segunda, de pesquisa. Ao final do curso, que dura de dois a quatro anos, o aluno escreve uma dissertação que será defendida diante de uma banca examinadora.
Tradicionalmente, esse tipo de pós-graduação se destina a quem quer dar aula. No entanto, isso está mudando. Além de ser uma ponte para o doutorado e para a pesquisa acadêmica, o mestrado é bom também para quem quer aprofundar conhecimentos e, assim, fazer carreira numa empresa ou destacar-se em uma atividade qualquer.

Doutorado
O objetivo do curso é formar pesquisadores e, por isso, o candidato tem de desenvolver uma tese, ou seja, precisa provar algum ponto de vista que contribua para o avanço do conhecimento em determinada área.
Em geral, quem faz o doutorado já passou pelo mestrado, mas essa não é uma exigência. Um currículo muito bom pode levar o estudante direto a esse curso. Se o próprio candidato tiver certeza de que é um caso especial, ele mesmo pode pleitear uma vaga junto à comissão de seleção. A estrutura do doutorado, que dura no máximo cinco anos, é similar à do mestrado. O aluno também precisa dominar no mínimo uma língua estrangeira.

Pós-doutorado
Quem termina um doutorado e quer continuar se aprimorando como pesquisador tem a opção de fazer um pós-doutorado, que lhe dará um nível de excelência em determinada área do conhecimento. É mais um programa de trabalho que um
curso. Nesse caso, diferentemente do que acontece no mestrado e no doutorado, o profissional não é orientado por ninguém e pode até supervisionar outros alunos.

Pós-Graduação: Como escolher seu curso?
Alguns cuidados são básicos na hora de investir na pós para não levar 'gato por lebre':
Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE, realizada em 2010, o setor privado de pós-graduação cresceu 30% entre 2001 e 2010. Diante da oferta, como saber quais cursos são idôneos, quais são "caça-níqueis" e quais vão acrescentar algo, realmente, a sua carreira?
O primeiro item a checar é se o curso tem os pré-requisitos estabelecidos pelo MEC para as graduações lato sensu:
- Duração mínima de 360 horas;
- Exigir trabalho ou monografia de final de curso;
- Mínimo de 75% de presença dos alunos;
- Corpo docente constituído por 50% de mestres e doutores.
No caso dos cursos stricto sensu, este trabalho o credenciamento é feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência que também avalia e dá notas para os cursos.
Segundo a coordenadora de acompanhamento e avaliação e adjunta da diretoria de avaliação da Capes, Rubia Maria Melo Silveira, consultar a página eletrônica da coordenação antes de ingressar em um curso de pós é fundamental para o estudante que busca esta formação.
"Desta forma ele tem a garantia da validade e legalidade, no âmbito nacional, de seu diploma", disse. Além disso, a própria instituição é obrigada a fornecer todas as informações sobre os cursos ministrados.
De acordo com o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Jorge Almeida Guimarães, o estudante não deve iniciar um curso de mestrado, doutorado ou mestrado profissional antes de verificar se ele é reconhecido pela Capes/MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário