quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Seja voluntário no Parque Nacional da Tijuca



Voluntariado
O Programa de Voluntários do Parque Nacional da Tijuca (PNT) representa a continuidade do programa Voluntários nos Parques do Brasil desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente/IBAMA desde 2001.

A atividade voluntária no PNT é importante, sobretudo, para estimular nas pessoas a consciência de que o Parque é um bem público e, portanto, é de responsabilidade de todos. Nesse sentido, a ação voluntária está intimamente associada à educação ambiental e a consequente "conduta consciente em ambientes naturais". O visitante que age de maneira consciente dentro do Parque, respeitando suas normas de conduta e seus cuidados básicos, na prática é um voluntário.

OBJETIVOO principal objetivo do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca é contribuir para a conservação de uma das Unidades de Conservação mais conhecidas do país. Os limites do PNT se estendem por uma área de 39,53 km², onde estão inseridos valiosos patrimônios histórico-culturais brasileiros, como Corcovado, Pedra da Gávea, Vista Chinesa, Pico da Tijuca, entre muitos outros.

As ações realizadas através de mutirões periódicos têm por intuito estreitar a relação entre o homem e a natureza, estimulando os cidadãos a participar de atividades saudáveis e de suma importância para a cidade, realizadas numa área de preservação com paisagens mundialmente reconhecidas.

Além de chamar atenção para o potencial turístico e de entretenimento do Parque Nacional da Tijuca, o programa também tem ênfase na melhoria da qualidade de vida daqueles que residem no entorno da unidade e na conscientização da população sobre a importância da preservação da Mata Atlântica local.

Para tanto, é extremamente necessário que o projeto conte com o apoio de parceiros que, através de doações diversas (ferramentas, brindes para sorteios, alimentação etc.), contribuam com o espírito voluntário no PNT.

O QUE É O TRABALHO VOLUNTÁRIO?Voluntário(a) é toda pessoa que, por solidariedade ou responsabilidade, doa parte do seu tempo, trabalho e talento para ações que beneficiem e ajudem a melhorar a qualidade de vida de determinada comunidade. A atividade de voluntariado não é remunerada, entretanto, o voluntário adquire experiência no campo da educação ambiental participando de diversas atividades, criando oportunidades de expressar seus talentos e desenvolvendo novas competências e habilidades.

O QUE FAZ UM VOLUNTÁRIO?Existem diversas tarefas a serem executadas no Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca e elas requerem uma ampla variedade de talentos, habilidades e competências que o voluntário já possui e/ou desenvolverá ao longo das ações. O voluntário pode executar atividades de monitoramento, manejo, participação em pesquisas de campo na área de biociências, turismo, geografia, auxílio na educação ambiental por meio do acompanhamento de escolas, participação em mutirões de limpeza, manejo de flora, manutenção de trilhas e reflorestamento. Logo, informação, sensibilização, conscientização, interação, participação, solidariedade, proteção, sustentabilidade, são alguns conceitos adotados no trabalho, que é desenvolvido pelo grupo com cordialidade e simpatia.

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?Qualquer pessoa pode se inscrever como voluntário no PNT. Inicialmente, preenche-se uma ficha de cadastro, disponibilizada em nosso Centro de Visitantes ou então solicitada através do e-mail voluntarios.pnt@gmail.com. Após essa etapa, aguarda-se uma convocação de reunião, onde será explicado em detalhes o Programa de Voluntário no Parque Nacional da Tijuca, buscando-se uma identificação das potencialidades e disponibilidades de cada um dos futuros voluntários.

Obs: A coordenação do projeto segue as orientações do Ministério do Meio Ambiente para o trabalho voluntário em UC´s, que estabelece as etapas de cadastramento, entrevista, preenchimento de termo de adesão, orientação, treinamento, supervisão, avaliação e reconhecimento do voluntário, através de certificado emitido após 40 horas trabalhadas.


MAIS INFORMAÇÕES: 

Parque Nacional da Tijuca
Estrada da Cascatinha, 850 | Alto da Boa Vista | Rio de Janeiro | RJ | CEP: 20.531-590
Tels: (21) 2492-2252 / 2492-2253 | Fax: (21) 2492-2252 | Fiscalização: (21) 2491-1700
E-mail: parnatijuca@icmbio.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário