terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mestrado em Tecnologia Ambiental (Volta Redonda - UFF)

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense foi criado em 2012 e tem a missão de formar pesquisadores com perfil interdisciplinar, capazes de atuar na prevenção e/ou na resolução de problemas ambientais que afetam a qualidade ambiental, a vida da sociedade e a sustentabilidade dos recursos naturais.

O corpo docente do programa é formado por pesquisadores de diferentes áreas de atuação como Ciências Exatas, Ciências da Terra e Ciências Humanas, que possuem o desafio da interdisciplinaridade para a geração de tecnologias ambientais sustentáveis.

O Curso destina-se aos portadores de diploma de curso superior. O candidato em fase de conclusão de curso de graduação poderá inscrever-se no processo seletivo, caso aprovado, deverá apresentar, no ato da matrícula, o diploma ou a declaração de conclusão de curso de graduação pleno.

EDITAL

Linhas de pesquisa

O curso é formado por três linhas de pesquisas, todas voltadas para o gerenciamento e a solução de problemas ambientais que afetam o desenvolvimento social e econômico. As linhas de pesquisa também visam estimular a formação de profissionais com uma nova concepção na relação do homem com o meio ambiente, visto que a obtenção de tecnologias inovadoras de controle ambiental só se torna eficaz se a sociedade refletir sobre o seu comportamento no que se refere ao consumo e ao uso sustentável dos recursos naturais.

POLUIÇÃO AMBIENTAL: linha de pesquisa que trata do estudo da poluição ambiental e a aplicação de tecnologias para recuperação de áreas poluídas, aliados as consequências sócio-ambientais da poluição. Atua no gerenciamento de riscos ambientais associados ao desenvolvimento industrial.

TECNOLOGIAS PARA APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS: linha de pesquisa que trata do aproveitamento de resíduos em busca de soluções sustentáveis para reduzir os problemas de descarte inadequados e os riscos de poluição ambiental. Avalia o estudo técnico e econômico de tecnologias para aproveitamento de resíduos industriais e domésticos, transformando-os em subprodutos com maior valor agregado para a produção de energia, bioplásticos, fertilizantes e corretivos, entre outros.

SUSTENTABILIDADE E ENERGIA RENOVÁVEL: linha de pesquisa que se dedica ao estudo e à reflexão de questões sobre a ciência, a técnica, a sociedade e a natureza, a partir de pensadores contemporâneos da filosofia e da sociologia que procuram delinear novos princípios de ação capazes de propor uma nova atitude do homem diante da natureza, buscando os fundamentos para uma nova ética ambiental e ocupando-se dos impactos sociais causados pelas novas tecnologias. Estuda o aspecto técnico e econômico, o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para geração de energia seguindo os princípios da sustentabilidade ambiental, dentre as quais se destacam a bioenergia, células a combustíveis, produção de novos vetores energéticos, entre outras. No que diz respeito às alternativas inovadoras, preocupa-se em estudar a viabilidade técnica e econômica, bem como as políticas públicas incentivadoras dessas iniciativas inovadoras.

Contatos
Karine Romano da Silva (Secretária)
Telefone: (24) 2107-3766
Email: pgta@vm.uff.br

Profa. Fabiana Soares dos Santos (Coordenadora)
Telefone: (24) 2107-3561
Email: fabianasoares@id.uff.br

Maiores informações sobre o curso acessem o site: http://www.pgta.uff.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário