Lançada pelo Ministério da Educação e pela UNESCO em 2004, a Coleção Educação para Todos é um espaço para divulgação de textos, documentos, relatórios de pesquisas e eventos, estudos de pesquisadores, acadêmicos e educadores nacionais e internacionais, que tem por finalidade aprofundar o debate em torno da busca da educação para todos.
O vigésimo sexto volume desta Coleção, intitulado Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental, se propõe a ser um encontro agradável de professores e professoras com a filosofia, permitindo diversas leituras e contribuindo para abrir um espaço que fundamente a produção do conhecimento em Educação Ambiental.
O volume da Série Avaliação, “O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental?”, apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em duas etapas sobre a realidade da Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental brasileiras. Iniciada em 2005, a pesquisa partiu de uma constatação: a “universalização” da Educação Ambiental, pois em 2001, somente 61,2% das escolas declararam trabalhar com Educação Ambiental e, em 2004, este percentual subiu para 95%. A análise dos dados coletados, entre 2001 e 2004, pelo Censo Escolar do Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) buscou extrair e analisar as informações fornecidas pelas escolas sobre a forma de implementação da Educação Ambiental: projetos, transversalidade nas disciplinas e disciplina específica.
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