sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Curso de Extensão Análise Ambiental na Indústria de Petróleo (Poli/UFRJ)

Objetivo:
Introduzir noções fundamentais sobre o meio ambiente marinho e apresentar os métodos de investigação utilizados na elaboração de Estudos de Impacto Ambiental, necessários para a instalação de plataformas em ambiente Offshore.

Público-alvo:
Engenheiros, Projetistas, Técnicos em Eletrotécnica e Eletrônica, Fabricantes de Equipamentos, Engenheiros e Técnicos de Segurança no Trabalho, Profissionais da Indústria de Processos e Interessados em Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas.

Estrutura Curricular:

MÓDULO I – NOÇÕES BÁSICAS DE OCEANOGRAFIA
Introdução à Oceanografia; Dimensão e Formas dos Oceanos; Propriedades Físicas da Água do Mar; Circulação Oceânica gerada pelo vento; Circulação Termohalina; Ondas; Marés; Dinâmica em Ambientes Marinhos Costeiros.

MÓDULO II – NOÇÕES BÁSICAS DE METEOROLOGIAIntrodução à Metereologia; A Atmosfera Terrestre; Pressão Atmosférica e Densidade do Ar; Temperatura e Transferência de Calor; A Circulação Geral das Atmosfera; Desenvolvimento das Nuvens e Precipitação; Massas de Ar Frentes no Hemisfério Sul; Previsão do Tempo.

MÓDULO III – MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃOInstrumentação Oceanográfica; Análise de dados oceanográficos; Introdução ao Sensoriamento Remoto; Introdução a Modelagem Computacional Ambiental; Modelagem da Hidrodinâmica; Marinha; Modelagem Atmosférica; Modelagem de Dispersão de Poluentes no Mar.

MÓDULO IV – PRÁTICA EM ANÁLISE AMBIENTAL APLICADA A INDÚSTRIA DE PETRÓLEO
Aplicação dos conhecimentos adquiridos para elaboração de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental voltado para a Instalação (exploração, perfuração, produção) de Plataforma em Ambientes Offshore.

Coordenação:
Prof. José Márcio Vasconcellos

Contatos para informações e inscrições:
Secretaria – Marta Fernandes
Tel: 2562-8715 / 2562-8738
E-mail: mfatima@peno.coppe.ufrj.br
labeco@penno.coppe.ufrj.br

Início de novas turmas:
Para informações sobre data de início das turmas, locais de realização e horários, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário