segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Especializações FIOCRUZ

Especialização em Promoção de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis O curso de especialização em Promoção de Espaços Saudáveis e Sustentáveis tem entre seus objetivos desenvolver estudos sobre fatores ambientais relativos ao ambiente construído e sua relação com a saúde, enfocando a forma como a população, os profissionais e as autoridades constituídas podem transformar ambientes para torná-los saudáveis e sustentáveis, além de discutir a realidade política e gerencial da habitação saudável e do saneamento, identificando tópicos de maior relevância. As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital. 
É voltado para profissionais de nível superior (com graduação plena ou tecnólogos) que tenham interesse na área de Gestão e Tecnologias do Saneamento. Ao todo, serão oferecidas no mínimo 15 e, no máximo, 20 vagas. O curso é coordenado por Cláudia Gonçalves Thaumaturgo da Silva e Márcia Moysés, com carga horária total de 396 horas. 
Inscrições até: 16/2/2012 

Especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento O curso de especialização em Gestão e Tecnologias do Saneamento pretende capacitar profissionais para utilizar o aparato técnico-científico, multidisciplinar, que rege a gestão e a avaliação de serviços públicos no Brasil, com ênfase em saneamento básico; atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos dos alunos, de modo a que estejam aptos a atender satisfatoriamente às novas demandas e habilidades exigidas na área da Gestão e Tecnologias do Saneamento; gerar ampliação do conhecimento sobre a gestão e a avaliação de projetos na área de saneamento básico, elementos relevantes para o desenvolvimento das atividades nesta função; produzir conhecimento, análises e avaliações sobre as formas de atuação em gestão e avaliação de projetos, com ênfase em saneamento básico, que permita gerar uma visão crítica para a construção e disseminação de novos paradigmas de gestão e avaliação. 
As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital. 
O processo de ensino e aprendizagem baseia-se no ensino em sala de aula, com exercícios práticos de leituras, e na elaboração da monografia para o final do curso. As disciplinas serão voltadas para o conteúdo com base teórica atualizada, complementada por exercícios e simulações, estudo de casos e visitas técnicas quando possível, mas não haverá práticas de laboratório, pois não é o perfil do curso. Para a concretização dos objetivos propostos em cada disciplina o corpo docente disporá, entre outras, das seguintes estratégias para o desenvolvimento do conteúdo programático: aulas expositivas, trabalhos individuais e de equipes, leitura comentada, recomendação de leituras básicas e complementares, estudo dirigido, seminários temáticos, debates e discussões em grupo. 
As informações transmitidas em aulas expositivas serão complementadas por leitura de bibliografia recomendada, que permita autonomia para a pesquisa, discussões críticas e aperfeiçoamento dos alunos. A forma de abordagem de cada disciplina ficará a critério de cada professor responsável, que poderá propor atividades de acordo com o desenvolvimento da turma ou grupos de orientandos, conforme os temas escolhidos para a elaboração da monografia. 
Inscrições até: 16/2/2012 

Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental O curso de especialização em Vigilância em Saúde Ambiental pretende desenvolver competências técnicas, organizacionais e comunicativas que possam ser aplicadas no desenvolvimento de planos de ações de vigilância em saúde ambiental; articular conhecimento e serviço na leitura e compreensão de problemas e cases socioambientais que interfiram na saúde da população; analisar determinantes e condicionantes ambientais associados aos efeitos adversos na saúde; elaborar propostas de intervenção que visem ao gerenciamento de riscos ambientais, atendendo tanto à perspectiva da prevenção/promoção da saúde como à do pós-dano; elaborar estratégias participativas de comunicação e percepção de riscos envolvendo comunidades e territórios vulneráveis. 
As inscrições devem ser feitas pela internet na Plataforma Siga. Lá também está disponível o edital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário