terça-feira, 17 de setembro de 2013

Workshop Áreas Protegidas: Subjetividades, comunicação e Turismo







O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social (GAPIS/Lattes/CNPq), por meio do Projeto Observatório de Governança, Biodiversidade, Áreas Protegidas e Inclusão Social e tem o objetivo de discutir essa temática, em parceria com a gestão pública, a academia e os profissionais da mídia. Nesse sentido, se espera que o debate proposto possa contribuir para o delineamento de estratégias de comunicação sobre as áreas protegidas e o turismo para a sociedade.

O Workshop será realizado no dia 26 de setembro de 2013, das 9h às 17h30, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, localizado no Campus da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, Urca).

Este workshop tem o apoio da FAPERJ e se associa aos projetos "Dinâmica Socioeconômica, Subjetividades e Institucionalidades na Gestão de Parques no Rio de Janeiro" e "Turismo em parques no Rio de Janeiro: desafios estratégicos para a conservação da biodiversidade e inclusão social". Conta, ainda, com apoio do Banco do Brasil.

A sua presença é fundamental para que possamos refletir, conjuntamente, sobre lacunas relacionadas ao tema e possíveis parcerias entre setor público e a universidade, em apoio ao aprimoramento de estratégias de comunicação sobre áreas protegidas e turismo.

PROGRAMAÇÃO

9:00 – 9:30 ABERTURA
Marta de Azevedo Irving, Rosa Pedro, Marie Louise Beyssac e Elizabeth Oliveira

9:30 – 11:00
MESA REDONDA 1 “A pauta da comunicação para as estratégias de proteção da natureza e turismo: Quais as questões conceituais fundamentais e quais as questões aplicadas a considerar?”
Coordenação: Rosa Pedro (EICOS/IP/UFRJ)
Participação: Frederico Tavares (ECO e EICOS/UFRJ), Leonel Azevedo de Aguiar (PUC-Rio) e Luiz Antonio Gaulia (Estácio).

11:00 – 11:30 Coffee break

11:30 – 13:00
MESA REDONDA 2 “Comunicação, áreas protegidas e turismo: Quais os principais obstáculos e como construir a estratégia na gestão pública?”
Coordenação: Marta de Azevedo Irving (EICOS e IE/UFRJ)
Participação: Ana Paula Prates (GAPIS/UFRJ), Sônia Peixoto (SMAC/RJ), Ernesto Castro (ICMBio) e Manuela Tambellini (INEA)

13:00 – 14:00 Intervalo para almoço
14:00 – 15:30
MESA REDONDA 3 “O papel da mídia frente às estratégias de comunicação sobre áreas protegidas e turismo: Como ampliar e qualificar a difusão?”
Participação: Paulo André Vieira (O Eco), Marie Louise Beyssac e Elizabeth Oliveira (GAPIS/UFRJ)

15:30 – 16:00 Coffee break
16:00 – 17:30
Plenária final: Priorização das propostas

Inscreva-se!
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dE1kcVAtTkx3M3JuVVB1YzNubGVNUUE6MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário