quarta-feira, 27 de junho de 2012

Curso de Extensão em ANÁLISE AMBIENTAL NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO (COPPE - UFRJ)



Abertas as pré-inscrições para o Curso de Extensão Universitária em Análise Ambiental na Indústria de Petróleo - AMBIP pela  COPPE- UFRJ.

O Curso de Extensão em ANÁLISE AMBIENTAL NA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO tem como objetivos introduzir noções fundamentais sobre o meio ambiente marinho e apresentar os métodos de investigação utilizados na elaboração de Estudos de Impacto Ambiental, necessários para a instalação de plataformas em ambiente Offshore.

Módulo 1
NOÇÕES BÁSICAS DE OCEANOGRAFIA
Introdução à Oceanografia; Dimensão e Formas dos Oceanos; Propriedades Físicas da Água do Mar; Circulação Oceânica gerada pelo vento; Circulação Termohalina; Ondas; Marés; Dinâmica em Ambientes Marinhos Costeiros.

Módulo 2
NOÇÕES BÁSICAS DE METEOROLOGIA
Introdução à Meteorologia; A Atmosfera Terrestre; Pressão Atmosférica e Densidade do Ar; Temperatura e Transferência de Calor; A Circulação Geral da Atmosfera; Desenvolvimento das Nuvens e Precipitação; Massas de Ar e Frentes no Hemisfério Sul; Previsão do Tempo.

Módulo 3
MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO
Instrumentação Oceanográfica; Análise de dados oceanográficos; Introdução ao Sensoriamento Remoto; Introdução a Modelagem Computacional Ambiental; Modelagem da Hidrodinâmica Marinha; Modelagem Atmosférica; Modelagem de Dispersão de Poluentes no Mar.

Módulo 4
PRÁTICA EM ANÁLISE AMBIENTAL APLICADA A INDÚSTRIA DE PETRÓLEO
Aplicação dos conhecimentos adquiridos para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental voltado para a instalação (exploração, perfuração, produção) de Plataforma em Ambientes Offshore.

Para mais informações, visite nosso site:
www.oceanica.ufrj.br/labeco

Ou pelos telefones: (21) 2562-8715 / (21) 2562-8738

Nenhum comentário:

Postar um comentário