sábado, 31 de agosto de 2013

SECRETARIA DO AMBIENTE APRESENTA ÍNDICE DE TRATAMENTO DE LIXO NO ESTADO

30/ 08/ 2013
Quando: Segunda-feira (2/9); às 9h30
Onde: Fecomércio/RJ (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo)

O fortalecimento de cadeia de reciclagem – com índices de coleta seletiva alcançando 10% até o ano que vem – e a destinação e o tratamento adequado de lixo – com 100% dos resíduos domiciliares sendo encaminhados para aterros sanitários até o final de2014 – são dois dos temas a serem debatidos por especialistas, nesta segunda-feira, no Seminário do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, e o vice-presidente da Fecomércio/RJ, Antonio Florêncio de Queiroz Junior, estarão na mesa de abertura do seminário.

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Rio de Janeiro é um dos grandes exemplos no país de políticas públicas bem aplicadas. Até o final de 2013, 95% dos resíduos domiciliares estarão sendo encaminhados para aterros sanitários no estado, que alcançará o índice de 100% até 2014.

No entanto, a reciclagem de lixo e a logística reversa (em que fabricantes e vendedores se comprometem a dar destino adequado aos produtos descartados) ainda são pontos que precisam avançar.

Além da apresentação de números sobre o que foi feito até agora no setor de reciclagem e de tratamento de lixo no estado, o principal objetivo do seminário de segunda-feira é a apresentação e o debate das principais metas, estratégias e proposições para a gestão adequada dos resíduos sólidos no Rio de Janeiro, em cumprimento à Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário