terça-feira, 8 de outubro de 2013

Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental


Sobre o curso
O Curso de Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental é parte integrante do Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental do Laboratório de Educação a Distância do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (LABEAD/IESC/UFRJ), uma das ações desencadeadas pelo Ministério da Saúde utilizando a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Este curso busca disseminar e ampliar o conhecimento para profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e áreas afins, visando à implantação e consolidação da Vigilância em Saúde Ambiental em diversas localidades do país.

Será privilegiada uma abordagem conceitual multidisciplinar e pretende-se desta forma que o profissional da Vigilância e áreas afins possa vir a contribuir, nos locais onde estiver trabalhando, para a efetiva melhoria das condições de saúde da população em parceria com a comunidade e demais profissionais que atuam nesta área.

O curso tem carga horária de 360h de disciplinas e mais 70 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, perfazendo um total de 430 horas. Será oferecido para todo o território nacional, gratuitamente, no formato semipresencial. O acompanhamento dos alunos será realizado por tutores


Público Alvo
Profissionais com formação de nível superior que trabalhem em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, na área da saúde ou em áreas afins, e que atuem envolvidos com a estratégia de fortalecimento do SUS, nas áreas de vigilância e atenção em saúde e gestão em saúde ambiental.

Objetivo geral
Qualificar profissionais comprometidos com a política do Sistema Único de Saúde (SUS), com atuação em Vigilância em Saúde Ambiental e áreas afins.

Requisitos para inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente neste link, conforme os pré-requisitos definidos no edital de seleção.
O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), através da plataforma Moodle. Elaborada para ajudar os tutores no gerenciamento de conteúdos para os alunos e na administração do curso, esta plataforma permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes, bem como a interação entre o tutor e seus alunos, seja de maneira individual ou coletiva (ferramentas chat, fórum, etc).
Os alunos aprovados nas disciplinas e prova final deverão elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deverá ser apresentado à banca examinadora na UFRJ. Os custos relativos a este momento presencial serão de responsabilidade dos próprios alunos
Receberá o título de Especialista em Saúde Ambiental pela UFRJ o aluno que for aprovado em todas as disciplinas do curso, na prova final e na avaliação do TCC pela banca examinadora

O Curso está organizado em cinco disciplinas, que se subdividem em Unidades.
Disciplina I: Sistema Único de Saúde e Vigilância em Saúde no Brasil
Carga Horária: 60h
Disciplina II: Saúde e Ambiente
Carga Horária: 120h
Disciplina III: Metodologia da Pesquisa
Carga Horária: 45h
Disciplina IV: Instrumentos para a Vigilância em Saúde Ambiental
Carga Horária: 90h
Disciplina V: Metodologias para a Vigilância em Saúde Ambiental
Carga Horária: 45h

Contato
Endereço: Praça Jorge Machado Moreira, nº 100 Prefeitura Universitária
Ilha do Fundão – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 21941-598
Telefone: 2598-9288
2598-3000 ramal 17032442
E-mail: vsaunasusesp@iesc.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário