segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

3 Vagas no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)


Coordenador de Projetos Socioambiental
Resumo do Projeto:
A descentralização da politica ambiental brasileira tem passado por fases de altos e baixos nos últimos anos. Os municípios brasileiros ainda carecem de condições institucionais, técnicas e materiais para assumir essa agenda de modo a aumentar a qualidade da gestão ambiental local.
Contudo, a descentralização parece ser um caminho sem volta, dada a importância de as instâncias municipais se apropriarem e ajudarem a implantar politicas públicas ambientais cruciais na relação com o uso do seu território, como o Código ambiental, por exemplo.
O estado do Acre tem trabalhado no sentido de fortalecer seus municípios e nesse caminho conta com o suporte técnico de instituições parceiras para prover o apoio necessário para que os municípios possam assumir a gestão ambiental local de forma bem sucedida.

Objetivos da consultoria:
Este TdR visa a contratação de consultor(a) para atuar no projeto “Fortalecendo a Gestão Socioambiental e Governança local no Estado do Acre”, com duração de 12 meses. Este projeto pretende apoiar o estado do Acre em sua agenda de fortalecimento da governança e gestão socioambiental municipal. As atribuições da pessoa contratada serão:
Coordenar o planejamento e execução do projeto junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Acre, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, parceiros, e equipe do IPAM.
Coordenar o processo de identificação das principais demandas para o fortalecimento da gestão ambiental municipal nos 22 municípios do estado, o processo de elaboração de planejamento ambiental estratégico em cinco municípios, e de capacitação dos gestores municipais.
Coordenar o processo de desenvolvimento um software livre online para acompanhamento da gestão ambiental municipal, o processo de capacitação para uso dessa ferramenta.

Produtos:
  • Plano de trabalho para a consultoria.
  • Análise do diagnóstico das condições de gestão ambiental municipal dos 22 municípios do Acre.
  • Mapeamento dos atores locais que devem ser envolvidos no projeto, e seu papel de intervenção da gestão ambiental municipal.
  • Plano de Trabalho das capacitações dos cinco municípios prioritários, elaborado em conjunto com a SEMA, as SEMMAS e sociedade civil.
  • Planejamento, execução e relato de workshop de intercâmbio entre os gestores envolvidos nesse projeto e a Rede de Capacitações da Amazônia (RECAM).
  • Publicação de matérias e relatórios de divulgação do projeto e suas atividades.
Pré-Requisitos:
  • Ensino Superior em Gestão Ambiental, Ecologia, Geografia, Ciências Sociais, ou áreas afins.
  • Experiência de trabalho com gestão ambiental, análise de politicas públicas ambientais na Amazônia.
  • Boa capacidade de trabalho e comunicação com gestores públicos municipais e estaduais, além de representantes da sociedade civil.
  • Compromisso de entregar produtos dentro do prazo. Inglês básico (desejável).
  • Residir no estado do Acre, de preferência em Rio Branco. Disponibilidade para viajar (no Brasil).
Condições do Contrato:
Os produtos da consultoria devem ser entregues em formato digital no decorrer da consultoria e ao final da mesma o consultor deverá entregar uma compilação de todos os produtos em formato digital (CD ou USB).
Despesas com estadia e viagem, que se façam necessárias à execução da consultoria, desde que aprovado pelo contratante, ocorrerá por conta do IPAM.
O contrato terá vigência de 11 meses.

Documentos Necessários:
  • Carta de intenção (máximo 2 paginas), descrevendo experiência profissional.
  • Curriculum vitae (resumo de no máximo 03 páginas).
  • Intenção do valor da consultoria.
Os candidatos pré-selecionados serão contatados e entrevistados após a finalização das inscrições.

Etapas do Processo de Seleção:
  • Recebimento de documentação digital (até 20/01/2014).
  • Anuncio dos pré-selecionados (apenas estes serão comunicados) (até 25/01/2014).
  • Entrevistas (até 30/01/2014).
  • Anúncio do selecionado (05/02/2014).
  • Início das atividades (imediato após seleção).
  • Envio de currículos até 20 de Janeiro de 2014
Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar os documentos listados abaixo para curriculo@ipam.org.br colocando no campo assunto “Consultor Coordenador (a) de Projeto sobre Gestão Ambiental Municipal no Acre”.


Assistente de Pesquisa (organizações indígenas da amazônia)
Local: Brasília

Pré-Requisitos:
  • Graduação em Antropologia; Biologia; Ciências Políticas e Sociais; Direito; Ecologia; Economia; Gestão Ambiental; Engenharia Florestal, Ambiental ou Agronômica; Relações Internacionais ou áreas afins.
  • Nível avançado de inglês e espanhol intermediário desejável.
  • Proatividade, autonomia e capacidade de trabalhar em ambientes com pouca infraestrutura.
  • Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
  • Flexibilidade de horário.
  • Interesse pelo tema de Mudanças Climáticas e Povos Indígenas.
  • Conhecimentos intermediários em informática – pacote de aplicativos de escritório, com ênfase em planilha de dados e editor de textos.
Atividades e Responsabilidades:
  • Manter contato direto com organizações indígenas da Amazônia e auxiliar em pesquisa técnica, elaboração de publicações e apresentações sobre o tema. Apoiar na elaboração de propostas, prestação de contas, projetos e relatórios.
  • Organizar logística de viagens e eventos a partir da demanda. Acompanhar as negociações nacionais e internacionais relacionadas a Mudanças Climáticas e REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) e os processos de elaboração de políticas nacionais indigenistas e sobre mudanças climáticas, com objetivo de fortalecer a participação da sociedade civil nesses temas.
  • Desempenhar atividades de comunicação e reporte dos acontecimentos, principalmente para o website do IPAM.
Regime de Contratação: CLT
Carga Horária: 40 horas semanais.
Benefícios: Vale Alimentação ou Refeição, Plano de Saúde, Plano Odontológico e 10 dias de recesso no final do ano.
Local da Vaga: Brasília – DF

Documentos Necessários:
  • Currículo (máximo de 3 páginas).
  • Duas (2) cartas de referência.
  • Carta de apresentação incluindo pretensão salarial (cartas sem a pretensão salarial serão motivo de desclassificação).
Os candidatos pré-selecionados serão contatados e entrevistados após a finalização das inscrições.

Etapas do Processo de Seleção:
  • Recebimento de documentação digital (até 19/01/2014).
  • Anuncio dos pré-selecionados (apenas estes serão comunicados) (até 23/01/2014).
  • Entrevistas (até 29/01/2014).
Anúncio do selecionado (apenas estes serão comunicados) (31/01/2014).
Início das atividades (03/02/2014).
Envio de currículos até 19 de Janeiro de 2014
Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar os documentos listados abaixo para curriculo@ipam.org.br colocando no campo assunto “Assistente de Pesquisa – Brasília”.


Pesquisador assistente (mudanças climáticas/ REDD+)
Pré-Requisitos:
  • Graduação em Antropologia; Biologia; Ciências Políticas e Sociais; Direito; Ecologia; Economia; Gestão Ambiental; Engenharia Florestal, Ambiental ou Agronômica; Relações Internacionais ou áreas afins. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável, Antropologia, Sociologia ou áreas afins.
  • Nível avançado de inglês e espanhol.
  • Rigor científico, boa capacidade de síntese e redação.
  • Experiência prévia com temas socioambientais e na condução de processos participativos e na construção de políticas públicas, incluindo a participação em comitês, grupos de trabalho e afins.
  • Experiência no desenvolvimento de programas, projetos e planos de trabalho para arrecadação de recursos, assim como, na prestação de contas e entrega de resultados de projetos em execução.
  • Habilidade para falar em público, promovendo representação institucional nos diferentes fóruns de discussão sobre mudanças climáticas nacionais e internacionais.
  • Proatividade, autonomia e capacidade de trabalhar em ambientes com pouca infraestrutura.
  • Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais. Flexibilidade de horário.
  • Desejável conhecimento e experiência sobre o tema: Mudanças Climáticas e REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) e familiaridade com questões relacionadas a povos indígenas.
Atividades e Responsabilidades:
  • Produzir pesquisas científicas aderentes aos escopos dos projetos contratados buscando publicação em revistas científicas. Realizar captação de recursos para financiamento de projetos. Atuar na intermediação e articulações entre Governo e governo e organizações de povos indígenas da Amazônia, na temática de mudanças do clima, adaptação e REDD+. Gerir a equipe e os projetos do núcleo de Povos Indígenas e Mudanças do Clima.
  • Realizar gestão de pesquisas por meio do planejamento, organização de recursos, execução e controle dos projetos. Gerir os resultados das atividades dos projetos desde a captação de recursos à prestação de contas aos financiadores. Elaborar relatórios e textos científicos dos trabalhos realizados e participar de eventos científicos quando designado.
  • Acompanhar as negociações nacionais e internacionais relacionadas a Mudanças Climáticas, adaptação e REDD+, os processos de elaboração de políticas nacional e acordos internacionais sobre mudança do clima; promover o fortalecimento da participação da sociedade civil e dos povos indígenas nos debates sobre o tema, desempenhando atividades de articulação interinstitucional e reporte dos acontecimentos para diversos meios de comunicação, em linguagem simplificada e acessível.
Regime de Contratação: CLT
Carga Horária: 40 horas semanais.
Benefícios: Vale Alimentação ou Refeição, Plano de Saúde, Plano Odontológico e 10 dias de recesso no final do ano.
Local da Vaga: Brasília – DF

Documentos Necessários:
  • Currículo (máximo de 3 páginas).
  • Duas (2) cartas de referência.
  • Carta de apresentação incluindo pretensão salarial (cartas sem a pretensão salarial serão motivo de desclassificação).Os candidatos pré-selecionados serão contatados e entrevistados após a finalização das inscrições.
Etapas do Processo de Seleção:
  • Recebimento de documentação digital (até 19/01/2014).
  • Anuncio dos pré-selecionados (apenas estes serão comunicados) (até 23/01/2014).
  • Entrevistas (até 29/01/2014).
  • Anúncio do selecionado (31/01/2014).
  • Início das atividades (03/02/2014)
Envio de currículos até 19 de Janeiro de 2014
Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar os documentos listados abaixo para curriculo@ipam.org.br colocando no campo assunto “Pesquisador Assistente – Brasília”.

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