terça-feira, 30 de outubro de 2012

INSCRIÇÕES ABERTAS! Curso para Concursos Ambientais - Cronograma e professores

CURRÍCULO RESUMIDO DOS PROFESSORES

André Leone Riguetti
Mestre em Química, com ênfase em Química Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade do Grande Rio, do Curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário Celso Lisboa, da Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Cândido Mendes e do Curso Técnico de Meio Ambiente do Sistema Total de Ensino - Rede MV1. Profissional da área de Meio Ambiente há 13 anos (FEEMA), ocupando atualmente o cargo de Chefe do Serviço de Amostragem do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) do Rio de Janeiro.

Carmen Lucia de Castro Sampaio
Possui e doutorado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1996) Docente em cursos de graduação há mais de 20 anos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Sintático Semântico, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, turismo e educação.

Evandro Bastos Sathler
Graduado em Direito (Universidade Salgado de Oliveira - 1998); Mestre em Ciências Sociais e Jurídicas (UFF - 2005); Doutor em Geografia (UFF- 2010 = CAPES 5 = Orientador: Prof. Dr. Luiz Renato Vallejo: linha de pesquisa = ordenamento territorial e ambiental). Consultor em Direito Socioambiental (áreas protegidas). Atuou como Analista de Projetos Especiais no Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro (hoje Instituto Estadual do Ambiente - INEA); Atuou na Superintendência de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente - SEA/RJ (Coordenador de Áreas Protegidas), responsável pela instituição do Programa de Apoio às Unidades de Conservação Municipais - PROUC. Professor licenciado do curso de Gestão Ambiental na Universidade Severino Sombra (campus Maricá, 2010): Política e Legislação Ambiental; Planejamento e Gestão de Áreas Protegidas; Gerenciamento Costeiro; Floresta Urbana. Foi professor no curso de Pós Graduação em Licenciamento e Gestão Ambiental do Centro Universitário de Barra Mansa (2009 e 2010); Foi professor substituto na PUC-Minas (campus Serro, 2011): Direito Administrativo I e II; Prof. substituto no Bacharelado de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM, Diamantina, 2011 e 2012): Meio Ambiente e Sociedade, Avaliação de Impacto Ambiental e Educação Ambiental; Prof. Adjunto nos cursos de Direito (Direito Ambiental) e História (Geohistória), e no mestrado em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce (Governador Valadares, 2012). Ganhador do Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, concedido pelo CREA-RJ (/2011).

Jorge Luiz Paes Rios
É Engenheiro Civil, ex-superintendente de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro,ex-subcoordenador do Projeto GTZ-PLANÁGUA (convênio Brasil-Alemanha), diplomado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Especialização em Hidráulica e Saneamento. Pós-Graduado em Hidráulica e Recursos Hídricos no Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC - Lisboa - Portugal. Pós-Graduado em Hidráulica e Recursos Hídricos no Institut National Polytechnique de Grenoble-Ecole Nationale Supérieure D'Hydraulique (INPG-ENSH) - França (mestrado). Atualmente é Professor do CEFET- RJ, tendo sido fundador dos Cursos de Técnico em Saneamento Ambiental e de Tecnólogo de Nível Superior em Controle Ambiental, lecionando as Disciplinas de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos, Hidrologia, Abastecimento de Água, Controle de Enchentes, Controle da Poluição, Hidrosedimentologia e Direito Ambiental.

Marcelo Borges Rocha
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta durante 7 anos. Tem experiência na área de Educação, Biologia Marinha e Zoologia, com ênfase em Educação. Atualmente leciona no curso Superior de Tecnólogo em Gestão Ambiental as disciplinas Microbiologia, Ecologia e Planejamento Ambiental

Viviane Japiassú Viana
Doutoranda em Meio Ambiente pela UERJ. Mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ e especialista em Ciências Ambientais pela UFRJ e em Docência Superior pela UGF. Atua na área ambiental há 10 anos como especialista e professora de cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é Analista ambiental Sênior do Centro de Serviços Ambientais da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro - Fetranspor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário