sábado, 12 de março de 2011

Cursos de Direito Ambiental Online

Esse site oferece diversos cursos gratuitos na área de direito ambiental. São cursos simples, mas ajudam no entendimento do temas abaixo.

DIREITO AMBIENTAL

4 comentários:

  1. Oi Viviane.

    Vira e mexe visito seu blog. Muito legal a sua iniciativa de divulgar vagas. Vi que tem indicado uns cursos também e faz tempo que estou procurando um bom curso de licenciamento ambiental no RJ mas nenhum que acho parece bom suficientemente. Você conhece algum?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Patie, na verdade é difícil preparar um curso de licenciamento que contemple todas as possibilidades existentes. Para cada tipo de atividade os estudo solicitados e riscos oferecidos diferem e portanto a legislação aplicável pode também ser diferente.
    Acho interessante que você escolha um para ter uma base, para entender pelo menos a dinâmica, mas as manhas só a prática fará você aprender direitinho. E mesmo para quem tem muito experiência, às vezes aparecem surpresas.
    Eu sinceramente nunca fiz curso específico desse tema. Aprendi e aprendo a cada dia na prática. Se precisar de ajuda peça socorro ao próprio INEA, aos colegas de profissão e pode pedir aqui também.
    A Firjan publicou um manual de licenciamento bem simplificado focado em indústrias que está disponível para baixar neste link http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CE9215B0DC40121648A19291E2A.htm
    E a Fetranspor também publicou recentemente um manual de licenciamento que tem como foco garagens de ônibus, mas que pode ajudar no licenciamento de oficinas e até um pouco no licenciamento de postos de combustíveis. Veja no link http://www.fetranspor.com.br/images/publicacoes/pdf/Licenciamento_17-8-10.pdf

    ResponderExcluir
  3. Então Viviane, tenho interesse em entrar nesta área e o que mais vemos são vagas que pedem experiência, seja em licenciamento ambiental, auditoria ambiental, gestão de resíduos e etc. Como não tenho essa experiência e não se acha facilmente oportunidades que dêem a possibilidade para a aprendizagem na prática, resolvi me especializar através de cursos, por isso perguntei, pois vejo alguns poucos no RJ mas nenhum até agora me passou certa credibilidade.

    ResponderExcluir
  4. Prevenindo passivos - Gerando Lucros


    Por: Julis Orácio Felipe
    O risco ambiental é um risco financeiro. Essa expressão reflete bem a importância da auditoria ambiental, notadamente em empresas de silvicultura, ramo industrial importante do Brasil mas muito combatido, na grande maioria das vezes injustamente. Para assegurar a todas as partes interessadas a transparência das operações é importante que tais empresas conduzam auditorias internas e externas de maneira que tenham mais uma ferramenta às mãos para geração de resultados e agregação de valor aos seus produtos. Esse livro norteia os primeiros passos na busca da redução de riscos de operação em empresas florestais.

    Auditoria Ambiental Florestal
    www.clubedosautores.com.br

    ResponderExcluir