terça-feira, 16 de agosto de 2011

Controle Ambiental no Setor de Petróleo e Gás (PUC RIO)

  Local


Período de Aulas

27/08/2011 a 19/11/2011
Sábados, das 8h às 14h30


Objetivo

Aprimorar estudantes e profissionais a atuarem no controle ambiental no setor de petróleo, gás e seus derivados. Aprimorar competências profissionais necessárias à atuação nos processos e gestão relacionados ao setor ambiental nas empresas de petróleo.


Público Alvo

Profissionais e alunos de todas as áreas que tenham interesse em obter conhecimentos sobre controle ambiental no setor de petróleo, gás e derivados.


Carga Horária

Este curso tem carga horária de 72 horas.


Programa

Introdução e Estrutura da Indústria de Petróleo, Gás e Derivados História do Petróleo. Geopolítica do Petróleo. Segmentos da Indústria Petrolífera: Exploração, Produção, Refino, Distribuição e Transporte. Mercado de petróleo, gás e derivados no mundo. Novo Perfil da Indústria de Petróleo.
Levantamento de efluentes, resíduos e emissões atmosféricas gerados no setor de petróleo, gás e derivados Principais poluentes gerados em todos os segmentos relacionados ao setor de petróleo, gás, derivados e biocombustíveis. Controles ambientais da exploração e processamento de petróleo e gás e da distribuição e comercialização de derivados.
Resíduos Sólidos gerados no setor de petróleo, gás e derivados e métodos de remediação (6h)Caracterização e classificação dos resíduos sólidos. Estratégias de manejo e eliminação dos resíduos gerados no setor de petróleo, gás e derivados. Planejamento, execução e implantação de projetos de remediação de área contaminadas. Bioremediação de solos.
Águas e Tratamento de Efluentes gerados no setor de petróleo, gás e derivados Caracterização dos principais efluentes, tais como, água de produção e efluentes de refinaria. Métodos de tratamento das águas residuais procedentes do processo de refino e de exploração do petróleo. Estações de tratamento de égua e efluentes (ETA e ETE). Dimensionamento dos principais tratamentos. Lagoas aeradas, estações de tratamento de despejos industriais (ETDI), lodo ativado, biofiltros, etc.
Emissões Atmosféricas geradas no setor de petróleo, gás e derivados, Sistemas de Abatimento de Emissões e Mudanças Climáticas Contaminantes atmosféricos típicos e focos de emissão. Eliminação de contaminantes atmosféricos nas correntes do processo de refino. Sistemas de abatimento de emissões. Inventário de Emissões. Mudanças Climáticas e Gases de efeito estufa. 
Análises de Risco Ambiental Conceito de risco. Introdução a análise de risco tecnológico. Análise e avaliação de risco ambiental. Diferenciação entre análise de risco tecnológico e de risco ambiental. Principais agentes tóxicos. Quantificação das diferentes vias de exposição para risco ambiental. Vigilância ambiental. Análise e avaliação de risco ecológico (ARE). Diretrizes para avaliação do risco ecológico através de diferentes métodos e níveis. Análise e avaliação de risco sócio-ambiental.
Impacto ambiental do setor de P&G e legislação ambiental pertinenteLevantamento de aspectos e impactos ambientais. Áreas Impactadas. Legislação e Licenciamento Ambiental. Lei de Crimes Ambientais.
Gestão de SMS Gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, produção mais limpa, gerenciamento de resíduos, marketing verde, agronegócios, eco-design, stakeholders, Dow Jones Sustainability Index e demais índices de desenvolvimento sustentável.


Corpo Docente


Matrícula

Até 19/08/2011
A matrícula poderá ser feita por outra pessoa por meio de instrumento particular de procuração.
O aluno, cujo curso for custeado por uma empresa, deverá preferencialmenteencaminhar a carta de compromisso da empresa, garantindo a confirmação de sua matrícula, por email financeirocce@puc-rio.br ou entregá-la pessoalmente à CCE, no prazo de 24 horas. Caso não seja possível, favor entrar em contato conosco. A carta deverá conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para cobrança. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.


Investimento

Para matrículas realizadas até 12/08/2011, desconto de 5% no primeiro pagamento. Após esta data o curso poderá ser pago em 3 parcelas de R$ 597,00, sendo a primeira no ato da matricula e a(s) restante(s) no(s) mes(es) subsequente(s).
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.
Desconto de 5% para os alunos que realizarem o pagamento do valor integral do curso à vista. Desconto não cumulativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário