quinta-feira, 4 de julho de 2013

FALANDO DE MEIO AMBIENTE: Quanta água gastamos sem saber?


A água é uma substância fundamental para a sobrevivência de todos os seres, inclusive a nossa. Por isso precisamos trabalhar intensamente para garantir que todos tenham acesso a água na quantidade e qualidade consideradas mínimas para garantir a saúde.

Mas não é só através do consumo direto, ou seja bebendo ou usando-a em nossas atividades domésticas que a água se faz presente em nossas vidas. Além de dependermos dela para atividades de lazer que adoramos nos locais quentes como o nosso Brasil (praia, piscinas, cachoeiras), nós gastamos muita água sem saber em tudo o que fazemos e utilizamos.

Vocês sabiam que cada atividade que você realiza, comida que consome, roupa que usa, bem que compra, gasta muita água em sua produção? Vejam que impressionantes os dados desta tabela!
Fonte: ANA


É importante percebermos como nosso consumo indireto de recursos naturais pode influenciar nos ecossistemas e na oferta destes recursos para a população. Precisamos parar de pensar só no que vemos e tocamos e começar a refletir sobre o que está por trás da carne que comemos, da roupa que vestimos, do carro que compramos.

Fonte: http://www.ecoltec.com.br/elaboracao-de-projetos-para-reuso-de-agua-na-industria.html






Isso é pensar no ciclo de vida dos produtos. E pensar desta forma é perceber que temos sim responsabilidade pelo que acontece para que tenhamos acesso a tudo isso.






Se você compra um tênis fabricado com trabalho escravo, você está financiando esta prática. Se você consome vegetais ou carne de fazendas que desmatam e destroem a natureza sem respeitar as leis existentes, você também está contribuindo com isso.

Este vídeo chamado "A história das coisas" fala um pouco sobre o que existe por trás do consumo de produtos e como devemos pensar no ciclo de vida destes produtos. Assistam e reflitam. A ideia é a partir de agora o Blog Falando em Meio Ambiente trazer também este tipo de discussão para vocês e claro contar 
com suas contribuições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário