sexta-feira, 13 de abril de 2012

Seminário sobre Energia Nuclear Aspectos Econômicos, Políticos e Ambientais

Data: 18 de abril de 2012
Auditório 91, 9º. andar da Uerj
 De 09:00 às 11:00 horas.
 
1ª. Mesa-redonda: Planejamento Energético no Brasil: Questões Econômicas, Políticas e Ambientais.
  • Leonam dos Santos Guimarães – Mestre em Engenharia Nuclear pela Universidade de Paris XI e Doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela USP, Assessor Especial da Presidência da Eletrobrás Eletronuclear e Membro do Grupo Permanente de Assessoria em Energia Nuclear (SAGNE) da AIEA.
  • Manoel Antonio da Fonseca Costa Filho – Doutor em Engenharia Mecânica pela COOPE - UFRJ na área de Termociências. Coordenador do Curso de Especialização em Eficiência Energética - European Energy Manager da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Coordenador do Laboratório de Termociências e Energia - LTE - UERJ. Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UERJ.
  • José Carlos Miranda Farias - Engenheiro Eletricista. Pós-graduação na COPPE/UFRJ. Especialização em Oxford. Diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética do Ministério de Minas e Energia - EPE/MME desde 2005.
 Moderador: Arnaldo José Santiago - Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas na área de Física Nuclear. Professor Adjunto da UERJ. Sub-Chefe do Departamento de Eletrônica Quântica do IF/UERJ.
 
 De 11:30 às 13:30 horas.
 
2ª. Mesa-redonda: Chernobyl e Fukushima: Impactos Socioambientais e o Futuro das Usinas Nucleares.
  • Paulo Carneiro – Engenheiro Eletrônico. Mestrado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Coordenador do Comitê Gerencial de Resposta ao Acidente de Fukushima da Eletronuclear. 
  • Alexandre Oliveira – Especialista em Medicina das Radiações. Consultor em Higiene das Radiações Ionizantes e Proteção Radiológica da Cultura de Segurança Serviços de Consultoria Ltda. (desde 2006). Assessor de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional das Indústrias Nucleares do Brasil – INB (1995-2003). Coordenador-Médico do Acidente Radiológico de Goiânia (1987).
  • Ruy de Góes – Ex-Coordenador do Greenpeace. Ex-Diretor de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Consultor.
 Moderador: Nelson Valverde – Médico. Ex-Coordenador do Centro de Rádio-Acidentados da Uerj. Colaborador em emergências radiológicas da OMS e da Agência Internacional de Energia Atômica e Consultor Médico da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica.
 
 De 15:00 às 17:00 horas.
 
3ª. Mesa-redonda: O Sistema de Segurança da Central Nuclear de Angra dos Reis e o seu Plano Emergencial.
  • José Manuel Dias Francisco – Engenheiro Eletricista. Coordenador de Comunicação e Segurança junto à Presidência da Eletrobrás Eletronuclear.
  • Altair Souza de Assis – Prof. Titular do Instituto de Matemática – UFF, Ex-Diretor de Rádio-Proteção e Segurança da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.
  • Marco Aurélio Vargas Francisco – Engenheiro Civil. Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Angra dos Reis.
 Moderador: Lucio de Souza – Doutor em Ciências Atmosféricas em Engenharia, COPPE-UFRJ. Meteorologista do 6º DISME - RJ/ES – INMET. Professor Substituto do Instituto Geografia - Uerj.

 17:30 às 19:00 horas.

Debate: Processo de Licenciamento e Compensações Ambientais das Usinas Nucleares de Angra dos Reis
  • Rogério Rocco – Advogado. Mestre em Direito da Cidade - Uerj. Ex-Coordenador Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/MMA. Ex-Superintendente do IBAMA/RJ. Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Ambiental Pública do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro – IUPERJ/UCAM.
  • Ivan Salati - Físico (USP), Doutor em Engenharia Nuclear (COPPE/UFRJ) - Ex- Diretor do Depto Planejamento da CNEN.  Ex- Coordenador Geral de Licenciamento e Controle da CNEN. Professor palestrn do Mestrado em Engenharia Nuclear do IME/UFRJ. Diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN e membro da Comissão de Normas de Segurança (Commission of Safety Standards - CSS) da AIEA.
Moderador: Roberto Huet – Advogado e Biólogo. Doutor em Ciências. Auditor Ambiental. Coordenador do Núcleo de Licenciamento Ambiental do IBAMA/SUPES-RJ.
ATENÇÃO: Enviar a ficha de inscrição para o e-mail: energia.nuclearlagefis@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário