sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ASSISTENTE DE PESQUISA DO GRUPO DE PESQUISA EM ECOLOGIA DE VERTEBRADOS TERRESTRES


INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - IDSM-OS/MCTI
EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA GRADUADO
ASSISTENTE DE PESQUISA DO GRUPO DE PESQUISA EM ECOLOGIA DE VERTEBRADOS TERRESTRES

 O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), está selecionando profissional graduado em ciências biológicas, ou outras áreas ambientais afins, para participar como Pesquisador do projeto "Aves em praias e plantações: aspectos migratórios, reprodutivos e pressão antrópica nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, Amazonas", atuando no apoio às atividades técnicas e científicas do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres, na região do Médio Solimões, Amazonas.
O IDSM é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a Conservação da Biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação. A atuação do IDSM pode ser vista com maiores detalhes em www.mamiraua.org.br ou nas publicações da instituição.

PERFIL DESEJADO DO CANDIDATO
  1. Graduado em curso de Ciências Biológicas, ou em outras áreas ambientais afins;
  2. Experiência em projetos de pesquisa de campo e anilhamento de aves silvestres;
  3. Capacidade de coordenar equipes em campo, de trabalhar em grupo e com equipes multidisciplinares;
  4. É desejável que o candidato possua experiência com pesquisa na Amazônia e/ou com comunidade ribeirinhas.
  5. Conhecimentos com uso de GPS, informática, editores de texto e planilhas eletrônicas;

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
O bolsista atuará como assistente de pesquisa junto as atividades de anilhamento e monitoramento de ninhos de aves de praia. O candidato atuará no georeferenciamento das áreas de nidificação, assim como elaboração de mapas destas áreas.
As atividades de campo serão desempenhadas principalmente na Reserva Mamirauá, em condições rústicas. Parte das atividades é desenvolvida durante o período noturno.
O bolsista deve ter disponibilidade para residir em Tefé (AM) e para viajar para Reserva Mamirauá.
É fundamental ter habilidade e pró-atividade para trabalhar em equipe e para atuar junto a moradores de comunidades ribeirinhas tradicionais, além de boa capacidade de escrita e pontualidade com os prazos.

BOLSA-AUXÍLIO:
O IDSM oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.700,00/mês, alojamento e alimentação básica no campo, e deslocamento de Tefé para a RDSM. O IDSM não dispõe de alojamento em Tefé, e arranjos de residência na cidade devem ser feitos pelo próprio bolsista. O deslocamento do bolsista de sua cidade de origem até Tefé fica a cargo do mesmo.
O candidato selecionado se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região. Ao chegar a Tefé deverá assinar o Termo de Compromisso do IDSM, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo.

PROCESSO SELETIVO
  • Até 09 de fevereiro 2013: Recebimento das inscrições.
  • Até 07 de março de 2013: Análise dos currículos e entrevistas.
  • Até 9 de março 2013: Divulgação do resultado final no site www.mamiraua.org.br
  • Início das atividades: A partir de 02 de Maio de 2013.
  • Duração da Bolsa: 8 meses

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:
Curriculum vitae resumido (2 páginas) com o link para Currículo Lattes.
Carta de intenção (não de encaminhamento): com um resumo de suas experiências profissionais (referindo-se especificamente aos itens do "Perfil do Candidato"), expectativas quanto ao preenchimento da vaga e motivação para este tipo de atividade. Explicando claramente por que deseja se candidatar à vaga, descrevendo seu perfil acadêmico e/ou profissional, descrevendo a relevância de participar nas atividades propostas neste edital. Na carta, o candidato, deverá listar duas referências acadêmicas ou profissionais e formas de contato (email e telefone). O Candidato deverá incluir seus próprios meios de contato (endereço, telefone, email, skype). A carta não poderá ultrapassar 2 páginas.
Os documentos deverão ser enviados apenas via correio eletrônico para bianca@mamiraua.org.br.
No Assunto da mensagem favor digitar: Candidato Bolsista Pesquisa Aves + Nome do candidato"

Mensagens enviadas com outro cabeçalho e submissões incompletas não serão consideradas.

Tefé, 24 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário