sexta-feira, 8 de julho de 2011

Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais

Se você é estudante, tem entre 18 e 24 anos e participa de projetos socioambientais, inscreva um ou mais projetos no Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais.

O Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais foi desenvolvido para jovens de 18 a 24 anos engajados em ações socioambientais. É um dos mais importantes projetos mundiais de responsabilidade socioambiental da Bayer em benefício da juventude e do meio ambiente e faz parte de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Serão duas premiações, uma no Brasil, que dará oportunidade aos participantes que não dominam o idioma inglês, e outra na Alemanha, para aqueles que têm conhecimentos avançados da língua inglesa. Assim, ao todo, oito jovens serão premiados e não somente quatro, como nas edições passadas. A seleção será feita por um júri de profissionais com conhecimentos e experiência na avaliação de trabalhos socioambientais e de representantes da Bayer.

Os quatro jovens premiados no Brasil participarão do Encontro Nacional de Jovens Embaixadores Ambientais, uma semana exclusiva de atividades para ampliar o conhecimento dos vencedores sobre meio ambiente e responsabilidade socioambiental. A programação inclui palestras com especialistas da área, além de visitas a instituições com as melhores práticas socioambientais.

Os outros quatro vencedores, que obrigatoriamente devem apresentar bons conhecimentos em inglês, irão para a Alemanha, onde terão contato com as ações mais modernas de sustentabilidade de empresas e de prefeituras do estado da Renânia do Norte-Westfália, onde fica Leverkusen, a sede da Bayer. Além das experiências práticas em locais com tecnologia de ponta, a troca de conhecimentos com jovens de todo o mundo é um enriquecimento cultural único.

Agora que você já sabe o que é o Programa, que tal organizar suas ideias e se inscrever?

Navegue pelo site, inspire-se e saiba muito mais sobre o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais. Você ainda poderá tirar dúvidas e dicas de quem já passou por tudo isso e teve sucesso: os Embaixadores Ambientais de 2010 irão prestar um serviço de tutoria especial. Com tudo isso, ficou muito fácil de fazer sua inscrição. Mas fique ligado: elas vão até o dia 27 de julho de 2011. Clique aqui e faça a sua.


Assim que o cadastro for iniciado, você precisará concluir todas as etapas da inscrição, não sendo possível continuar o preenchimento posteriormente. Por isso, antes de iniciar, clique aqui e confira quais dados são requisitados.
Para ajudá-lo(a) a descrever e expor melhor o seu projeto, sugerimos que entre em contato com um dos tutores do Programa – que são os jovens autores dos melhores projetos de 2010. Eles estão à disposição para instruí-lo. Conheça cada um deles aqui e contate aquele com mais experiência nos temas relacionados ao seu projeto.
Siga essas dicas, inscreva seu projeto e boa sorte!


Conheça melhor o perfil de cada um dos Jovens Embaixadores Ambientais, ganhadores da edição de 2010, e entre em contato para saber como eles podem auxiliar na inscrição do seu projeto.

Amanda Baldochi


Amanda Baldochi Souza, 24 anos. Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar – SP, atualmente é mestranda em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma universidade. Projeto de mestrado: “Avaliação da Qualidade da Água das nascentes da Bacia do Rio Monjolinho na Porção à Montante da Estação de Captação de Água do Espraiado, São Carlos – SP”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. O projeto estuda a integridade biológica e a qualidade da água dos córregos à montante da Estação de Captação de Água da cidade de São Carlos, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 40.000 pessoas. Projeto premiado pela Bayer por meio do concurso “Bayer Jovens Embaixadores Ambientais”. Estágio de 3 meses na Clausthaler Umwelttechnik Institut GmbH (CUTEC), Alemanha em processos anaeróbios para a produção de Biogás.


Áreas de atuação/interesse: Qualidade de água, poluição de recursos hídricos, recuperação ambiental, fontes renováreis de energia.
Cidade: São Carlos - SP
E-mail: amandabaldochi.bayerjovens@gmail.com


Amanda Pegoraro


Amanda Neuenfeld Pegoraro, 19 anos, é estudante do curso de Direito - Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas e engajada em trabalhos voluntários. Atua no projeto “De olho no óleo”, que visa sensibilizar a comunidade de Canguçu/RS dos problemas que óleo de cozinha usado causa no meio ambiente, cuida do recolhimento desse óleo, e sua venda para uma empresa, gerando assim recursos para a APAE(Associação de Pais e Amigos de Excepcionais). O projeto foi premiado pela Bayer por meio do concurso “Bayer Jovens Embaixadores Ambientais” em 2010.


Áreas de atuação/interesse: Meio ambiente, direitos humanos, sustentabilidade, direito ambiental, formatação de projetos para educação ambiental.
Cidade: Pelotas - Canguçu/RS
E-mail: amandapegoraro.bayerjovens@gmail.com


Daniel Zardo


Daniel Isfer Zardo, 23 anos, é graduando do último ano de Engenharia Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Cursou em Lyon na França o 5° ano do curso de Engenharia Energética e Ambiental pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA de Lyon). Com experiência anterior em construção sustentável, realizou estágio de 6 meses na NOBATEK (Tecnologia para a Construção Sustentável) na cidade de Anglet, na França, e participa ativamente do projeto ECOHABITARE Sistemas Sustentáveis (desenvolvimento de tecnologias construtivas sustentáveis). Com o projeto anteriormente citado, foi vencedor do prêmio mundial da empresa Bayer em parceria com a UNEP (Programa da ONU para o Meio Ambiente), recebendo o título de “Jovem Embaixador Ambiental Global”. Atualmente realiza estágio na Schwan Cosmetics, empresa do ramo dos cosméticos, na qual auxilia a estruturação do departamento de Meio Ambiente do grupo, além da criação e implementação de programas de sustentabilidade.


Áreas de atuação/interesse: construção sustentável, engenharia civil.
Cidade: Curitiba/PR
E-mail: daniel.bayerjovens@gmail.com



Diêgo Lôbo


Diêgo Lôbo Goiabeira, 21 anos, é concluinte do curso de Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia, em Salvador. É blogueiro e ativista ambiental, idealizador e editor-chefe do blog “E esse tal Meio Ambiente?” (www.essetalmeioambiente.com), projeto que lhe rendeu, além de outras premiações, um lugar entre os Bayer Jovens Embaixadores Ambientais.  O ponto alto de sua atuação como blogueiro foi em 2010, quando viajou para Alemanha para cobrir uma conferência ambiental internacional. Além disso, está lançando o livro junto com outros autores do blog que levará as histórias e discussões nesses 1,5 anos de trabalho. Trabalha com comunicação, mídias sociais e mobilização de recursos em uma organização não-governamental.


Áreas de atuação/interesse: comunicação e meio ambiente, marketing verde, sustentabilidade, educação ambiental, mudanças climáticas, direitos humanos e terceiro setor.
Cidade: Salvador/BA
E-mail: diego.bayerjovens@gmail.com


Elisa


Elisa Kerber Schoenell, 22 anos, é graduada em Gestão Ambiental pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, São Leopoldo/RS. Atualmente é mestranda em Engenharia Civil – foco em Gerenciamento de Resíduos – na Unisinos. Recebeu prêmio pelo Bayer Jovens Embaixadores Ambientais 2010 pelo projeto “Aplicação de Ferramentas de Gestão Ambiental no Hospital Montenegro”. Dentro de seu currículo, destacam-se os cursos: “Desenvolvimento Ambiental Sustentável” - Universidade Jiao Tong, Shangai, China – 2009; Bioengenharia: Manejo Biotécnico de Cursos de Água – UFRGS – 2009; Aluno-Auditor do Sistema de Gestão Ambiental – Unisinos – 2009.


Áreas de atuação/interesse: Saneamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos, Tratamento de Efluentes, Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Cidade: Montenegro/RS
E-mail: elisa.bayerjovens@gmail.com



Emanuel


Emanuel Barbiero Antonio, 23 anos, é especialista em Gestão de Empresas e Negócios pelo Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), em Maringá (PR). Entre 2005 a 2010 atuou como instrutor de empreendedorismo juvenil da Agência Juvenil de Empreendedorismo, ação realizada em parceria com o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre 2006 e 2008 gerenciou projetos de desenvolvimento sustentável em parceria com o o Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (IIDAC) e o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV), em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Entre 2008 e 2010 foi gerente de projetos empresarias no Centro Universitário de Maringá (CESUMAR), onde desenvolvi o Projeto “Arte em Tecidos”, premiado pelo programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais no ano de 2010.


Áreas de atuação/interesse: sustentabilidade, educação ambiental, direitos humanos, responsabilidade social, empreendedorismo e gestão.
Cidade: Curitiba/PR
E-mail: emanuel.bayerjovens@gmail.com


Samuel Gondim

Samuel Gondim Lemos de Oliveira, 22 anos, graduando em Engenharia de Produção pela UFRN. Com experiência anterior em gestão de projetos, participou efetivamente do Movimento Empresa Júnior, fundando a Produtiva Júnior – Empresa Jr de Engenharia de Produção da UFRN onde foi Diretor Financeiro por 2 anos. Idealizador do Projeto de Compensação Ambiental 2008.Zero premiado no Prêmio Bayer Jovens Embaixadores Ambientais que inventariou e compensou as emissões de um semestre da turma de 2008 de Engenharia de Produção da UFRN. Além do prêmio, conta com outras publicações na área de sustentabilidade.

Áreas de atuação / interesse: Sustentabilidade, finanças, marketing, liderança, processos produtivos, planejamento.
Cidade: Natal / RN
E-mail: samuel.bayerjovens@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário