quarta-feira, 17 de julho de 2013

20 profissões do (e com) futuro, segundo especialistas



A revista Exame publicou hoje esta lista com as 20 profissões e carreiras que devem ganhar destaque em 10 anos, segundo 7 especialistas consultados.

E não é que as carreiras da área ambiental estão ocupando 3 posições na lista?

O que vocês acham disso?



As demandas do mercado de trabalho evoluem no mesmo ritmo em que a sociedade e a economia. E, muitas profissões ecarreiras que serão destaque daqui a 10 anos estão intimamente ligadas às tendências econômicas e sociais projetadas por especialistas e estudiosos.

De acordo com a economista e professora da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Renata Spers, que coordenou a pesquisa “Carreiras do Futuro”, realizada por meio do Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação Instituto de Administração (FIA), sustentabilidade, inovação, preocupação com a qualidade de vida e aumento da expectativa de vida da população são as principais macrotendências identificadas. Por isso muitas das “profissões do futuro” são ligadas a estes temas.

Além da professora da FEA-USP, EXAME.com consultou também 6 especialistas em recrutamento para elaborar a lista com as 20 profissões que você confere a seguir e que serão destaque no mercado de trabalho do Brasil.

Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/20-profissoes-do-e-com-futuro-segundo-especialistas#1


1. Gestor de ecorrelações


Sustentabilidade é a palavra de ordem para o profissional de ecorrelações, boa oportunidade de trabalho para quem reúne conhecimento técnico ambiental (engenharia ambiental), de legislação do tema (direito ambiental) e também é bom em comunicação.

“É um profissional que vai se comunicar com grupos de consumidores, órgãos governamentais e outras empresas. É a pessoa que vai fazer o meio de campo entre a empresa e os diversos stakeholders em temas relacionados a sustentabilidade”, explica a professora Renata Spers.

“O profissional de sustentabilidade fica dentro da empresa e está em diálogo constante com os engenheiros ambientais, que são os profissionais que vão, efetivamente, a campo”, diz Rodrigo Vianna diretor executivo da Talenses.

2. Gestor de resíduos


Outra profissão intimamente ligada à questão ambiental é gestão de resíduos. “A produção do lixo pela indústria, que ganha o foco da mídia e da opinião pública, alinhada às políticas de governança gera demanda por este tipo de profissional”, diz Lucas Ribas, diretor da Asap em Minas Gerais.

Direcionamento correto para os resíduos e a transformação do lixo em fonte de renda são as atividades primordiais do profissional. “É pensar não só em reciclar mas também em diminuir a produção e o impacto dos resíduos”, lembra Sócrates Mello, diretor de operações da Robert Half no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

A formação do gestor de resíduos vai depender do tipo de indústria. Engenharia ambiental, engenharia química, biologia são algumas das áreas de formação adequadas para quem deseja seguir neste ramo, de acordo com Ribas.





3. Engenheiro ambiental



Se hoje já uma profissão em alta, a engenharia ambiental deve se firmar com uma das carreiras do futuro, de acordo com grande parte dos especialistas consultados.

“A questão da preocupação com o impacto no meio ambiente, tanto no setor da construção civil, como no setor industrial faz com que sejam necessários profissionais com conhecimento na área ambiental”, diz Rodrigo Vianna, da Talenses.Jacqueline Resch, da Resch Recursos Humanos, concorda. “A área ambiental é uma das que a gente tem certeza que vai crescer”, diz.

Plinio de Cerqueira Leite, da CL Executive Search & Interim Management, engrossa o coro: “sustentabilidade e meio ambiente são mandatários, não há dúvida que é tendência até por uma questão de racionalização de custos, que está dentro do tema sustentabilidade”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário