quarta-feira, 16 de maio de 2012

FAO: 27 vagas consultor em desenvolvimento sustentável da aquicultura em , Brasília – DF



A FAO está com 27 vagas abertas para consultores técnicos.

Clique aqui para verificar os TERMOS DE REFERÊNCIAS

Para participar do processo de seleção, é necessário o cadastramento e registro do currículo e seu posterior encaminhamento a um processo de seleção.

Consultor Técnico em Aquicultura Continental (Gestão Parques Aquícolas) (94933)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Realizar levantamento e análise das experiências atuais de gestão compartilhada em atividades agropecuárias e propor modelos de aplicação para parques aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 5 anos de graduação em Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Engenharia Ambiental, e/ou Agronomia e/ou Engenharia de Aquicultura. Pós Graduação Latu Sensu e/ou Stricto sensu nas áreas afins do agronegócio e/ou desenvolvimento regional sustentável.
  • Desejável: Conhecimento sobre a realidade do setor aquícola nacional. Conhecimento da legislação pertinente à atividade aquícola. Língua Inglesa (leitura: avançado/ escrita: básico/ conversação: intermediária).
  • Obrigatório: Mínima de 5 anos na elaboração, coordenação e/ou execução de projetos de gestão participativa de empreendimentos agropecuários. | Desejável: Atuação em gestão de projetos de aquicultura. Experiência em métodos participativos de diagnóstico e/ou planejamento. Experiência de coordenação e/ou participação em equipes multidisciplinares. Atuação em projetos de cooperação internacional. Conhecimento sobre sistemas de informações gerenciais e/ou geográficas.
Responsabilidades:
Sob a supervisão geral da Diretora Nacional e do Coordenador Nacional, o Consultor Especialista estará alocado na sede do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA em Brasília e será responsável pelas seguintes atividades:
  • Prestar apoio técnico na elaboração e acompanhamento de projetos de gestão de empreendimentos aquícolas em tanques-rede.
  • Acompanhar e orientar as instituições parceiras do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA no planejamento e implantação de ações de gestão de parques aquícolas.
  • Prestar apoio técnico nas ações desenvolvidas pela Coordenação Geral de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Águas da União Continentais – COAC.
  • Trabalhar de forma integrada com os demais setores do MPA que possuem interface com a temática da aqüicultura.

Consultor Técnico em Geoprocessamento (94896)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Analisar, modelar e simular cenários voltados para a prospecção de novos parques aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Graduação em Engenharia Aquicultura e/ou, Engenharia Ambiental e/ou, Geografia e/ou, Oceanografia e/ou, Eng. de Pesca ou áreas afins. | Desejável: Pós-graduação na área de geoprocessamento.
  • Obrigatório: Domínio de ferramentas do ArcGIS/ ArcInfo voltadas à criação e edição de arquivos vetoriais. Conhecimentos sólidos de Sistemas de Coordenadas, Datum, Sistemas de Informações Geográficas e Banco de Dados Geográficos. Conhecimentos sólidos em modelos hidroecológicos. | Desejável: Conhecimento da Infraestrutura de dados espaciais (INDE), padrões de interoperabilidade do Poder Executivo Federal (e-PING).
  • Obrigatório: Mínimo dois anos de experiência em atividades de geoprocessamento relacionadas à elaboração de projetos de aquicultura, ao desenvolvimento de estudos ambientais, e a gestão territorial. Experiência comprovada mínima de um ano na estruturação e modelagem de Sistemas de Informações Geográficas.
Consultor Técnico em Sistemas de Informação (94895)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Modernização do Sistema de Informação das Autorizações de uso das Águas de Domínio da União para fins de aquicultura – SINAU.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Graduação em Tecnologia da Informação e/ou, Ciências da Computação e/ou, Engenharia Cartográfica e/ou, Engenharia Civil e/ou, Engenharia Ambiental e/ou, Engenharia de Aquicultura e/ou, Engenharia de Pesca e/ou, áreas tecnológicas afins. Desejá: Pós-graduação na área de geoprocessamento ou em Tecnologia da informação.
  • Obrigatório: Mínimo 3 anos de experiência em atividades de TI e/ou geoprocessamento relacionadas à elaboração e análise de projetos de aquicultura, estudos ambientais e gestão. Mínimo de 3 anos de experiência em atividades de modelagem, estruturação e implantação de Bancos de Dados Geográficos. Mínimo 3 anos de experiência comprovada em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados – PostGreSQL/PostGIS e Access. | Desejável: Experiência mínima de 3 anos em Infraestrutura de dados espaciais (INDE), bem como dos padrões de interoperabilidade do Poder Executivo Federal (e-PING). Experiência mínima de 3 anos nas seguintes linguagens: SQL, javascript, HTML, GeoServer e OpenLayers. 
Consultor Técnico em Geoprocessamento e Monitoramento (94894)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Analisar, modelar e simular cenários que subsidiem o processo de monitoramento de Parques Aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Graduação em Geografia e/ou, Engenharia Ambiental e/ou, Engenharia de Pesca e/ou, Engenharia Aquicultura ou áreas tecnológicas e afins.
  • Obrigatório: Mínimo um ano de experiência comprovada em atividades de geoprocessamento relacionadas à elaboração de estudos para aquicultura, ambientais e de gestão territorial. Mínimo um ano de experiência comprovada na utilização de ferramentas do software ArcGIS/ ArcInfo, voltadas à criação e edição de arquivos vetoriais e matriciais. Mínimo um ano de experiência comprovada com trabalhos utilizando Sistemas de Coordenadas, Datum, Sistemas de Informações Geográficas e Banco de Dados Geográficos. Mínimo um ano de experiência comprovada na estruturação e modelagem de Sistemas de Informações Geográficas. | Desejável: Experiência em estruturação e modelagem de Sistemas de Informações Geográficas utilizando a Infraestrutura de dados espaciais (INDE). Experiência comprovada e conhecimento dos padrões de interoperabilidade do Poder Executivo Federal (e-PING). Experiência comprovada e conhecimento relacionado a adoção de medidas gerenciais, visando a manutenção de condições ambientais; experiência comprovada em: i) elaboração do planejamento e execução de monitoramento ambiental; ii) Emissão de relatórios técnicos sobre projetos ambientais; iii) monitoramento de Licenças Ambientais e suas condicionantes dentro dos padrões e das normas técnicas legais vigentes.

Consultor Técnico em Geoprocessamento e Cartografia (94893)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Elaboração de projeto de Atlas dos Parques Aquícolas implantados pelo Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Graduação em Engenharia Cartográfica, e/ou Geografia, e/ou Engenharia Ambiental, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Engenharia Aquicultura ou áreas afins. | Desejável: Pós-graduação na área de geoprocessamento, e/ou cartografia e/ou áreas afins.
  • Obrigatório: Mínimo dois anos de experiência comprovada em atividades de geoprocessamento e/ou cartografia, relacionadas à elaboração de estudos para aquicultura, ambientais e de gestão territorial. Mínimo dois anos de experiência comprovada nas ferramentas do software ArcGIS/ ArcInfo, voltadas à criação e edição de arquivos vetoriais e matriciais. Mínimo um ano de experiência comprovada nas ferramentas do software Corel Draw. Mínimo dois anos de experiência comprovada em trabalhos utilizando Sistemas de Coordenadas, Datum, Sistemas de Informações Geográficas e Banco de Dados Geográficos. Mínimo dois anos de experiência comprovada na estruturação e modelagem de Sistemas de Informações Geográficas e documentos cartográficos.

Consultor Técnico em Geoprocessamento e Gestão (94892)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Analisar, modelar e simular cenários que subsidiem o processo de gestão de Parques Aquícolas
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Graduação em Geografia e/ou, Engenharia Ambiental e/ou, Engenharia de Pesca e/ou, Engenharia Aquicultura ou áreas tecnológicas e afins.| Desejável: Pós-graduação na área de geoprocessamento e/ou gestão de projetos.
  • Desejável: Conhecimento da Infraestrutura de dados espaciais (INDE), padrões de interoperabilidade do Poder Executivo Federal (e-PING).
  • Obrigatório: Mínimo dois anos de experiência comprovada em atividades de gestão utilizando geoprocessamento relacionadas à elaboração de estudos para aquicultura, ambientais e de gestão territorial. Mínimo dois anos de experiência comprovada nas ferramentas do software ArcGIS/ ArcInfo, voltadas à criação e edição de arquivos vetoriais e matriciais. Mínimo dois anos de experiência comprovada com trabalhos utilizando Sistemas de Coordenadas, Datum, Sistemas de Informações Geográficas e Banco de Dados Geográficos. Mínimo dois anos de experiência comprovada na estruturação e modelagem de Sistemas de Informações Geográficas.

Consultor Técnico em aquicultura cadeia produtiva parques aquícolas 2 (94509)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Levantar e sistematizar dados que proporcionem uma avaliação completa das cadeias produtivas associadas aos parques aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 2 anos de graduação em Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Zootecnia, e/ou Agronomia e/ou Engenharia de Aquicultura. | Desejável: Pós Graduação Latu Sensu e/ou Stricto sensu em agronegócio, desenvolvimento regional e/ou aqüicultura.
  • Desejável: Conhecimento sobre a realidade do setor aquícola nacional. Conhecimento da legislação pertinente à atividade aquícola. Língua Inglesa (leitura: básico/ escrita: básico/ conversação: básico).
  • Obrigatório: Mínimo de 2 anos na elaboração, e/ou coordenação e/ou execução de projetos de aquicultura. | Desejável: Experiência em projetos de aquicultura em tanques-rede. Experiência em assistência técnica e extensão aquícola. Experiência de coordenação e/ou participação em equipes multidisciplinares. Experiência em métodos participativos de diagnóstico rápido e/ou planejamento. Atuação em projetos de cooperação internacional. Conhecimento sobre sistemas de informações gerenciais e/ou geográficas. Conhecimento sobre realidade da cadeia produtiva da aquicultura nacional.

Consultor Técnico em aquicultura cadeia produtiva parques aquícolas 1 (94508)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Levantar e sistematizar dados que proporcionem uma avaliação completa das cadeias produtivas associadas aos parques aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 2 anos de graduação em Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Zootecnia, e/ou Agronomia e/ou Engenharia de Aquicultura. | Desejável: Pós Graduação Latu Sensu e/ou Stricto sensu em agronegócio, e/ou desenvolvimento regional e/ou aqüicultura.
  • Desejável: Conhecimento sobre a realidade do setor aquícola nacional. Conhecimento da legislação pertinente à atividade aquícola. Língua Inglesa (leitura: básico/ escrita: básico/ conversação: básico).
  • Obrigatório: Mínimo de 2 anos na elaboração, e/ou coordenação e/ou execução de projetos de aquicultura. | Desejável: Experiência em projetos de aquicultura em tanques-rede. Experiência em assistência técnica e extensão aquícola. Experiência em métodos participativos de diagnóstico rápido e/ou planejamento. Experiência de coordenação e/ou participação em equipes multidisciplinares. Atuação em projetos de cooperação internacional. Conhecimento sobre sistemas de informações gerenciais e/ou geográficas. Conhecimento sobre realidade da cadeia produtiva da aquicultura nacional.

Consultor Técnico em aquicultura continental licenciamento ambiental (94507)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Atuar na análise dos procedimentos para a obtenção e a manutenção das licenças ambientais dos parques aquícolas
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 2 anos de graduação em Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Zootecnia, e/ou Engenharia Ambiental, e/ou Agronomia, e/ou Engenharia de Aquicultura. | Desejável: Pós Graduação Latu Sensu e/ou Stricto sensu com temática relacionada ao monitoramento de ecossistemas aquáticos.
  • Desejável: Conhecimento sobre a realidade do setor aquícola nacional. Conhecimento da legislação pertinente à atividade aquícola. Conhecimento da legislação pertinente ao licenciamento ambiental da atividade aquícola. Língua Inglesa (leitura: intermediário/ escrita: básico/ conversação: básico).
  • Obrigatório: Mínimo de 2 anos na elaboração, e/ou coordenação e/ou execução de projetos de regularização de empreendimentos aquícolas. | Desejável: Experiência na elaboração, e/ou coordenação e/ou execução de projetos envolvendo mitigação e/ou compensação de impactos ambientais. Experiência de coordenação e/ou participação em equipes multidisciplinares. Conhecimento sobre sistemas de informações geográficas. Atuação em projetos de cooperação internacional.

Consultor Técnico em aquicultura continental monitoramento dos parques aquícolas (94505)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Atuar na elaboração de estudos de monitoramento ambiental e produtivo dos parques aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 5 anos de graduação em Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Zootecnia, e/ou Engenharia Ambiental, e/ou Agronomia e/ou Engenharia de Aquicultura. Pós Graduação Latu Sensu e/ou Stricto sensu nas áreas com temática relacionada ao monitoramento de ecossistemas aquáticos e/ou da produção aquícola.
  • Desejável: Conhecimento sobre a realidade do setor aquícola nacional. Conhecimento da legislação pertinente à atividade aquícola. Conhecimento da legislação pertinente ao licenciamento ambiental da atividade aquícola. Língua Inglesa (leitura: avançado/ escrita: básico/ conversação: intermediária).
  • Obrigatório: Mínimo 5 anos na elaboração, coordenação e/ou execução de projetos de monitoramento de ecossistemas aquáticos e/ou da produção aquícola. | Desejável: Experiência na elaboração, coordenação e/ou execução de projetos envolvendo o monitoramento ambiental de empreendimentos aquícolas. Experiência na elaboração, coordenação e/ou execução de projetos envolvendo mitigação e/ou compensação de impactos ambientais. Experiência de coordenação e/ou participação em equipes multidisciplinares. Conhecimento sobre sistemas de informações gerenciais e/ou geográficas. Atuação em projetos de cooperação internacional.

Consultor Técnico em aquicultura continental prospecção de corpos hídricos (94490)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Avaliação de corpos hídricos com potencial para o desenvolvimento da aquicultura, com vistas à delimitação de Parques Aquícolas em reservatórios sob domínio da União.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 2 anos de graduação em Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Zootecnia, Engenharia Ambiental, e/ou Veterinária, e/ou Agronomia e/ou Engenharia de Aquicultura. | Desejável: Pós-graduação Latu Sensu e/ou Stricto sensu com temática relacionada aquicultura.
  • Desejável: Conhecimento sobre a realidade do setor aquícola nacional. Conhecimento da legislação pertinente à atividade aquícola. Conhecimento de sistemas de informações gerenciais e bancos de dados. Língua Inglesa (leitura: básico/ escrita: básico/ conversação: básico).
  • Obrigatório: Experiência na elaboração, e/ou coordenação e/ou execução de projetos de aquicultura em tanques-rede. | Desejável: Experiência como responsável técnico na elaboração de projetos de cessão de uso para aquicultura em águas da União. Experiência na elaboração, e/ou coordenação e/ou execução de projetos envolvendo o acompanhamento zootécnico de empreendimentos aquícolas. Experiência na coordenação e/ou participação em equipes multidisciplinares. Experiência na atuação em projetos de cooperação internacional.

Consultor em Piscicultura Continental: Insumos da Aquicultura, Elaboração de produtos de pescado (94475)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Elaborar conteúdo técnico para manuais e cartilhas que tratam da atividade de piscicultura, visando a disseminação de conhecimentos e articulação com demais parceiros do setor.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatóio: Graduação na área de Ciência Biológicas, e/ou Engenharia de Aqüicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Engenharia Agronômica, e /ou Zootecnia, e/ou Medicina Veterinária e/ou Oceanografia/ Oceanologia. Pós-graduação Stricto sensu ou Latu sensu em Aquicultura ou áreas afins.
  • Desejável: Língua Inglesa (leitura: intermediária/ escrita: básica/ conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo de 3 anos de experiência em piscicultura continental. | Desejável: Atuação em desenvolvimento, execução e operação de projetos de piscicultura de água doce nos diversos sistemas de cultivo (extensivo, semi-intensivo e intensivo). Experiência com processamento de pescado, uso de água na aquicultura, sistemas de recirculação, aquaponia e uso de equipamentos (bombas e aeradores) na aquicultura. Experiência com nutrição de peixes. Experiência com legislação ambiental referente à atividade aquícola.

Consultor Especialista em Piscicultura Continental: Instalações e produtos para piscicultura (94473)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Elaborar conteúdo técnico para manuais e cartilhas que tratam da atividade de piscicultura, visando a disseminação de conhecimentos e articulação com demais parceiros do setor
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Graduação na área de Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aqüicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Engenharia Agronômica, e/ou Zootecnia, e/ou Medicina Veterinária, e/ou Oceanografia/Oceanologia. | Desejável: Pós-graduação Stricto sensu ou Latu sensu em Aquicultura ou áreas afins.
  • Desejável Língua Inglesa (leitura: intermediária / escrita: básica/ conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo de 3 anos de experiência em piscicultura continental. | Desejável: Atuação em desenvolvimento, execução e operação de projetos de piscicultura de água doce nos diversos sistemas de cultivo (extensivo, semi-intensivo e intensivo). Experiência com cultivo de jundiá. Experiência com produção de peixes em tanque-redes, tanques e viveiros escavados. Experiência com manejo geral de peixes tropicais.Experiência com legislação ambiental referente à atividade aquícola.

Consultor em Piscicultura Continental: Produção de Peixes Amazônicos e do Pantanal Matogrossense (94471)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Elaborar conteúdo técnico para manuais e cartilhas que tratam da atividade de piscicultura, visando a disseminação de conhecimentos e articulação com demais parceiros do setor; Elaborar estudo sobre a organização social e produtiva do setor aquícola, para identificar os possíveis entraves ao seu desenvolvimento.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Graduação na área de Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aqüicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Engenharia Agronômica, e/ou Zootecnia, e/ou Medicina Veterinária, e/ou Oceanografia/Oceanologia. | Desejável: Pós-graduação Stricto sensu ou Latu sensu em Aquicultura ou áreas afins.
  • Desejável: Língua Inglesa (leitura: intermediária/ escrita: básica/ conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo de 3 anos de experiência em piscicultura continental. | Desejável: Atuação em desenvolvimento, execução e operação de projetos de piscicultura de água doce nos diversos sistemas de cultivo (extensivo, semi-intensivo e intensivo). Experiência com cultivo de matrinxã, tambaqui, pacu-caranha e tambacu. Experiência com o sistema oficial de assistência técnica e extensão aquícola no Brasil. Experiência com legislação ambiental referente à atividade aquícola.

Consultor em Piscicultura Continental: Piscicultura de Carnívoros e Piscicultura Ornamental (94467)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Elaborar conteúdo técnico para manuais e cartilhas que tratam da atividade de piscicultura, visando a disseminação de conhecimentos e articulação com demais parceiros do setor; Elaborar unidade modelo de Aquicultura Ornamental, para possibilitar o aumento da produção pela aquicultura em bases sustentáveis.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Graduação na área de Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aqüicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Engenharia Agronômica, e/ou Zootecnia, e/ou Medicina Veterinária e/ou Oceanografia/Oceanologia. Pós-graduação Stricto sensu ou Latu sensu em Aquicultura ou áreas afins.
  • Desejável: Língua Inglesa (leitura: intermediária / escrita: básica / conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo de 5 anos de experiência em piscicultura continental. | Desejável: Atuação em desenvolvimento, execução e operação de projetos de piscicultura de água doce nos diversos sistemas de cultivo (extensivo, semi-intensivo e intensivo). Experiência com cultivo de trutas e pirarucu. Experiência com peixes ornamentais de água doce. Experiência com legislação ambiental referente à atividade aquícola.

Consultor Especialista em Piscicultura Continental: Produção de Carpas, Tilápias e Surubins (94466)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Elaborar conteúdo técnico para manuais e cartilhas que tratam da atividade de piscicultura, visando a disseminação de conhecimentos e articulação com demais parceiros do setor; Elaborar estudo sobre a organização social e produtiva do setor aquícola, para identificar os possíveis entraves ao seu desenvolvimento.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Graduação na área de Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aquicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Engenharia Agronômica, e/ou Zootecnia, e/ou Medicina Veterinária e/ou Oceanografia/Oceanologia. Pós-graduação Stricto sensu ou Latu sensu em Aquicultura ou áreas afins.
  • Desejável: Língua Inglesa (leitura: intermediária / escrita: básica / conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo de 5 anos de experiência em piscicultura continental. | Desejável: Atuação em desenvolvimento, execução e operação de projetos de piscicultura de água doce nos diversos sistemas de cultivo (extensivo, semi-intensivo e intensivo). Experiência com cultivo de tilápia, carpa e surubim. Experiência com as organizações formais de aquicultores no país. Experiência com legislação ambiental referente à atividade aquícola.

Consultor técnico especialista em aquicultura marinha para prospecção de parques aquícolas (94451)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Desenvolver diagnóstico detalhado, realizar prospecção para parques aquicolas marinhos e desenvolver proposta para contratação de empresas especializadas na elaboração de estudos técnicos para delimitação dos parques aquicolas marinhos, de modo que permita ao gestor público direcionar a política nacional de implantação de parques aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo de 3 anos de graduação em: Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aquicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Oceanografia, e/ou Zootecnia, e/ou Veterinária e/ou áreas relacionadas à aquicultura marinha. | Desejável: Pós-graduação na área de aquicultura (latu senso, e/ou strictu senso).
  • Obrigatório: Inglês básico (escrita, fala e leitura). | Desejável: Curso em Microsoft® Project e/ou outras ferramentas gerenciais.
  • Obrigatório: Experiência comprovada de no mínimo 2 anos em desenvolvimento e execução de projetos na área de aquicultura marinha. | Desejável: Experiência em elaboração de projetos físicos financeiro na área de aquicultura.

Consultor técnico especialista em gestão de parques aquícolas marinho – piscicultura marinha (94447)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Desenvolver propostas de modelos de gestão para os parques aquícolas de piscicultura marinha através dos produtos técnicos que devem ser fundamentados no desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômico. Além de integrar as inovações tecnológicas dos métodos e técnicas aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo de 5 anos de graduação em: Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aquicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Oceanografia, e/ou Zootecnia, e/ou Veterinária e/ou áreas relacionadas à aquicultura marinha. Pós-graduação na área de aqüicultura (latu senso, e/ou strictu senso). | Desejável: Pós-graduação em Gestão de Projetos (latu senso, e/ou strictu senso). Pós-graduação em Administração (latu senso, e/ou strictu senso).
  • Obrigatório: Inglês intermediário (escrita e leitura), e básico (fala). | Desejável: Curso em Microsoft® Project e/ou outras ferramentas gerenciais.
  • Obrigatório: Mínimo de 2 anos de experiência comprovada em planejamento e gerenciamento de projetos de piscicultura marinha. | Desejável: Mínimo de 2 anos de experiência em reprodução e larvicultura de peixes marinhos. Mínimo de 2 anos de experiência em desenvolvimento de tecnologias de sistemas de produção, manejo das espécies e densidade de estocagem voltados à piscicultura marinha. Mínimo 1 ano de experiência em Sistema de Informação Geográfico – SIG.

Consultor técnico especialista em gestão de parques aquicolas marinho de algas e moluscos (94445)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Desenvolver propostas de modelos de gestão para os parques aquícolas de algicultura e malacocultura através dos produtos técnicos que devem ser fundamentados no desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômico. Além de integrar as inovações tecnológicas dos métodos e técnicas aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo de 5 anos de graduação em: Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aquicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Oceanografia, e/ou Zootecnia, e/ou Veterinária e/ou áreas relacionadas à aquicultura marinha. Pós-graduação na área de aqüicultura (latu senso, e/ou strictu senso). | Desejável: Pós-graduação em Gestão de Projetos. Pós-graduação em Administração.
  • Obrigatório: Língua Inglesa (leitura: intermediária, escrita: básica, fala: básica). | Desejável: Curso em Microsoft® Project e/ou outras ferramentas gerenciais.
  • Obrigatório: Mínimo de 2 anos de experiência comprovada no planejamento e gerenciamento de projetos de aquicultura marinha. | Desejável: Mínimo de 2 anos de experiência em execução de projetos de algicultur. Mínimo de 2 anos de experiência em execução de projetos de malacocultura. Mínimo de 2 anos de experiência em sanidade de organismos aquáticos marinhos cultivados. Mínimo 1 ano de experiência em Sistema de Informação Geográfico – SIG.

Especialista em Monitoramento Ambiental da aquícultura marinha (94443)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Elaborar proposta técnica de monitoramento ambiental dos parques aquicolas marinhos implantados pelo MPA
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo de 5 anos de graduação em: Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aquicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Oceanografia, e/ou Zootecnia, e/ou Veterinária e/ou áreas relacionadas à aquicultura marinha. Pós-graduação na área ambiental (latu senso, e/ou strictu senso). | Desejável: Pós-graduação na área de aquicultura (latu senso, e/ou strictu senso).
  • Obrigatório: Inglês avançado (escrita, fala e leitura). | Desejável: Curso em Microsoft® Project e/ou outras ferramentas gerenciais.
  • Obrigatório: Experiência comprovada de no mínimo 5 anos em atividades relacionadas ao monitoramento ambiental para projetos aquícolas marinho. | Desejável: Mínimo de 2 anos de experiência no planejamento e na execução do monitoramento de qualidade de água em atividades aquicolas. Mínimo de 2 anos de experiência em laboratório para análise de qualidade de água. Mínimo 1 ano de experiência em Sistema de Informação Geográfico – SIG.

Especialista em Monitoramento ambiental para piscicultura marinha (94440)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Elaborar proposta técnica de monitoramento ambiental dos parques aquicolas de piscicultura marinha implantados pelo MPA.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo de 5 anos de graduação em Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aquicultura, e/ou Engenharia de Pesca, e/ou Oceanografia, e/ou Zootecnia, e/ou Veterinária e/ou áreas relacionadas à aquicultura marinha. Pós-graduação na área de aqüicultura (latu senso, e/ou strictu senso). | Desejável: Pós-graduação na área ambiental (latu senso, e/ou strictu senso).
  • Obrigatório: Língua Inglesa (leitura: intermediária, escrita: básica, fala: básica). | Desejável: Curso em Microsoft® Project e/ou outras ferramentas gerenciais.
  • Obrigatório: Experiência comprovada de no mínimo 2 anos em atividades relacionadas ao monitoramento ambiental de projetos piscicultura marinha. | Desejável: Mínimo 2 anos de experiência em laboratório de análise de qualidade de água. Mínimo de 2 anos de experiência em desenvolvimento de tecnologias de sistemas de produção, manejo das espécies e densidade de estocagem voltados à piscicultura marinha. Mínimo 2 anos de experiência em sanidade de peixes marinhos cultivados. Mínimo 1 ano de experiência em Sistema de Informação Geográfico – SIG.
Consultor especialista em aquicultura marinha/ piscicultura (94422)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Auxiliar o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e as instituições parceiras no desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura marinha por meio da elaboração, acompanhamento e execução de projetos que envolvam planejamento, ordenamento e fomento da atividade, através de diagnósticos e estudos de viabilidade técnica e econômica (EVTE).
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 3 anos de graduado em Ciências Biológicas, e/ou Engenharia de Aquicultura, e/ou Engenharia de Pesca e/ou Oceanografia, e/ou Zootecnia. | Desejável: Especialização em aquicultura marinha / piscicultura marinha. Pós-graduação em aquicultura marinha / piscicultura marinha. Pós-graduação em gestão de projetos. Pós-graduação em agronegócios.
  • Obrigatório: Língua Inglesa (leitura: intermediária, escrita: básica e conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo 3 anos de experiência comprovada em elaboração, coordenação e/ou execução de projetos de piscicultura marinha. | Desejável: Experiência comprovada em elaboração, coordenação e/ou execução de projetos de piscicultura marinha com a espécie Rachycentrum canadum- Bijupirá

Consultor especialista em engenharia / projetista (94421)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Elaborar plantas, desenhos técnicos e memoriais descritivos de unidades produtoras de formas jovens, sistemas de cultivo, unidades de beneficiamento e de outras tecnologias sociais aplicadas a unidades integrantes da cadeia produtiva da aquicultura marinha, criar uma relação detalhada de dados de fabricantes e fornecedores de equipamentos e materiais nacionais e internacionais necessários para a implantação e operacionalização dos projetos de unidades integrantes da cadeia produtiva da aqüicultura marinha, e fornecer apoio técnico para a implantação e ao funcionamento das mesmas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 3 anos de graduação em Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Pesca e/ou em áreas correlatas à Engenharia. O profissional deve possuir registro válido junto ao CREA. Conhecimento avançado em AutoCAD. | Desejável: Pós-graduação em Gestão de Projetos. Curso de APPCC. Cursos em Sistemas de Informações Geográficas – SIG.
  • Obrigatório: Língua Inglesa (leitura: intermediária, escrita: básico e conversação: básico).
  • Obrigatório: Mínimo 3 anos de experiência em elaboração, gerenciamento, coordenação e/ou execução de projetos de engenharia (elaboração de projetos na área de engenharia civil, hidráulica e elétrica). | Desejável: Experiência na elaboração, coordenação e/ou execução de projetos de implantação de unidades produtoras de organismos aquáticos, unidades de beneficiamento de pescado (SIM, SIE e SIF) e desenhos técnicos de sistemas de aquicultura.
Consultor especialista em carcinicultura marinha (94420)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Auxiliar o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e as instituições estaduais parceiras no desenvolvimento da carcinicultura, através da elaboração e acompanhamento da execução de projetos que envolvam planejamento, ordenamento, licenciamento e fomento da cadeia produtiva da carcinicultura marinha, na forma de códigos de conduta, planos de ordenamento e de desenvolvimento do sistema de Licenciamento e Legislação ambiental.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 5 anos de formado em Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia de Pesca, e/ou Engenharia de Aquicultura. Pós graduação na área ambiental. | Desejável: Especialização em Desenvolvimento Sustentável. Especialização em Carcinicultura Sustentável. Curso de ISO 14001 e/ou outros programas de gestão da qualidade.
  • Obrigatório: Língua Inglesa (leitura: intermediária/ escrita: básica / conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo 5 anos de experiência na elaboração, coordenação, e/ou execução de projetos relacionados à carcinicultura marinha. | Desejável: Análise, elaboração, coordenação, e/ou execução de projetos de licenciamento ambiental, bem como estudos de impacto ambiental (EIA/RIMA) da carcinicultura.
Consultor especialista em aquicultura marinha/ estuarina – I (94418)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Auxiliar o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e as instituições parceiras no desenvolvimento da cadeia produtiva da malacocultura por meio da elaboração, acompanhamento e execução de projetos que envolvam planejamento, ordenamento e fomento da atividade, através de diagnósticos e estudos de viabilidade técnica e econômica (EVTE).
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 2 anos de graduação em Ciências Biológicas e/ou, Engenharia de Aquicultura, e/ou Engenharia de Pesca e/ou Oceanografia e/ou Zootecnia. | Desejável: Especialização em aquicultura marinha – malacocultura. Especialização em gestão de projetos. Pós-graduação em aquicultura marinh. Pós-graduação em agronegócios ou áreas correlatas (economia ou administração rural).
  • Obrigatório: Conhecimento de Excel. Língua Inglesa (leitura: intermediária, escrita: básica e conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo 2 anos de experiência na elaboração, coordenação e/ou execução de projetos de malacocultura. | Desejável: Mínimo 2 anos de experiência na elaboração, coordenação e/ou execução de projetos de Ostreicultura com a espécie Crassostrea rhizophorae.

Consultor especialista em economia para o desenvolvimento da aquicultura marinha (94404)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Auxiliar o MPA na realização de estudos de viabilidade econômica; na compilação e realização de estudos de mercado de produtos oriundos da aquicultura marinha; na avaliação dos mecanismos de comercialização dos produtos aquícolas; na avaliação do impacto da importação de pescados sobre as cadeias produtivas da aquicultura nacional, e na avaliação de custos e mecanismos para exportação de produtos aquícolas.
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo 3 anos de graduação em Engenharia de Aquicultura e/ou, Engenharia de Pesca, e/ou Administração, Economia e/ou Agronomia. Desejável: Pós-graduação em aquicultura. Pós-graduação em gestão de projetos. Pós-graduação em economia. Pós-graduação em agronegócios e/ou administração rural.
  • Obrigatório: Conhecimento avançado em Microsoft Office e Excel. Língua Inglesa (leitura: intermediária, escrita: básica e conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo de 3 anos de experiência na Elaboração, coordenação e/ou execução de Estudos de Viabilidade Econômica (EVE). Elaboração de planos de negócios e estudos de mercado relacionados a produtos agrícolas ou agropecuários. | Desejável: Elaboração de estudos de viabilidade econômica; planos de negócios e estudos de mercado relacionados a produtos oriundos da pesca e aquicultura.
Consultor especialista em aquicultura marinha II (94020)
Projeto: UTF/BRA/084/BRA – Por um Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura.
Objetivo:
  • Auxiliar o MPA e as instituições parceiras no desenvolvimento da cadeia produtiva da malacocultura e algicultura por meio da elaboração, acompanhamento e execução de projetos que envolvam planejamento, ordenamento e fomento da atividade, através de diagnósticos e estudos de viabilidade técnica e econômica (EVTE).
Pré-Requisitos:
  • Obrigatório: Mínimo de 3 anos de graduação em Ciências Biológicas, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Pesca, Oceanografia e/ou Zootecnia. Pós-graduação em aquicultura marinha. | Desejável: Especialização em gestão de projetos. Pós-graduação em agronegócios ou áreas correlatas (economia ou administração rural).
  • Obrigatório: Conhecimento avançado em Microsoft Office – Excel. Língua Inglesa (leitura: intermediária, escrita: básica e conversação: básica).
  • Obrigatório: Mínimo 5 anos de experiência comprovada na elaboração, coordenação e/ou execução de projetos de aquicultura marinha. Desejável: Mínimo 2 anos de experiência na elaboração, coordenação e/ou execução de projetos de pectinicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário