sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Seminário sobre cobrança pelo uso da água (FIRJAN)

O V Seminário Gestão da Água na Indústria acontece dia 18 de março, na sede do Sistema FIRJAN, no Centro do Rio. Nesta edição, o tema principal será a discussão sobre a cobrança pelo uso da água e a aplicação desses recursos financeiros oriundos dessa ferramenta, instituída pela Política Nacional de Recursos Hídricos.

A palestra principal será proferida por Peter Gammeltoft, chefe da Unidade de Água da Diretoria-Geral de Meio Ambiente da Comissão Europeia. Gammeltoft apresentará como o tema evoluiu em alguns países da Europa e mostrará modelos eficientes de cobrança, planejamento e emprego dos recursos financeiros.

A abertura do evento, que começa às 14h, será feita pelo presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da FIRJAN, Isaac Plachta.

A segunda parte do evento reunirá os maiores especialistas sobre o tema no Brasil, que participaram da criação da atual Política Nacional de Recursos Hídricos. São eles: Jerson Kelman, professor da Coppe-UFRJ e ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA); Marilene Ramos, ex-presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea); Mônica Porto, professora da Universidade de São Paulo (USP); e Raymundo José Garrido, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

Luis Gabriel de Azevedo, diretor de Sustentabilidade da Odebrecht, completa o painel, que será mediado por Percy Soares Neto, coordenador da Rede Indústria de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

As inscrições estão abertas até 17 de março através do e-mail faleconosco@firjan.org.br ou pelos telefones 0800 0231 231 e 4002-0231.

Confira a programação completa:

14h às 14h15 – Abertura
Isaac Plachta - presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da FIRJAN

14h15 às 14h45 – A cobrança pelo uso da água na Comunidade Europeia
Peter Gammeltoft - chefe da Unidade de Água, da Diretoria-Geral de Meio Ambiente da Comissão Europeia

14h45 às 16h30 – debates: Cobrança pelo uso da água: uma visão sistêmica

Percy Soares Neto (mediador) - coordenador coordenador da Rede Indústria de Recursos Hídricos da CNI
Marilene Ramos – ex-presidente do Inea
Mônica Porto – professora da USP
Jerson Kelman – ex-presidente Agência Nacional de Águas
Luis Gabriel de Azevedo – diretor de Sustentabilidade da Odebrecht
Raymundo José Garrido – professor da Universidade Federal da Bahia

16h30 às 17h30 – Perguntas dos participantes e encerramento

Fonte: http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CEC442B63910144465852D40616.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário