sábado, 7 de julho de 2012

INPE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO ONLINE DE METEOROLOGIA


Estão abertas as inscrições para o curso online sobre meteorologia por satélite aplicada à hidrologia, que será realizado de 30 de julho a 1º de agosto. Interativas, as aulas serão ministradas em tempo real por especialistas do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O objetivo do curso é auxiliar os profissionais envolvidos no setor hidrológico a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos, na administração e planejamento das atividades de previsão e controle de enchentes e inundações.
O Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia apresentará os seguintes temas: introdução à hidrologia, descrição sumária da informação de satélite, radiação, estimativa de precipitação e número de dias sem chuva, produtos de radar meteorológico, descrição dos modelos da superfície continental (LSMs) e sua aplicação na assimilação de dados de superfície e aplicações da estimativa de chuva na modelagem hidrológica.

o presente curso foi desenvolvido para auxiliar os profissionais envolvidos no setor hidrológico a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos na administração e planejamento das atividades de previsão e controle de enchentes e inundações.

O curso foi especialmente criado com o fim de fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para a compreensão dos produtos de satélite e radar relacionados com a Hidrologia, tais como:
1-     Introdução à Hidrologia
2-     Descrição sumária da informação de satélite. Radiação
3-     Estimativa de Precipitação e Número de Dias sem Chuva
4-     Produtos de Radar Meteorológico
5-     Descrição dos modelos da superfície continental (LSMs) e sua aplicação na assimilação de dados de superfície
6-     Aplicações da Estimativa de Chuva na modelagem hidrológica

PÚBLICO-ALVO:
O treinamento está especialmente dirigido aos hidrólogos, hidrometeorologistas, geólogos, hidrogeólogos, ambientalistas e a todos os profissionais envolvidos no gerenciamento dos recursos hídricos.

PRÉ-INSCRIÇÃO: 
Até 27 de julho ( às 16h00)
VALOR: R$250,00

Mais informações, bem como o link para inscrições, estão disponíveis na página do curso de meteorologia por satélite.

Fonte: INPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário