terça-feira, 9 de abril de 2013

Publicações do MEC sobre Educação Ambiental

Lançada  pelo  Ministério  da  Educação e  pela  UNESCO  em  2004,  a  Coleção  Educação  para  Todos  é  um  espaço para  divulgação  de  textos,  documentos, relatórios  de  pesquisas  e  eventos, estudos  de  pesquisadores,  acadêmicos e  educadores  nacionais  e  internacionais, que  tem  por  finalidade  aprofundar  o debate  em  torno  da  busca  da  educação para todos.

O vigésimo sexto volume desta Coleção, intitulado Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental, se  propõe  a  ser  um  encontro agradável  de  professores  e  professoras  com a filosofia, permitindo diversas leituras e  contribuindo  para  abrir  um  espaço  que  fundamente a produção do conhecimento em Educação Ambiental.


O volume da Série Avaliação, “O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental?”,  apresenta  os  resultados  de  uma  pesquisa  realizada  em  duas  etapas  sobre  a  realidade da Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental  brasileiras.  Iniciada  em  2005,  a  pesquisa partiu  de  uma  constatação:  a  “universalização”  da  Educação Ambiental, pois em 2001, somente 61,2% das escolas declararam trabalhar com Educação Ambiental e, em 2004, este percentual subiu para 95%. A  análise  dos  dados  coletados,  entre  2001  e  2004,  pelo Censo Escolar do Instituto Nacional de estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)  buscou extrair e analisar  as  informações  fornecidas  pelas  escolas  sobre a forma de implementação da Educação Ambiental: projetos,  transversalidade nas disciplinas e disciplina específica.


           

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