segunda-feira, 20 de maio de 2013

PPBio/INPA e LBA disponibilizam vaga para bolsa de pós-doutorado em Ecologia de Ecossistemas

O título do projeto é “Desenvolvimento de um projeto interdisciplinar” e abrange as seguintes áreas de conhecimento: ciências ambientais, ecologia, hidrologia e meteorologia. Os interessados tem até dia 05/05 para enviar a inscrição

Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) estão selecionando bolsista para vaga de pós-doutor em Ecologia de Ecossistemas, cuja área de atuação é Integração entre biodiversidade, biogeoquímica, hidrologia e ecologia florestal.

O projeto desenvolvido deve ser apresentado em formato interdisciplinar, abrangendo os temas dos três focos do Plano Científico do LBA: o ambiente amazônico em mudanças; a sustentabilidade amazônica dos serviços ambientais e os sistemas de produção terrestres e aquáticos; a variabilidade climática e hidrológica e sua dinâmica de retro-alimentação, mitigação e adaptação.

A pesquisa será conduzida na floresta Amazônica dentro de uma das estações de pesquisa do programa LBA/PPBio (Caxiuanã/PA, Santarém/PA, Manaus/AM), onde o pesquisador deverá residir. A escolha dependerá do resultado das inscrições. 

Os principais objetivos do projeto a ser desenvolvido podem incluir: Obter informações detalhadas sobre a distribuição e fluxo de carbono e de nutrientes, ao longo das diferentes escalas espaciais e temporais, necessárias para entender o funcionamento dos ecossistemas florestais na Amazônia em condições naturais; 

Desenvolver/combinar técnicas para estabelecer relacionamento entre condições ecológicas / funcionamento do ecossistema e medidas de fluxos; Contribuir na delineação e validação de modelos biogeoquímicos em diferentes escalas espaciais e temporais, a fim de testar as respostas biogeoquímicas nos sistemas florestais causadas pelas mudanças climáticas globais.
Propostas em outras áreas serão consideradas se elas responderem a requerimento de interdisciplinaridade.

Perfil
Dentro deste contexto, o candidato a pós-doutorado deverá possuir título de doutor na área ambiental, visão para desenvolver pesquisa interdisciplinar e domínio em métodos de pesquisa ambiental/ecológica.
É essencial a experiência prévia em trabalhos do campo em áreas remotas por longos períodos. É esperado que o candidato tenha motivação e habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência e apresente desenvoltura na redação de relatórios e artigos científicos.

Os interessados devem enviar os seguintes documentos, em formato PDF, para o coordenador do projeto William Magnusson (bill@inpa.gov.br), com cópia para Laszlo Nagy, gerente cientifico do LBA (laszlo.nagy@inpa.gov.br), até cinco de maio: 1. Carta de apresentação indicando a razão de interesse na bolsa, com um breve relato de sua experiência; 2. Currículo completo e duas cartas de recomendação; 3. 

No caso de candidatos estrangeiros, os mesmos deverão comprovar capacidade de falar fluentemente a língua portuguesa, devido as atividades de campo que serão desenvolvidas em regiões onde outras línguas são pouco utilizadas.

*Com informações do PDBFF
Arte da chamada: CTIN/Inpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário