quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Seminário Brasil - Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade (UERJ 21 e 22/11)

Encontro Preparatórios

21 e 22 de novembro de 2013Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Campus Francisco Negrão de Lima - Capela Ecumênica
R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Rio de Janeiro - RJ
Entrada gratuita

Faça sua inscrição aqui.

Nos últimos anos, os países da América Latina e Caribe alcançaram progressos significativos em matéria de crescimento econômico, de redução do desemprego e da pobreza, assim como na distribuição de renda, mas ainda enfrentam grandes desafios para avançar no caminho do desenvolvimento sustentável.

A estrutura produtiva da região experimentou uma forte expansão baseada na exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis e na ampliação da demanda por bens e serviços resultante do aumento do rendimento das famílias. No entanto, ainda temos muito a avançar, particularmente no que tange a capacidade de produção de bens manufaturados de maior complexidade tecnológica e a transformação do perfil produtivo da região. Esse é um grande desafio que demanda esforços nacionais e regionais de construção de novas capacidades, com base no conhecimento científico e tecnológico e no fortalecimento da inovação.

Entre os dias 24 e 27 de novembro de 2013, a cidade do Rio de Janeiro sediará a sexta edição do Fórum Mundial de Ciência (WSF), que terá como tema central “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global”.

Nesse contexto, com o objetivo de promover, em nível nacional, uma ampla discussão a respeito do tema, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as instituições do sistema nacional de CT&I indicadas abaixo, organizarão, nos dias 21 e 22 de novembro, o Seminário Brasil - Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, conforme programa disponível no site.

Nessa ocasião, será apresentada uma síntese dos principais resultados dos 7 Encontros Preparatórios ao Fórum Mundial de Ciência 2013, que foram realizados ao longo de 2012 e 2013 em todo o território nacional, bem como uma Declaração da América Latina e Caribe para o WSF 2013, que lança as bases de um plano estratégico regional para a resolução de problemas comuns para as próximas décadas.

O Seminário contará com a participação de cientistas estrangeiros e brasileiros, jovens pesquisadores, empresários e autoridades do setor, com transmissão ao vivo neste site.

21 de novembro de 2013 - Quinta-feira
9h - 10h
Abertura
Ministro Marco Antônio Raupp (MCTI), Gustavo Reis Ferreira (SECT-RJ), Ricardo Vieiralves de Castro (UERJ), Ruy Garcia Marques (FAPERJ), Jacob Palis (ABC), Helena Nader (SBPC), Glaucius Oliva (CNPq), MRE, UNESCO, CONSECTI, CONFAP, ANDIFES, CGEE, BNDES, FINEP e FIOCRUZ.
10h - 12h
A Ciência e os Desafios Globais
Mediador: Luis Nassif
Participantes: Willian James Shuttleworth (University of Arizona), Indira Nath (National Institute of Pathology (ICMR), New Delhi/India), Sergio Rezende (UFPE), Luis Eugênio Mello (Vale) e Jailson B. Andrade (UFBA).
12h - 14h
Diálogo entre convidados e jornalistas
Abertura: Ministro Marco Antonio Raupp (MCTI), Jacob Palis (ABC) e Helena Nader (SBPC).
Luiz Davidovich (ABC) - Apresentação da "Declaración de América Latina y Caribe a la sexta edición del Foro Mundial de Ciencia".
Helena Nader (SBPC) - Apresentação do documento "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global: contribuição do Brasil"
22 de novembro de 2013 - Sexta-feira
9h00 - 10h15
Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global: contribuição do Brasil - Síntese dos Encontros Preparatórios ao FMC 2013
Coordenador: Secretário Executivo Luiz Antonio Rodrigues Elias (MCTI)
Participantes: Helena Nader (SBPC), Eduardo Taveira (SECTI-AM), Ghissia Hauser (SCIT-RS), Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA), Jaime Santana  (UnB), Moacyr Cunha de Araújo (UFPE), Maria Carolina Nemes (UFMG)*
10h15 - 10h30
Intervalo
10h30 - 12h
A contribuição da ciência para o desenvolvimento latino-americano
Coordenador: Ricardo Vieiralves de Castro (UERJ)
Participantes: Mariano Laplane (CGEE), Jorge Grandi (UNESCO - Oficina Regional América Latina e Caribe), Gabriel Aintablián (Dicyt/Uruguai)*, Mario Cimolli (DPE/CEPAL), Sergio Pastrana (Academia Cubana de Ciências).
12h - 14h
Intervalo
14h - 15h
Oportunidades e desafios da internacionalização da ciência brasileira
Coordenadora: Helena Nader (SBPC)
Participantes: Glaucius Oliva (CNPq)*, Eliete Bouskela (FAPERJ), Malegapuru William Makgoba (University of KwaZulu-Natal/África do Sul), Walter S. Leal (University of California, Davis), José M.C. Ribeiro (National Institutes of Health/EUA) e bolsistas egressos Ciências sem Fronteiras.
15h - 16h30
Ciência, tecnologia e inovação e o novo padrão de desenvolvimento nacional
Coordenador: Ministro Marco Antônio Raupp (MCTI)
Convidados: Luiz Gonzaga Beluzzo (FACAMP), Conceição Tavares (UFRJ), Luis Pinguelli Rosa (UFRJ) e Lúcia Melo (FUNDAJ).
16h30 - 16h45
Encerramento
  
MAIS INFORMAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário