quinta-feira, 15 de março de 2012

INEA abre chamada de concurso para Guarda Parque

Concurso do INEA para a função de Guarda Parque, uma conquista da gestão do Secretário Carlos Minc, que irá formar uma base importante nas Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado. São 220 vagas de nível médio, sendo 47 delas destinadas a negros e índios, com salário de R$ 1.500,00. Os contratos serão firmados pelo período de 3 anos, renováveis por mais 2 anos. Abaixo, as informações essenciais.


Período de inscrição pela internet: 15 de março a 15 de abril de 2012

O processo seletivo público destina-se à seleção de candidatos de nível médio, com vistas à contratação por tempo determinado para o cargo de guarda-parque, com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais a serem exercidas em unidade de conservação de proteção integral administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente escolhida pelo candidato no momento da inscrição.
São atribuições do cargo de guarda parque: desempenhar ações de educação ambiental; prevenir, fiscalizar e combater incêndios florestais e queimadas no interior das unidades de conservação e em seu entorno imediato; garantir a segurança dos visitantes e funcionários das unidades de conservação; empreender ações de busca e salvamento no interior das unidades de conservação; zelar pela vida selvagem, pelas belezas cênicas e, quando for o caso, pelo patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico; zelar pelo cumprimento da legislação ambiental e atos normativos específicos das unidades de conservação; promover atividades de interpretação natural, cultural e histórica relacionadas à unidade de conservação; promover ações de caráter socioambiental voltadas para as comunidades do entorno da unidade de conservação ou ainda residentes em seu interior; zelar pelo patrimônio físico das unidades de conservação; desempenhar ações de educação e conscientização ambiental, bem como auxiliar, quando necessário, nas demais atividades administrativas das unidades de conservação; e apoiar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro em caso de calamidade pública.
As contratações de que trata o presente Edital serão feitas por prazo determinado, pelo período de até 03 (três) anos, podendo ser prorrogadas por um período máximo de 02 (dois) anos, até atingimento do prazo máximo total de 05 (cinco) anos.
A remuneração será de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais)
O processo seletivo público destina-se a seleção de 220 (duzentos e vinte) candidatos de nível médio, com vistas à contratação por tempo determinado para o cargo de Guarda-Parque, com carga horária de 40 (quarenta) horas semanais a ser exercidas em unidades de conservação do Instituto Estadual do Ambiente escolhida pelo candidato no momento da inscrição. 
O candidato concorrerá única e exclusivamente ao total de vagas oferecida para a unidade de conservação escolhida no ato da inscrição.
1-      -Reserva Ecológica da Juatinga – REJ
Parati 15
2-      -Parque Estadual da Ilha Grande – PEIG, Reserva Biológica Praia do Sul – RBPS, Parque Estadual Marinho do Aventureiro - PMA
Angra dos Reis 20
3-      -Parque Estadual Cunhambebe - PEC
Mangaratiba, Angra dos Reis, Itaguaí e Rio Claro 20
4-      -Parque Estadual da Serra da Concórdia - PESC
Valença  8
5-      -Parque Estadual da Pedra Branca - PEPB
Rio de Janeiro 25
6-      -Reserva Biológica de Guaratiba - RBG
Rio de Janeiro 3
7-      -Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET
Niterói e Maricá 11
8-      -Parque Estadual dos Três Picos - PETP
Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim 36
9-      -Estação Ecológica Estadual do Paraíso - EEEP
-Reserva Biológica de Araras - RBA
Petrópolis e Miguel Pereira 7
10-   Parque Estadual do Desengano - PED
Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes 18
11-   Estação Ecológica Estadual Guaxindiba - EEEG
São Francisco de Itabapoana 8
12-   Parque Estadual Costa do Sol - PECS
Armação de Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Araruama, São Pedro d’Aldeia e Saquarema 29
13-   Parque Estadual da Lagoa do Açú - PELA
Campos dos Goytacazes e São João da Barra 10
14-   Parque Estadual da Pedra Selada - PEPS
Resende e Itatiaia 10

TOTAL DE VAGAS 220
Total de Vagas: 220 (duzentos e vinte) sendo distribuídas da seguinte forma:
Vagas de Ampla Concorrência: 173 vagas
Vagas reservadas aos candidatos Negros ou Índios: 47 vagas

Para baixar o edital, clique no link: EDITAL

Um comentário:

  1. O PLOBLEMA QUE A VAGA E TEMPORARIA ,NÃO VALE APENA FASER A INSCRIÇÃO ESTUDAR PRA CARANBA PASSAR TIRAR SEU TEMPO E DEPOIS IR ENBORA E MELHOR ESTUDAR PARA UM CONCURSO DE VERDADE

    ResponderExcluir