terça-feira, 15 de novembro de 2011

Curso de Construção Sustentável (Ecodesign,Bio-Construção, Permacultura, Ecovilas)

Todos os cursos de 18 horas podem ser pagos com Inscrição + Saldo em até 4 parcelas (cartão de crédito ou cheque)
Carga Horária: 18 horas/aula
Data das aulas: 21 e 22 de novembro de 2011
Programa

Apresentar padrões da natureza e os princípios de análise espacial e física do meio ambiente que servirão de base para o planejamento de construções sustentáveis. Apresentar os princípios da permacultura para a construção sustentável e noções sobre arquitetura biológica e geometria arquitetônica; Apresentar noções teóricas e praticas sobre o conceito de Ecovilas – condomínios ecológicos emergentes enfocando a arquitetura paisagística – permacultural, conservação de energia, ‘paredes que respiram’, a ‘máquina viva’ para tratamento de água, toalete compostável, energia solar passiva e ativa; exemplos práticos de bioconstrução (adobe, super-adobe, fardo de palha, ferro-cimento, outros); Produção de alimentos em pequenas áreas; Apresentar o conceito de construção sustentável e Green buildings e o processo de pontuação e lista de checagem do (Leadership in Energy and Environmental Design-LEED / US); Apresentar os princípios do consumo ético, ecodesign e design de produtos sustentáveis e carbono neutro; a série ISO 14.000, eco-labelling e life cycle thinking de produtos. Exemplificar o bom e o mal design, destacando produtos de uso diário, nas residência e de uso pessoal; apresentar negócios de produtos sustentáveis; Realizar trabalhos práticos com os alunos relacionados com análise de prédios insustentáveis (síndrome de edifícios doentes); análise de prós- e contras entre edifícios verdes e de bio-construção; entre outros. Desenvolver trabalho prático de campo para aplicar os princípios de análise espacial e física do meio ambiente que servirão de base para o planejamento de construções sustentáveis. Desenhar projeto sustentável de um condomínio ecológico, e/ou solucionar problema de construção insustentável.
Público-alvoCurso de extensão para profissionais da área de meio ambiente, principalmente para universitários, profissionais de arquitetura, engenharia e todas as outras áreas com interface na área ambiental.

Professor: Ricardo Braun 
- PhD em ciência ambiental pela Universidade de Aberdeen, Escócia. Pesquisador do Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais (UFRJ), do Aberdeen Centre for Environmental Sustainability (ACES) e integrante do Maya Project no Reino Unido. É professor em ‘Construção Sustentável’ e ‘Auditoria Ambiental’ pelo INBEC / UNIP / UNICID, e trabalha com ecodesign BoP (base of pyramid) a vários anos. Escreveu livros na área ambiental e publicou vários trabalhos em revistas nacionais e internacionais. Um dos livros que escreveu, "Novos Paradigmas Ambientais" (3ª Edição, 2010 Editora Vozes), foi o primeiro no Brasil a abordar temas como ecovilaspermacultura, dinheiro alternativo e ecologia profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário