segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Abertas as inscrições para curso de monitoramento da qualidade da água


Abertas as inscrições para curso de monitoramento da qualidade da água
2/8/2011
chamada
Até 14 de agosto, os interessados em participar do curso Monitoramento da Qualidade da Água poderão se inscrever por meio do Portal da Capacitação da Agência Nacional de Águas (ANA). Marcado para ocorrer entre 31 de agosto e 2 de setembro, em Belém (PA), o curso visa a capacitar técnicos e profissionais com atuação na área de recursos hídricos quanto ao monitoramento da qualidade de água e sua interface com a Política Nacional de Recursos Hídricos.
 
Promovido pela ANA, o curso terá como instrutores dois especialistas em recursos hídricos da Agência, que ministrarão 24 horas de aulas teóricas e práticas. Com 40 vagas, a capacitação é gratuita, assim como o material didático que será oferecido aos participantes, que deverão ser prioritariamente técnicos e profissionais vinculados a órgão gestores de recursos hídricos em fase de treinamento para instalar e operar equipamentos da rede nacional de monitoramento da qualidade da água. Despesas de hospedagem, alimentação e deslocamento ficarão por conta dos participantes. Os profissionais que concluírem o curso com êxito receberão certificado emitido pela ANA.
 
Nos dois primeiros dias da capacitação, os participantes terão aulas teóricas sobre diversos temas, entre os quais: usos da água e requisitos de qualidade; legislação sobre padrões de qualidade de água; e parâmetros físicos, químicos e biológicos utilizados em análises de qualidade. Já para 2 de setembro, dia do encerramento, está programada uma aula prática para demonstração de equipamentos em campo, em que haverá exercícios práticos.
 
Para mais informações sobre o curso, entre em contato com a Agência Nacional de Águas através do e-mail gecap@ana.gov.br.
 
Programação
Dia 31/8 
Apresentação do curso 
 Fundamentos legais e institucionais sobre a gestão  da qualidade das águas - Política 
Nacional de Recursos Hídricos e sua implementação; 
 Usos da água e requisitos de qualidade; 
 Padrões de qualidade de água (legislação); 
 Objetivos do monitoramento; 
 Parâmetros físicos, químicos e biológicos utilizados em análises de qualidade da água; 

Dia 1/9 
 Coleta e preservação de amostras de água; 
 Alocação de pontos; 
 Exercício prático – dimensionamento de rede de monitoramento. 

Dia 2/9 
 Saída para aula prática – demonstração de equipamentos em campo; 
 Solução do exercício prático, dúvidas; 
 Avaliação e encerramento do curso. 

Informações adicionais: gecap@ana.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário