segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Curso de capacitação em espeleoturismo (inscrições até 23/08)


Brasília (19/08/2013) – Estão abertas até o dia 23 de agosto as inscrições para o Curso de Capacitação para Guias e Condutores de Espeleoturismo. O objetivo é capacitar condutores do alto, médio e baixo São Francisco em temas relacionados ao meio ambiente, cultura, espeleologia, condução turística, segurança, primeiros socorros e gestão do turismo sustentável para aprimoramento da experiência turística em cavernas.

A iniciativa é coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CECAV/ICMBio) e pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS). O projeto conta com o apoio financeiro do Fundo Brasileiro de Conservação (Funbio/Edital TFCA 004/2012) e parceria com o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG) e Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR/MG).


A realização do curso de capacitação é uma ação apontada como fundamental pelo Plano de Ação Nacional - PAN Cavernas do São Francisco, em virtude do elevado número de cavernas abertas à visitação e a baixa qualidade na experiência turística verificada nesta região.

O curso

Dividido em três módulos com duração de 120 horas cada, o curso será realizado no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto (MG), nas seguintes datas: Módulo I - Meio ambiente e cultura, espeleologia (9 a 13 de setembro); Módulo II - Noções em condução turística, segurança e primeiros socorros (14 a 18 de outubro) e Módulo III - Turismo e sustentabilidade e gestão turística (18 a 22 de novembro). O plano do curso é orientado por profissionais da área de espeleoturismo, especialmente para guias e condutores que atuam na região do Alto São Francisco e terá um total de 30 vagas. As aulas são teóricas e práticas.

Interessados em participar deverão enviar para o endereço eletrônico espeleoturismo@iabs.org.br a ficha de inscrição devidamente preenchida. Além da ficha é necessário enviar um breve relato sobre a experiência na área e o motivo do interesse em participar do curso. A organização do curso irá avaliar as candidaturas e enviará resposta aos interessados até o dia 26 de agosto.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Fonte: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4228-cecav-oferece-capacitacao-em-espeleoturismo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário