quinta-feira, 8 de setembro de 2011

4º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável



O 4º Congresso Internacional Sustentável, a ser realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro, tem como tema principal “Visão 2050: agenda para uma nova sociedade”. Executivos, acadêmicos e representantes das ONGs, governos e da sociedade vão discutir os temas mais relevantes para a sustentabilidade em plenárias, oficinas e fóruns.
O Sustentável 2011 pode ser considerado uma edição especial em razão da proximidade da Rio +20, prevista para junho de 2012. O evento vai contribuir para a elaboração do Visão 2050, documento histórico lançado pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).
Parcerias e Apoio
O Sustentável 2011 tem o apoio do WBCSD, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), WWF Brasil, World Resources Institute (WRI) e Worldwatch Institute (WWI). No âmbito governamental brasileiro, o evento conta com a cooperação dos ministérios do Meio Ambiente, da Cultura, das Relações Exteriores; da Prefeitura do Rio de Janeiro; e da Agência Nacional de Águas.
Interação e diálogo
Durante o Congresso, a interação entre os participantes e diferentes públicos será divida entre Plenárias, Diálogos Multissetoriais, Oficinas e Open Space. Saiba mais sobre o formato de cada ambiente de discussão:
Plenárias:
Palco principal do Sustentável 2011. Palestrantes vão abordar temas de interesse geral sobre a Rio+20 e o Visão 2050 direcionados a um público maior (cerca de 600 pessoas), que será incentivado a participar com perguntas.
Diálogos Multissetoriais: Serão realizados no mesmo espaço da Plenária, em horários alternados, com mais interferência do público, que poderá participar com perguntas e comentários, evidenciando as várias visões que existem sobre um determinado assunto.
Oficinas Abertas: Em formato de mesas redondas as quatro oficinas irão abordar temas atuais mais específicos do que as linhas gerais traçadas pelas plenárias. As oficinas abertas terão um público em média 75 pessoas e irão explorar os seguintes temas: Novas formas de parceria para o desenvolvimento local, Valoração Ambiental, Negócios Inclusivos e Mudanças Climáticas.
Oficinas Fechadas: Com um público menor, cerca de 60 pessoas, as nove oficinas vão abordar os pilares do Visão 2050. As discussões vão subsidiar a construção do Visão 2050 brasileiro, que será complementado com outros dois workshops – um antes e outro depois do evento. Esse espaço é reservado a convidados.
Open Space: Espaço aberto para debates não previstos na agenda oficial. Quem tiver um assunto relevante poderá apresentá-lo como proposta de debate. Caso haja interessados em participar da discussão, forma-se um grupo que se reúne para debater o assunto. Se o grupo formular uma proposta consistente, um de seus componentes poderá levá-la para discussão na plenária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário