segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Inscrições prorrogadas: curso EaD Capacitação Básica em Defesa Civil


Inscrições prorrogadas: curso EaD Capacitação Básica em Defesa Civil

15.08.2012 | por imprensaj
As inscrições para a 2ª edição do curso à distância Capacitação Básica em Defesa Civil foram prorrogadas até 31 de agosto. Os interessados podem fazer sua pré-inscrição pelo site http://www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/form/inscricao.php. Após as pré-inscrições, caso haja um número maior de interessados do que o número de vagas oferecidas haverá uma seleção.

Com o objetivo de capacitar dois mil agentes de defesa civil, o curso é aberto a toda comunidade interessada e não requer pré-requisito ou formação básica. Esse é o 1º módulo do Plano de Formação Continuada em Defesa Civil: Aspectos Estruturantes em Defesa Civil.

A data de início do EaD também foi prorrogada, devido ao prosseguimento da greve de servidores e professores na Universidade Federal de Santa Catarina. A previsão é que o curso se inicie em 17/09, podendo ser novamente prorrogado caso a greve persista. Fique atento às atualizações no nosso site ceped.ufsc.br, ou pelotwitter.com/cepedufsc.

Promovido em parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina, CEPED UFSC, o curso é gratuito e dispõe de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no qual o aluno tem acesso ao conteúdo em forma de teleconferências; videoaulas; livro-texto digital (em formato PDF), além de serviço de tutoria.
As pré-inscrições serão confirmadas através do e-mail cadastrado. O curso completo tem carga horária total de 30 horas/aula e fornece certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina para os alunos que completarem as atividades do curso no tempo estipulado.
Esta é a segunda edição do curso de Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil, dado pela primeira vez em 2011. Este curso é o primeiro módulo, Aspectos Estruturantes em Defesa Civil, do Plano de Formação Continuada em Defesa Civil, que prevê seis módulos de capacitação. Em comparação à primeira edição do curso, realizado em 2011, o conteúdo é basicamente o mesmo, com atualizações das mudanças legais que ocorreram em 2012, e redimensionamento dos capítulos.
PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Módulo 01: Aspectos Estruturantes em Defesa Civil
Este módulo apresenta os conteúdos introdutórios relacionados à atuação em Defesa Civil, com enfoque na legislação, na Política Nacional de Defesa Civil e nos estudos dos desastres no Brasil. Apresenta, também, a estrutura do Sistema Nacional de Defesa Civil, o ciclo de gestão em Defesa Civil, e a implantação e atribuições da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

1. Defesa Civil no Brasil:
1.1 Histórico

1.2 Conceitos

1.3 Política Nacional de Defesa Civil

1.4 Legislação

2. Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC)
2.1 Objetivo e finalidade do SINDEC

2.2 Estrutura do SINDEC

2.3 Atribuições dos órgãos de Defesa Civil

2.4 Políticas de governo associadas às ações de Defesa Civil

3. Ciclo de Gestão de Defesa Civil
3.1 Prevenção

3.2 Mitigação

3.3 Preparação

3.4 Resposta (cartão de pagamento)

3.5 Reconstrução

4. Estudo dos desastres (Conceitos e Classificação)
4.1 Conceito de desastres, de risco, de ameaça e de vulnerabilidade

4.2 Classificação, tipologia e codificação de desastres

4.3 Análise e classificação de danos e prejuízos

4.4 Reflexão sobre desastres e aplicação de medidas preventivas

5. Implantação e operacionalização de uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC)
5.1 Conceito de COMDEC

5.2 Requisitos mínimos para a formalização de COMDEC

5.3 Passos para a formalização

5.4 Órgãos que constituem uma COMDEC

5.5 Principais atribuições de uma COMDEC

5.6 Atuação Integrada (articulação intersetorial)

5.7 Critérios para caracterização de situação de emergência e estado de calamidade pública

5.8 Registro de ocorrências e fluxos de dados

5.9 NOPRED e AVADAN

(CEPED UFSC, 15/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário