A Representação da UNESCO no Brasil foi estabelecida em 19 de junho de 1964 e se tornou Escritório Nacional no âmbito do Cluster Mercosul + Chile desde a nova estratégia de descentralização implementada pela sede da UNESCO. Em Brasília, o escritório da UNESCO iniciou suas atividades em 1972.
Por muitas décadas, a colaboração foi estreita e produtiva, mas somente em 1992, sob a égide da Declaração Mundial sobre Educação para Todos, elaborada e aprovada por ocasião da Conferência Mundial de Educação para Todos (Jomtien, Tailândia, 1990), a UNESCO assinou um acordo de cooperação amplo com o Ministério da Educação do Brasil.
Em 1993, com base no Acordo Geral de 1981 (Acordo de Cooperação Técnica em Matéria Educacional Científica Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e a UNESCO), foi assinado o primeiro plano de trabalho com o MEC, como mecanismo auxiliar à decisão do Governo de elaborar o Plano Decenal de Educação para Todos.
A partir de meados da década de 90, o escritório brasileiro fortaleceu sua ação por todo o país, colocando sua competência técnica a serviço de inúmeros projetos e iniciativas no âmbito das cinco áreas temáticas da Organização, a saber: educação, ciências naturais, ciências sociais, cultura, comunicação e informação.
Aos poucos, as atividades da Representação foram se ampliando, multiplicando-se as articulações e convênios de cooperação técnica, tanto com o governo como com a sociedade civil. A importância dessas ações resultou no fato de o Escritório da UNESCO em Brasília (UBO) ter-se tornado um de seus principais escritórios no mundo.
Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar currículo para prodoc.unesco@ibram.df.gov.br indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.
Ou ainda é possível enviar o currículo pelo correio para a Sede do IBRAM/DF, SEPN 511 Bloco C Edifício Bittar, CEP: 70.750-543, A/C Unidade de Planejamento – UPLAN, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.
Serão desconsiderados os currículos remetidos após a data limite indicada neste edital.
Os currículos recebidos sem identificação do “Perfil e Número de Edital” ao qual concorre serão automaticamente desclassificados.
Envio de currículos até 05 de Agosto de 2012
Especialista em Produtos Perigosos
- Nível superior na área de Ciências Biológicas, Geociências, Química, Engenharia Química e/ou Engenharia Ambiental em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado e/ou doutorado.
- Experiência mínima de 6 anos na área de emergências ambientais e produtos perigosos e trabalhos desenvolvidos e experiência comprovada nos seguintes assuntos: utilização, análise e produção de mapas de risco ambiental, sistemas de informações geográficas aplicados a emergências ambientais com produtos químicos perigosos, avaliação de risco ambiental, planos de ação de emergência, segurança química.
Responsabilidades:
- Elaborar o protocolo interno de fluxo de dados e informações relativos a acidentes com produtos perigosos e o conjunto de procedimentos de controle e acompanhamento de emergências ambientais.
- Definição do Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
- Consultas a documentos e arquivos oficiais de órgãos, empresas, universidades e instituições diversas, construindo um levantamento histórico sobre as situações emergenciais no Distrito Federal com Produtos Perigosos ao longo dos últimos 10 anos.
- Pesquisas na internet, em acervos bibliográficos de órgãos, empresas, universidades e intituições diversas sobre produtos perigosos e os materiais e treinamentos adequados para o correto atendimento de emergências.
- Consultas e constatações na Gerência de Emergência e Riscos Ambientais sobre equipamentos e pessoal técnico atuais e necesários panem, atendimento emergencial.
- Revisão bibliográfica sobre os procedimentos a serem adotados no atendimento emergencial.
- Identificação das instituições envolvidas no atendimento emergencial.
- Estabelecimento dos protocolos de atendimento a substâncias das classes 1, 2, 3, 4,5, 6, 8 e 9.
- Elaboração dos relatórios parciais (por produto) e finais.
- Reuniões periódicas de acompanhamento e avaliação com a equipe técnica do Instituto Brasília Ambiental.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 180 dias
Especialista em Pesquisa na área de Educação Ambiental
- Nível Superior completo em qualquer área de formação, concluído em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado ou Doutorado em área correlata.
- Experiência: Profissional de nívell superior com 6 (seis) anos de experiência de trabalho relevante no âmbito de consultoria, coordenação ou formulação de projetos, programas e estudos na área de Educação Ambiental.
Responsabilidades:
- Elaborar e desenvolver a metodologia a ser utilizada para o desenvolvimento do estudo em um Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
- Pesquisar em sítios da internet, noticiário local, programações de eventos, bibliotecas, entre outros meios, as ações de Educação Ambiental que são desenvolvidas na zona urbana e rural do Distrito Federal, por pessoas físicas ou jurídicas privadas, com e sem fins lucrativos, que pertençam aos setores primário, secundário ou terciário da socioeconomia, neste último, incluindo-se o Sistema “S”.
- Realizar visitas às pessoas ou instituições identificadas como desenvolvedoras de ações de Educação Ambiental, aplicar um questionário e fazer o registro fotográfico da realidade visualizada.
- Compilar de forma sistemática as informações acerca das atividades de Educação Ambiental desenvolvidas no DF.
- Realizar análise crítica dos dados coletados e compilados considerando potenciais, vulnerabilidades e lacunas.
- Propor projetos para superação de cada uma das lacunas encontradas.
- Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 180 dias
Especialista em Agendas Ambientais
- Superior nas Áreas de Gestão Ambiental, Ciências Ambientais ou áreas afins, em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado ou Doutorado em área correlata.
- Profissional de nível superior com no mínimo 3 (três) anos de experiência de trabalho no âmbito de consultoria, coordenação e formulação de projetos, programas e estudos na área de Gestão e Educação Ambiental.
Responsabilidades:
- Elaborar Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
- Pesquisar em acervos bibliográficos de órgãos públicos, empresas, universidades e instituições diversas a existência de agendas 21 locais nas regiões administrativas do Distrito Federal.
- Realizar levantamento do histórico de criação das agendas 21 locais nas regiões administrativas do Distrito Federal e compilar as informações existentes sobre essas agendas ambientais.
- Realizar visitas e entrevistas nas regiões administrativas para coleta de dados sobre as agendas ambientais locais, quando couber.
- Consultar, constatar e coletar informações sobre formação de comissões locais da Agenda 21 (existência de instrumento legal criando a comissão, seu funcionamento, quantitativo de pessoas envolvidas, formas de atuação) nos setores responsáveis pela gestão ambiental do DF.
- Realizar, no rol das regiões administrativas do DF, uma escala decrescente de áreas prioritárias para implantação de comissões locais, a partir da avaliação da existência do interesse e das necessidade de agendas ambientais.
- Realizar análise crítica das agendas locais existentes nas regiões administrativas, considerando potenciais, vulnerabilidades e lacunas, e propor requisitos, estratégias e metodologia participativa para incentivar a formação de comissões da Agenda 21 no Distrito Federal.
- Capacitar técnicos e gestores ambientais quanto à metodologia desenvolvida. A lista de participantes para a referida capacitação será aprovada pelo IBRAM. Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 120 dias
Especialista em Conservação e Gestão da Biodiversidade
- Nível Superior nas áreas de Biologia, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia e áreas afins em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado e/ou Doutorado em área correlata à especificada.
- Profissional com experiência mínima de 10 anos na área de gestão e planejamento ambiental.
Responsabilidades:
- Elaborar e apresentar um Plano de Trabalho contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
- Pesquisar em acervos bibliográficos de órgãos públicos, empresas, universidades e instituições diversas.
- Compilar as informações socioambientais existentes para as 92 áreas protegidas do Distrito Federal, sob a gestão do IBRAM.
- Realizar visitas de campo à áreas protegidas para reconhecimento e registro visual, quando couber.
- Consultar, constatar e coletar informações nos setores responsáveis pela gestão das áreas protegidas do DF.
- Avaliar as áreas protegidas de acordo com a representatividade, categorização, legislação e ocupação da área.
- Analisar e avaliar a representatividade das áreas protegidas em relação à sua importância para a conservação da biodiversidade, prestação de serviços ambientais e manutenção da qualidade de vida para a sociedade.
- Realizar análise crítica da representatividade e outros aspectos citados neste Termo de Referência e propor adequação das áreas protegidas ao Sistema Distrital de Unidades de Conservação – SDUC.
- Indicar áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.
- Indicar e hierarquizar as áreas mais importantes para aporte de recursos (financeiros, humanos, estudos) em curto, médio e longo prazo.
- Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 150 dias
Especialista em infraestrutura para Unidades de Conservação
- Nível Superior nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Paisagismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e/ou áreas afins em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado e/ou Doutorado em área correlata.
- Profissional com experiência mínima de 6 (seis) anos em formulação de projetos relacionados à infraestrutura em Unidades de Conservação.
Responsabilidades:
- Elaborar e apresentar Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
- Realizar pesquisa, levantamento e estudo da infrastrutura existente em Unidades de Conservação em nível federal e estadual, considerando todas as categorias existentes no SDUC ou similares.
- Realizar reconhecimento de campo, com visitação a todas as Unidades de Conservação do Distrito Federal, quando couber.
- Fazer um levantamento e análise da infraestrutura existente, determinando necessidade de reforma, recuperação, demolição e aptidão para o uso.
- Realizar consultas, constatações e coletas de informações nos setores responsáveis pela gestão das unidades de conservação do DF.
- Elaborar lista de necessidades de infraestrutura, projetos, recursos humanos entre outros para implementação das UCs do DF, considerando todas as categorias existentes.
- Projetar um cenário mínimo e um cenário ideal para implementação e funcionamento das UCs.
- Fazer estudo das UCs sob a gestão do IBRAM e indicar a proposta de infraestrutura que melhor atende a cada uma.
- Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 120 dias
Especialista em Roteiros Metodológicos para Planos de Manejo
- Nível Superior nas áreas de Biologia, Ecologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Geografia e áreas afins em instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Desejável Especialização, Mestrado e/ou Doutorado em área correlata.
- Profissional com experiência mínima de 10 anos em gestão e planejamento ambiental de unidades de conservação.
Responsabilidades:
- Elaborar e apresentar Plano de Trabalho, contemplando todas as exigências presentes neste Termo de Referência.
- Realizar pesquisa, levantamento e estudo de roteiros metodológicos utilizados em nível federal, estadual e internacional aplicados a Planos de Manejo e/ou outros instrumentos de planejamento elaborados para Unidades de Conservação (UC) no âmbito das esferas citadas acima, apropriados ao conjunto e às categorias de UCs do DF; Consultas, constatações e coleta de informações nos setores responsáveis pela gestão das áreas protegidas do DF; Análise da legislação vigente sobre o tema.
- Reconhecimento de campo, com visitação às áreas.
- Desenvolver metodologia para elaboração de Planos de Manejo e/ou outros instrumentos de planejamento de acordo com a legislação ambiental aplicável e outras informações.
- Elaborar roteiro metodológico e resumo executivo com conteúdo e linguagem simplificada, apresentado as etapas e fases para a elaboração de Planos de Manejo de maneira didática e com recursos gráficos e visuais.
- Elaborar programa de capacitação e capacitar os técnicos do Instituto na aplicação da metodologia desenvolvida; Participar de reuniões periódicas com a equipe técnica do IBRAM.
Número de Vagas: 01 vaga
Local de Trabalho: Próprio do interessado
Duração do Contrato: 180 dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário