segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MBA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (FUNCEFET)


MBA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Inicio: 
27/08
Dias: 
Sábados (quinzenal)
Mensalidade: 
R$ 340,00

OBJETIVO

Com base na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal nº 12.305/10, este curso irá fornecer as informações essenciais para a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos e industriais, visando à preservação do meio ambiente. Serão discutidos os impactos ambientais causados pelos resíduos oriundos das mais variadas fontes e tecnologias de tratamento e/ou disposição, atendendo as exigências legais, regulamentadoras e normas ambientais vigentes, bem como os requisitos para a contração de empresas terceirizadoras de serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos. Este curso irá promover a compreensão do plano de gerenciamento integrado, procurando alternativas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica dos sistemas de gestão de resíduos sólidos nos municípios, como mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL) e gestão consorciada de resíduos.

PRE-REQUISITO
Graduação plena ou técnico de nível superior em todas as áreas do conhecimento

PUBLICO ALVO
O Curso destina-se a profissionais que exercem ou tenham interesse em exercer o gerenciamento de resíduos sólidos industriais e urbanos.

CERTIFICAÇÃO CONFERIDA
O aluno receberá certificado da FUNCEFET com valor de mercado e certificado de Instituição de Ensino Superior, credenciada pelo MEC, com valor acadêmico. 

PERFIL PROFISSIONAL
O Curso visa capacitar profissionais, com conhecimentos, competências e habilidades para atuarem de forma efetiva na Gestão Integrada de Resíduos Sólidos oriundos dos diversos setores da sociedade (pública, privada, setores produtivos, hospitalares, dentre outros), com conhecimento aprofundado das leis, regulamentos e normas ambientais e, principalmente, na solução de problemas relativos aos resíduos sólidos industriais e urbanos.

MERCADO DE TRABALHO
Profissionais com visão holística dos aspectos legais, econômicos, sociais e tecnológicos dos do gerenciamento de resíduos sólidos poderão atuar em diferentes áreas como por exemplo: nos instituto de pesquisas, nas indústrias e/ou nos prestadores de serviços de natureza pública ou privada; nas empresas de consultoria, em prefeituras municipais, órgãos públicos de controle da poluição, em parques e reservas ambientais, dentre outros. 

GRADE DO CURSO
MODULO - Instrumentos de Planejamento
- Gestão Ambiental 
- Conceitos Fundamentais e Classificação de Resíduos
- Direito ambiental 
- Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento Ambiental 
- Educação Ambiental 
- Segurança e avaliação do risco no manuseio de resíduos perigosos 

MÓDULO II: Instrumentos de Gestão
- Metodologia Científica 
- Gerenciamento integrado dos resíduos sólidos urbanos 
- Gestão ambiental de Resíduos Sólidos Industriais 
- Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo 
- Resíduos da área de saúde 

MODULO III: Instrumentos de Controle e Tratamento
- Tratamento e Disposição de Resíduos sólidos urbanos 
- Tratamento e Disposição de Resíduos sólidos Industriais
- Tratamento térmico de Resíduos Sólidos 
- Remediação de áreas degradadas
- Tecnologias de Reciclagem de Resíduos e Logística Reversa 



Nenhum comentário:

Postar um comentário