domingo, 15 de abril de 2012

VOLUNTARIADO no PROJETO CAMINHO MARINHO

VOLUNTARIADO no PROJETO CAMINHO MARINHO – Conservação de tartarugas marinhas no Sul de Santa Catarina

QUEM SOMOS?
O Projeto Caminho Marinho é uma iniciativa que visa à conexão entre Pesquisa, Extensão e Ensino como o caminho à conservação das tartarugas marinhas e do ambiente marinho.

ONDE ESTAMOS?
O Projeto Caminho Marinho desenvolve suas atividades ao longo da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Localizada na região Sul de Santa Catarina, o Projeto abrange o litoral entre os municípios de Laguna e Garopaba, repletos de belas praias, enseadas e costões rochosos. Na praia de Itapirubá, limite entre Imbituba e Laguna, está a sede do Projeto.

QUAL O PERÍODO DE VOLUNTARIADO?
O Projeto Caminho Marinho abre vagas para interessados em participar da temporada de OUTONO-2012, entre o dia 1º de Maio e 31 de Julho.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA TEMPORADA OUTONO-2012?
O Projeto Caminho Marinho pretende desenvolver ao longo desta temporada 3 programas:
- Programa de Monitoramento da Pesca Artesanal: A temporada de outono é época da tainha (Mugil sp.), importante recurso para a pesca artesanal da região. O Projeto Caminho Marinho pretende realizar monitoramento diário dos desembarques na Praia de Itapirubá, sede do Projeto, e acompanhar semanalmente as comunidades adjacentes.
- Programa de Avistagem de Tartarugas Marinhas: Para conhecer a densidade das tartarugas verdes (Chelonia mydas) ao longo da costa Sul de Santa Catarina, avistagens desde costões rochosos serão realizados, acompanhados sempre do monitoramento de dados abióticos.
- Expedição Caminho Marinho: Em momento de mar oportuno, saídas de campo com o objetivo de captura intencional da tartaruga-verde serão realizados.

QUAIS SÃO AS TAREFAS DO VOLUNTÁRIO?
Semanalmente, cada voluntário terá 6 dias de trabalho e 1 dia de descanso. A cada semana, o voluntário terá 3 dias de monitoramento na praia de Itapirubá (com acompanhamento do desembarque da pesca, embarque com frota pesqueira e/ou avistagem de tartarugas), 2 dias demonitoramento em praias adjacentes (acompanhamento da pesca e/ou avistagem de tartarugas nestes costões), 1 dia de atividade na sede (organização de planilhas, amostras e organização da base) e 1 dia livre.

QUAIS SÃO AS NECESSIDADES PARA O VOLUNTARIADO?
O voluntário deve ter mais de 18 anos e estar apto a uma severa rotina de atividades físicas. O voluntário deve arcar com o transporte desde sua cidade origem até a Praia de Itapirubá, além de arcar com os custos de alimentação diária. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS AO VOLUNTÁRIO?
O Voluntário que passar um mês receberá Certificado de participação por horas práticas e Certificado pela realização do Curso Preparatório em Biologia e Conservação de Tartarugas Marinhas em Áreas de Alimentação, com 30 horas teóricas. O Projeto tem sede simples, com o apoio da comunidade, mas suficiente para alojar a equipe de trabalho.

COMO O VOLUNTÁRIO SE CANDIDATA ÀS VAGAS ABERTAS?
O (a) candidato (a) deve entrar em contato através do e-mail: diariotortuga@gmail.com

Um comentário:

  1. Olá me chamo omar fui voluntario no projeto Tamar caraveLAS NA BAHIA NO MÊS DE MARÇO DO ANO PASSADO PELO PROJETO TAMAR SUPERVISOR MARCELO LOURENÇO PARA INFORMAÇÕES. GOSTARIA DE FAZER PARTE DE ALGUM PROJETO P PROXÍMO ANO OU NO FINAL DESSE MESMO. FIZ O TÉCNICO DE PERMACULTURA E MUDANÇA CLIMATICA NO CARIBE EM 2020 /21 FEV. DEPOIS TAMAR ,DEPOIS RIO DE Janeiro permacultura, e Bertioga permacultura. Atualmente faço Etec Meio Ambiente em São Paulo . Tenho muita exp na área por ser criado em Ubatuba e Paraty aonde me tornei marinheiro auxiliar de convez trab com escunAS DE PASSEIO NA ORLA DO rIO DE JANEIRO. TENHO 53 ANOS O CURSO NO CARIBE FIZ NA RICMOND VALE ACADEMY DE SAN VICENT AND GRENADINES MEU EMAIL omarechaaime@gmail.com tel 11939385591 Obrigado !

    ResponderExcluir