sexta-feira, 3 de agosto de 2012

UNESCO: 6 vagas especialista (produtos perigosos/ agendas e educação ambiental/ biodiversidade/ conservação/ manejo)


A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 19 de junho de 1964 e se tornou Escritório Nacional no âmbito do Cluster Mercosul + Chile desde a nova estratégia de descentralização implementada pela sede da UNESCO. Em Brasília, o escritório da UNESCO iniciou suas atividades em 1972.
Por muitas décadas, a colaboração foi estreita e produtiva, mas somente em 1992, sob a égide da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, elaborada e aprovada por ocasião da Conferência Mundial de Educação para Todos (Jomtien, Tailândia, 1990), a UNESCO assinou um acordo de cooperação amplo com o Ministério da Educação do Brasil.

Em 1993, com base no Acordo Geral de 1981 (Acordo de Cooperação Técnica em Matéria Educacional Científica Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e a UNESCO), foi assinado o primeiro plano de trabalho com o MEC, como mecanismo auxiliar à decisão do Governo de elaborar o Plano Decenal de Educação para Todos.

A partir de meados da década de 90, o escritório brasileiro fortaleceu sua ação por todo o país, colocando sua competência técnica a serviço de inúmeros projetos e iniciativas no âmbito das cinco áreas temáticas da Organização, a saber: educação, ciências naturais, ciências sociais, cultura, comunicação e informação.
Aos poucos, as atividades da Representação foram se ampliando, multiplicando-se as articulações e convênios de cooperação técnica, tanto com o governo como com a sociedade civil. A importância dessas ações resultou no fato de o Escritório da UNESCO em Brasília (UBO) ter-se tornado um de seus principais escritórios no mundo.

 Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo para prodoc.unesco@ibram.df.gov.br indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.

Ou ainda é possível enviar o currículo pelo correio para a Sede do IBRAM/DF, SEPN 511 Bloco C Edifício Bittar, CEP: 70.750-543, A/C Unidade de Planejamento – UPLAN, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.

Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste edital.
Os currículos recebidos sem identificação do “Perfil e Número de Edital” ao qual concorre serão automaticamente desclassificados.

Envio de currículos até 05 de Agosto de 2012


Especialista em Produtos Perigosos
Nível superior na área de Ciências Biológicas, Geociências, Química, Engenharia Química e/ou Engenharia Ambiental em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado e/ou doutorado.
Experiência mínima de 6 anos na área de emergências ambientais e produtos perigosos e trabalhos desenvolvidos e experiência comprovada nos seguintes assuntos: utilização, análise e produção de mapas de risco ambiental, sistemas de informações geográficas aplicados a emergências ambientais com produtos químicos perigosos, avaliação de risco ambiental, planos de ação de emergência, segurança química.
Responsabilidades:
- Elaborar o protocolo interno de fluxo de dados e informações relativos a acidentes com produtos perigosos e o conjunto de procedimentos de controle e acompanhamento de emergências ambientais.
Definição do Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
Consultas a documentos e arquivos oficiais de órgãos, empresas, universidades e instituições diversas, construindo um levantamento histórico sobre as situações emergenciais no Distrito Federal com Produtos Perigosos ao longo dos últimos 10 anos.
Pesquisas na internet, em acervos bibliográficos de órgãos, empresas, universidades e intituições diversas sobre produtos perigosos e os materiais e treinamentos adequados para o correto atendimento de emergências.
Consultas e constatações na Gerência de Emergência e Riscos Ambientais sobre equipamentos e pessoal técnico atuais e necesários panem, atendimento emergencial.
Revisão bibliográfica sobre os procedimentos a serem adotados no atendimento emergencial.
Identificação das instituições envolvidas no atendimento emergencial.
Estabelecimento dos protocolos de atendimento a substâncias das classes 1, 2, 3, 4,5, 6, 8 e 9.
Elaboração dos relatórios parciais (por produto) e finais.
Reuniões periódicas de acompanhamento e avaliação com a equipe técnica do Instituto Brasília Ambiental.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 180 dias

Especialista em Pesquisa na área de Educação Ambiental
Nível Superior completo em qualquer área de formação, concluído em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado ou Doutorado em área correlata.
Experiência: Profissional de nívell superior com 6 (seis) anos de experiência de trabalho relevante no âmbito de consultoria, coordenação ou formulação de projetos, programas e estudos na área de Educação Ambiental.
Responsabilidades:
- Elaborar e desenvolver a metodologia a ser utilizada para o desenvolvimento do estudo em um Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
- Pesquisar em sítios da internet, noticiário local, programações de eventos, bibliotecas, entre outros meios, as ações de Educação Ambiental que são desenvolvidas na zona urbana e rural do Distrito Federal, por pessoas físicas ou jurídicas privadas, com e sem fins lucrativos, que pertençam aos setores primário, secundário ou terciário da socioeconomia, neste último, incluindo-se o Sistema “S”.
- Realizar visitas às pessoas ou instituições identificadas como desenvolvedoras de ações de Educação Ambiental, aplicar um questionário e fazer o registro fotográfico da realidade visualizada.
- Compilar de forma sistemática as informações acerca das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no DF.
- Realizar análise crítica dos dados coletados e compilados considerando potenciais, vulnerabilidades e lacunas.
- Propor projetos para superação de cada uma das lacunas encontradas.
- Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 180 dias

Especialista em Agendas Ambientais
Superior nas Áreas de Gestão Ambiental, Ciências Ambientais ou áreas afins, em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado ou Doutorado em área correlata.
Profissional de nível superior com no mínimo 3 (três) anos de experiência de trabalho no âmbito de consultoria, coordenação e formulação de projetos, programas e estudos na área de Gestão e Educação Ambiental.
Responsabilidades:
Elaborar Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
Pesquisar em acervos bibliográficos de órgãos públicos, empresas, universidades e instituições diversas a existência de agendas 21 locais nas regiões administrativas do Distrito Federal.
Realizar levantamento do histórico de criação das agendas 21 locais nas regiões administrativas do Distrito Federal e compilar as informações existentes sobre essas agendas ambientais.
Realizar visitas e entrevistas nas regiões administrativas para coleta de dados sobre as agendas ambientais locais, quando couber.
Consultar, constatar e coletar informações sobre formação de comissões locais da Agenda 21 (existência de instrumento legal criando a comissão, seu funcionamento, quantitativo de pessoas envolvidas, formas de atuação) nos setores responsáveis pela gestão ambiental do DF.
Realizar, no rol das regiões administrativas do DF, uma escala decrescente de áreas prioritárias para implantação de comissões locais, a partir da avaliação da existência do interesse e das necessidade de agendas ambientais.
Realizar análise crítica das agendas locais existentes nas regiões administrativas, considerando potenciais, vulnerabilidades e lacunas, e propor requisitos, estratégias e metodologia participativa para incentivar a formação de comissões da Agenda 21 no Distrito Federal.
Capacitar técnicos e gestores ambientais quanto à metodologia desenvolvida. A lista de participantes para a referida capacitação será aprovada pelo IBRAM. Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 120 dias

Especialista em Conservação e Gestão da Biodiversidade
Nível Superior nas áreas de Biologia, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia e áreas afins em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado e/ou Doutorado em área correlata à especificada.
Profissional com experiência mínima de 10 anos na área de gestão e planejamento ambiental.
Responsabilidades:
Elaborar e apresentar um Plano de Trabalho contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
Pesquisar em acervos bibliográficos de órgãos públicos, empresas, universidades e instituições diversas.
Compilar as informações socioambientais existentes para as 92 áreas protegidas do Distrito Federal, sob a gestão do IBRAM.
Realizar visitas de campo à áreas protegidas para reconhecimento e registro visual, quando couber.
Consultar, constatar e coletar informações nos setores responsáveis pela gestão das áreas protegidas do DF.
Avaliar as áreas protegidas de acordo com a representatividade, categorização, legislação e ocupação da área.
Analisar e avaliar a representatividade das áreas protegidas em relação à sua importância para a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ambientais e manutenção da qualidade de vida para a sociedade.
Realizar análise crítica da representatividade e outros aspectos citados neste Termo de Referência e propor adequação das áreas protegidas ao Sistema Distrital de Unidades de Conservação – SDUC.
Indicar áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.
Indicar e hierarquizar as áreas mais importantes para aporte de recursos (financeiros, humanos, estudos) em curto, médio e longo prazo.
Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 150 dias

Especialista em infraestrutura para Unidades de Conservação
Nível Superior nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Paisagismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e/ou áreas afins em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado e/ou Doutorado em área correlata.
Profissional com experiência mínima de 6 (seis) anos em formulação de projetos relacionados à infraestrutura em Unidades de Conservação.
Responsabilidades:
Elaborar e apresentar Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
Realizar pesquisa, levantamento e estudo da infrastrutura existente em Unidades de Conservação em nível federal e estadual, considerando todas as categorias existentes no SDUC ou similares.
Realizar reconhecimento de campo, com visitação a todas as Unidades de Conservação do Distrito Federal, quando couber.
Fazer um levantamento e análise da infraestrutura existente, determinando necessidade de reforma, recuperação, demolição e aptidão para o uso.
Realizar consultas, constatações e coletas de informações nos setores responsáveis pela gestão das unidades de conservação do DF.
Elaborar lista de necessidades de infraestrutura, projetos, recursos humanos entre outros para implementação das UCs do DF, considerando todas as categorias existentes.
Projetar um cenário mínimo e um cenário ideal para implementação e funcionamento das UCs.
Fazer estudo das UCs sob a gestão do IBRAM e indicar a proposta de infraestrutura que melhor atende a cada uma.
Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 120 dias

Especialista em Roteiros Metodológicos para Planos de Manejo
Nível Superior nas áreas de Biologia, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia e áreas afins em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado e/ou Doutorado em área correlata.
Profissional com experiência mínima de 10 anos em gestão e planejamento ambiental de unidades de conservação.
Responsabilidades:
Elaborar e apresentar Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
Realizar pesquisa, levantamento e estudo de roteiros metodológicos utilizados em nível federal, estadual e internacional aplicados a Planos de Manejo e/ou outros instrumentos de planejamento elaborados para Unidades de Conservação (UC) no âmbito das esferas citadas acima, apropriados ao conjunto e às categorias de UCs do DF; Consultas, constatações e coleta de informações nos setores responsáveis pela gestão das áreas protegidas do DF; Análise da legislação vigente sobre o tema.
- Reconhecimento de campo, com visitação às áreas.
Desenvolver metodologia para elaboração de Planos de Manejo e/ou outros instrumentos de planejamento de acordo com a legislação ambiental aplicável e outras informações.
Elaborar roteiro metodológico e resumo executivo com conteúdo e linguagem simplificada, apresentado as etapas e fases para a elaboração de Planos de Manejo de maneira didática e com recursos gráficos e visuais.
Elaborar programa de capacitação e capacitar os técnicos do Instituto na aplicação da metodologia desenvolvida; Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 180 dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário