quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Manual para interpretação das informações sobre substâncias químicas (Fundacentro)


A Fundacentro lançou no final de julho uma nova publicação: o Manual para interpretação das informações sobre substâncias químicas, já disponível para download gratuito no portal da instituição. Elaborada pela Doutora em Epidemiologia Mina Kato e pelo Doutor em Toxicologia Tarcísio Buschinelli, a obra traz subsídios para que os profissionais prevencionistas e demais interessados interpretem as informações sobre produtos químicos, como as contidas nas Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ.

"Há uma oferta muito grande de informações sobre substâncias químicas, mas a maior parte dos profissionais de SST, por não serem especialistas nas áreas de química ou toxicologia, tem dificuldade de entender muitos itens", afirma Tarcísio Buschinelli, pesquisador da Fundacentro. Em especial, as características físico-químicas das substâncias e as características toxicológicas, como a classificação por carcinogenicidade. "Resolvemos escrever esse manual para ser um roteiro para melhor interpretar as informações e tomar as melhores decisões, evitando uma interpretação exagerada ou minimizada."

A pesquisadora da Fundacentro Mina Kato destaca que o manual focaliza a saúde do trabalhador e traz exemplos dessa área. "Contextualizamos as informações sobre os produtos na área de Segurança e Saúde do Trabalhador. Quando falamos em uma substância química, relacionamos com questões da higiene ocupacional e da toxicologia", explica Kato.

A publicação busca dar uma aplicabilidade a certas propriedades das substâncias químicas. Por exemplo, informações sobre a pressão de vapor e densidade do vapor das substâncias que podem ser usadas na prática da Segurança e Saúde no Trabalho.

A disponibilização de Fichas de Informação de Segurança de Produtos Químicos mais informativas e claras é uma meta dos autores. "Se a pessoa entende a FISPQ, ela pode cobrar qualidade nas informações e que a ficha esteja de acordo com as normas", conclui Buschinelli."

Para consultar o Manual, clique aqui.

Data: 01/08/2012 / Fonte: Fundacentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário