terça-feira, 8 de outubro de 2013

PROJETO CERRADO-JALAPÃO SELECIONA ASSESSOR TÉCNICO

Brasília (08/10/2013) - O projeto "Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais no Cerrado" divulgou este mês o edital de seleção para o cargo de assessor técnico. O processo seletivo que será realizado em conjunto com o Ministério do Meio ambiente (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é destinado à área de conservação e uso sustentável de recursos naturais, com foco na prevenção e combate de incêndios florestais e desenvolvimento rural.

O projeto Cerrado-Jalapão é composto por módulos de cooperação técnica (pela GIZ) e financeira (através do KfW), que serão implementados conjuntamente. O profissional que será contratado deverá apoiar a concepção, o planejamento e a execução de atividades, que exigirão dele capacidade em gestão e execução de projetos. O objetivo do projeto é aprimorar a prevenção e o combate a incêndios em municípios e unidades de conservação prioritárias do Bioma Cerrado, bem como o desenvolvimento dos sistemas de monitoramento de incêndio e desmatamento, de modo a contribuir com a manutenção das funções do Cerrado como sumidouro de carbono de relevância global.

Desse modo, o profissional precisará acompanhar e apoiar a realização das atividades do projeto, com ênfase em assessoria técnica à temática gestão de unidades de conservação e com foco em incêndios florestais. Será preciso ainda, monitorar o andamento das atividades previstas no planejamento do projeto para serem executadas pelo ICMBio, como por exemplo, a aquisição de equipamentos, contratação de serviços e outras consultorias temáticas.

Apoio à gestão de conhecimentos gerados pelo projeto, tais como promoções, intercâmbio e sistematização de experiências, processos de aprendizado, procedimentos e fatores de sucesso e divulgação nacional e internacional das boas práticas alcançadas, também serão função do candidato selecionado.

Para participar do processo seletivo é necessário ter curso superior em agronomia, engenharia florestal, geografia, biologia ou áreas relacionadas, bem como capacidade de comunicação em língua inglesa. O interessado deve ter experiência profissional em planejamento, execução e monitoramento de projetos voltados para a estruturação e gestão de unidades de conservação. Os conhecimentos, preferencialmente focados no bioma Cerrado, devem incluir políticas, programas e instrumentos relacionados à conservação e ao uso sustentável de recursos naturais, gestão de unidades de conservação, meio ambiente, incêndios florestais e mudanças climáticas.

Mais informações:
O candidato selecionado irá trabalhar em Brasília, na sede do ICMBio. Interessados no edital completo ou no envio de currículos podem entrar em contato, até a próxima sexta-feira (11), com a Coordenação de Emergências Ambientais no ICMBio, no endereço eletrônico coem@icmbio.gov.br ou pelo telefone (61) 3341-9424.

Fonte: Icmbio

Nenhum comentário:

Postar um comentário