quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Três novos livros técnicos com minha coautoria (Recursos Naturais e Biodiversidade / Fauna e Flora Silvestres / Cultivo de Plantas Ornamentais)

Já estão disponíveis para compra em versão digital três livros dos quais eu sou uma das autoras. Todos eles foram desenvolvidos no contexto de um projeto da Editora Érica (Grupo Saraiva) e têm como objetivo apresentar conteúdos técnicos em uma linguagem simples e didática, apresentando exemplos que tornam a compreensão mais fácil para os leitores.



Autores: Rildo Pereira Barbosa e Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Com o objetivo de apresentar a riqueza dos recursos naturais renováveis e não renováveis do Brasil e discutir sua preservação e conservação, este livro apresenta conceitos e aspectos ambientais, legais, econômicos e sociais relacionados ao tema. Aborda a biodiversidade, os principais biomas brasileiros e a extinção das espécies com ampla exemplificação. Traz também noções de Ecologia e características dos ecossistemas, bem como fatos históricos e políticos que contribuíram para a conscientização ambiental e a formação do conceito de desenvolvimento sustentável, detalhando as políticas públicas atuais e apresentando as instituições que atuam na proteção e conservação da biodiversidade no Brasil.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital




Autores: Rildo Pereira Barbosa, Morgana Batista Alves Rangel e Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Repleto de exemplos e exercícios, o livro trata de um tema muito relevante para o Brasil, um dos países com a maior biodiversidade do mundo. Aborda a formação dos seres vivos, sua evolução e suas características. Apresenta as florestas e os biomas brasileiros e explica a classificação de plantas e de animais vertebrados e invertebrados. Ensina conceitos de ecologia e biogeografia, o funcionamento dos ecossistemas e as causas de desequilíbrio ecológico. Explica a sucessão ecológica e o sistema utilizado para indicar o risco de extinção de espécies. Também trata da recuperação ecológica pelo manejo de espécies da fauna e da flora, indicando as leis adotadas para a proteção dos ecossistemas.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital



Autores: Giselle Smocking Rosa Bernardes Ribeiro e Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Este livro apresenta os elementos e os procedimentos necessários para iniciar o cultivo de plantas ornamentais, bem como os principais aspectos legais, comportamentais e de segurança relacionados às atividades. Aborda a relação entre as características ambientais e o cultivo dessas plantas, explicando como os aspectos físicos, climáticos, ecológicos e estéticos interferem no cultivo. Apresenta os tipos de plantas usados no paisagismo brasileiro, como gramados, forrações, arbustos, palmeiras e árvores. Trata ainda da composição dos solos e de seu preparo para o cultivo, dos fertilizantes e das necessidades nutricionais das plantas; da poda e da irrigação; e do controle de pragas. Também expõe os principais tipos de projetos paisagísticos e seus elementos decorativos e utilitários.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital


Estes outros livros de que participei continuam a venda em meio digital e versão impressa. O livro de biologia ambiental acabou de passar por uma rigorosa revisão e ampliação de conteúdo.



Autores: Paulo Roberto Barsano, Rildo Pereira Barbosa e Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Esta obra apresenta, com linguagem simples e objetiva, os seguintes temas: teorias da evolução, diversidade dos seres vivos, ecossistemas, princípios de botânica e zoologia, impactos ambientais na fauna e na flora, ecologia e biodiversidade, poluição ambiental, energias renováveis, biotecnologia e biologia na gestão ambiental. Trata de licenciamento, educação e atualidades ambientais, recuperação de áreas degradadas, gestão de recursos hídricos, monitoramento e legislação ambientais, além de trazer um panorama das espécies em extinção. Com fotos e ilustrações que representam o cotidiano, traz dicas e sugestões técnicas, bem como exercícios que possibilitam a aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital




Autores: Paulo Roberto Barsano, Rildo Pereira Barbosa e Viviane Japiassú Viana
Sobre o livro: Linguagem didática e exercícios práticos permeiam esta obra, que destaca temas importantes como: poluição, doenças vinculadas à água, ao solo e ao ar, o problema do lixo, qualidade ambiental, saúde pública e ambiental, legislação sanitária, abastecimento de água, sistema de esgoto, controle de vetores, microbiologia, biologia molecular, segurança alimentar e bioindicadores. Aborda epidemiologia, profilaxia, patogenia, etiologia, parasitologia, imunologia, impactos ambientais, erosão, poluição do solo, da água e do ar, avaliações, estudos e análise de riscos ambientais, árvore de falhas, licenciamento ambiental, zoneamento industrial, desenvolvimento sustentável e resíduos industriais. Trata das atividades agrossilvopastoris e de sua relação com o meio ambiente.
Compre aqui: Versão impressa  /  Versão digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário