terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

II Seminário sobre Reciclagem de Veículos e Renovação de Frota


Ampliar as discussões de experiências internacionais relacionadas à reciclagem de veículos e fortalecer os debates sobre o plano de renovação da frota. Esses são os principais objetivos do II Seminário Internacional sobre Reciclagem de Veículos e Renovação de Frota, evento promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) no dia 15 de março, na sede da entidade, em Brasília.

O
público-alvo das palestras e paineis são as entidades e associações relacionadas ao transporte, reciclagem e meio ambiente, representantes do governo e bancos de fomento, além de participantes do curso de reciclagem de veículos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), parceira da CNT na realização do seminário. O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados.

Especialistas internacionais estarão presentes para debater o tema. A programação começa com uma palestra sobre a experiência japonesa de reciclagem de veículos e os mecanismos de venda das indústrias do país. Depois, um painel sobre os efeitos da lei da reciclagem na Argentina, seguido por perguntas e respostas, encerra a manhã de atividades.

À tarde, as discussões vão tratar da reciclagem de microônibus e a obtenção de créditos de carbono pela implantação do Transmilênio, o sistema de transporte público metropolitano da região de Bogotá, capital da Colômbia. O último painel será sobre a renovação da frota, reciclagem de veículos e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Participam representantes da CNT e dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O evento termina com o coquetel de lançamento do livro: “Reciclagem & Sustentabilidade na Indústria Automobilística”.

Primeira edição
A primeira edição do seminário aconteceu em agosto de 2010. Especialistas do Centro de Estudos Automotivos (Cesvi) da Argentina e do Brasil alertaram que o país possuia, na época, 16 milhões de veículos impróprios para a circulação. Já o diretor de Transporte Rodoviário da Secretaria de Comunicações e Transportes do México, Miguel Lizarraga, destacou a importância da participação do governo para garantir o sucesso de um programa de reciclagem de veículos e renovação de frota.

No encontro, ainda foi discutida a atuação dos centros de reciclagem de veículos na Europa, onde a produção de carros segue em queda há alguns anos, e os desafios do Brasil para a implementação do plano de renovação de frota e reciclagem de veículos. O trabalho da CNT com os programas Ambiental do Transporte (Despoluir) e com o Plano Nacional de Renovação de Frotas de Caminhões (RenovAR) também foi destaque.


Serviço
II Seminário Internacional sobre Reciclagem de Veículos e Renovação de Frota
Data: 15 de março de 2012
Local: Sede da CNT, em Brasília

Faça sua inscrição aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário